Cotidiano
Senado aprova formulário de registro de violência doméstica e familiar
O formulário foi pensado com base na experiência de outros países, como Portugal, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, e conta com o apoio técnico da União Europeia e do Ministério Público.

Texto segue para sanção presidencial
Por Marcelo Brandão
O Senado aprovou hoje (13) um projeto de lei que cria o Formulário Nacional de Avaliação de Risco.
Esse formulário é um instrumento de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar e deve ser aplicado no momento do registro da ocorrência de violência contra a mulher. O projeto teve origem na Câmara, onde foi aprovado e seguiu para o Senado. Agora, vai à sanção presidencial.
O formulário é composto por 19 perguntas objetivas e 10 abertas, acompanhado de um gabarito que aponta para três níveis de risco: baixo, médio e elevado. O objetivo é identificar os fatores que indicam o risco de a mulher vir a sofrer qualquer forma de violência no âmbito das relações domésticas para subsidiar a atuação dos órgãos de segurança pública, dentre outros.
Ele deve ser aplicado no primeiro atendimento à mulher por profissionais das áreas da assistência psicossocial, jurídica, segurança, saúde e justiça. O formulário foi pensado com base na experiência de outros países, como Portugal, Austrália, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, e conta com o apoio técnico da União Europeia e do Ministério Público.
“A adoção de um formulário que pode atuar na prevenção da escalada da violência contra a mulher é ainda mais necessária. O modelo contribui para tornar mais eficaz a atuação do poder público, com a identificação célere dos potenciais casos de agravamento da violência”, afirmou a relatora do projeto no Senado, Leila Barros (PSB-DF).
Comentários
Cotidiano
Vice-campeão, Galvez agradece apoio da torcida e empenho da equipe

FOTO: Sérgio Vale
O time de futebol do Galvez agradeceu aos profissionais do clube e aos torcedores pelo empenho e apoio após a derrota para o Independência, no jogo que definiu o campeão acreano. A partida aconteceu tarde deste sábado (29) e terminou em 3 a 1 para o Independência, que recebeu o título de campeão.
“Parabéns a todos os atletas que lutaram até o fim e levaram nosso clube a voos ainda maiores! O futuro nos reserva grandes desafios, e estaremos prontos!”, escreveu o perfil do Instagram do clube.

FOTO: Sérgio Vale
Aos torcedores, o Galvez agradeceu pelo apoio e disse que sai do estadual de 2026 mais forte. “Vocês foram nossa força a cada jogo, nosso combustível em cada batalha! O apoio incansável da torcida fez toda a diferença nessa caminhada.
Seguimos juntos, mais fortes do que nunca, rumo aos desafios nacionais de 2026! Obrigado por acreditarem, vibrarem e guiarem o time até o fim. Esse clube é de vocês!”, diz a postagem.
O Galvez agora é vice-campeão do Campeonato Acreano 2026 e tem vaga garantida na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde em 2026.
Fonte: OUL
Comentários
Cotidiano
Com gols de Arezo e Edenílson, Grêmio bate o Atlético-MG e estreia com vitória
Grêmio e Atlético-MG se enfrentaram neste sábado, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Arezo e Edenílson, o Tricolor derrotou o Galo por 2 a 1. Rony descontou para o time de Belo Horizonte.
Com a vitória, o Grêmio ocupa a terceira colocação da tabela, com três pontos conquistados. O Galo, por sua vez, é o 17º colocado e busca conquistar seus primeiros pontos na próxima rodada.
Ambos os times viram a chave e passam a focar em seus compromissos pela primeira rodada da Sul-Americana. O Grêmio visita o Sportivo Luqueño-PAR, na quarta-feira, enquanto o Atlético-MG viaja ao Peru para enfrentar o Cienciano-PER, na terça-feira.
O jogo
O Atlético-MG começou melhor e dominou os primeiros 15 minutos do jogo. A equipe mineira obrigou Tiago Volpi a realizar duas boas defesas e era responsável pelas melhores chances.
No entanto, o Galo não conseguiu converter as oportunidades em gol e viu o Grêmio sair na frente. Aos 33 minutos, Amuzu recebeu de Lucas Esteves na esquerda e cruzou na área. A bola passou pela defesa do time visitante e parou na cabeça de Arezo que, de peixinho, abriu o placar na Arena.
Animado com o primeiro gol, o Grêmio segiu em cima e ampliou ainda na primeira etapa. Aos 44, o Tricolor aproveitou saída errada do Galo e levou a bola até a área. Após bate-rebate, Edenílson bateu de primeira e marcou o segundo tento dos gremistas.
Em busca da reabilitação no jogo, o Atlético-MG descontou logo aos seis do segundo tempo. Lyanco ajeitou cruzamento de Scarpa para Rony, que desviou de cabeça para o fundo das redes. O zagueiro do Galo, contudo, estava impedido, e o árbitro Raphael Claus anulou o tento.
O atacante atleticano não desistiu e balançou as redes do Grêmio mais uma vez, aos 29. Rony aproveitou cruzamento de Scarpa e, livre na grande área, cabeceou de peixinho para descontar para o Galo.
Fonte: OUL
Comentários
Cotidiano
Calleri isola pênalti, São Paulo só empata com Sport e é vaiado no Morumbis
São Paulo e Sport empataram por 0 a 0, no Morumbis, na noite de hoje, em jogo válido pela primeira rodada do Brasileirão.
Calleri isolou um pênalti logo no início do jogo e a torcida vaiou o time no intervalo e após o apito final. O desempenho foi muito abaixo, e o Sport criou chances para vencer o jogo.
A torcida ficou na bronca com Luis Zubeldía. A torcida chamou o técnico de burro após o apito final.
O São Paulo volta a campo na quarta-feira (2), às 21h30 (de Brasília) contra o Talleres, em Córdoba, pela estreia da fase de grupos da Copa Libertadores.
Já o Sport tem o segundo jogo da final do Campeonato Pernambucano contra o Retrô, também na quarta às 21h30, na Ilha do Retiro. O Leão da Ilha venceu a ida por 3 a 2 e joga por um empate para ficar com o título.
Callei perde pênalti, e São Paulo ouve vaias após 1º tempo
O São Paulo tinha tudo para ter um início de partida tranquilo em sua estreia no Brasileirão: pênalti logo no primeiro minuto do jogo. O problema é que Calleri bateu muito mal e isolou a cobrança.
Sem a vantagem no início, o time de Zubeldía encontrou muitas dificuldades para criar oportunidades e terminou o 1º tempo com apenas dois chutes no gol.
O Sport conseguiu cadenciar o jogo e foi quem teve a principal chance da etapa inicial: aos 37 minutos, Rafael fez um milagre para buscar no ângulo uma finalização de Hereda. O desempenho ruim do Tricolor não foi poupado pela torcida, que vaiou o time na saída para o intervalo.
São Paulo melhora no 2º tempo, mas não o suficiente para a vitória
Zubeldía abriu mão dos três zagueiros na volta do intervalo e colocou Lucas Ferreira, joia da base que gera grande expectativas na torcida.
Em dez minutos, o Tricolor criou duas boas chances após belas trocas de passes: na primeira, Igor Vinícius isolou de frente para o gol, e na segunda, Luiz Gustavo parou na trave.
Matheus Alves, meia que se destacou na base, também entrou no 2º tempo e fez boas jogadas individuais. Os garotos tiveram bom desempenho, mas não conseguiram ajudar o Tricolor a chegar à vitória.
Fonte: OUL
Você precisa fazer login para comentar.