Acre
Semulher promove roda de conversa sobre diversidade de gênero na Secretaria de Obras Públicas
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), promoveu uma roda de conversa na Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). A agenda foi realizada na terça-feira, 4, com o tema Livres para Ser Quem Somos. A iniciativa marca o mês do orgulho LGBTQIAPN+ e teve por objetivo conscientizar os servidores sobre questões relacionadas à diversidade de gênero.

A equipe multiprofissional da Semulher conduziu a atividade, que abordou assuntos como machismo, homofobia, transfobia e as diversas expressões de gênero. O intuito principal foi tirar dúvidas e fornecer informações essenciais sobre essa temática importante.

“Ação importante para esclarecer nossas dúvidas e fazer com que tenhamos mais respeito ao próximo”, destacou Samara Raquel Damásio, secretária adjunta de Obras Públicas.

O governo do Acre, por meio da Semulher, reforça seu compromisso com a promoção do respeito e igualdade para as mulheres em todas as suas pluralidades, buscando garantir que tenham seus direitos garantidos.
“É de extrema importância que consigamos dar esse passo em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva, reconhecendo a importância de garantir que todas as mulheres, independentemente de sua identidade de gênero, sejam respeitadas, protegidas e tenham seus direitos assegurados”, ressaltou Márdhia El-Shawwa, secretária de Estado da Mulher.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Sessão da Câmara de Rio Branco é encerrada sem quórum e gera revolta entre vereadores
Requerimentos deixam de ser votados após parlamentares abandonarem plenário; proposta terá de ser reapresentada

Foto: Jardy Lopes/ac24horas
A sessão da Câmara Municipal de Rio Branco foi interrompida abruptamente nesta quarta-feira (9) devido à falta de quórum, deixando vereadores frustrados com a necessidade de reapresentar propostas que não foram votadas. O encerramento ocorreu durante um discurso do vereador Felipe Tchê (PP/AC), quando apenas 10 parlamentares estavam presentes — um a menos do exigido pelo regimento da casa.
Presidindo a sessão no lugar de Joabe Lira (UB), o vereador Leôncio Castro (PSDB) tentou, sem sucesso, convocar os colegas ausentes. “Suspendi a sessão e pedi que a diretora Isabela os chamasse, mas ela informou que já havia tentado outras vezes. Não teve jeito, precisei encerrar”, explicou Castro.
A decisão gerou insatisfação. Vereador João Paulo Silva (PODEMOS) criticou: “Os caras somem, e nosso trabalho é prejudicado. Tudo terá de ser reapresentado”. Já Zé Lopes (REPUBLICANOS) ironizou: “Agora temos que contar quantos estão na sala antes de ir ao banheiro”
Comentários
Acre
Ambulância do Samu atola ao tentar acessar balsa no Juruá
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficou atolada na tarde desta quarta-feira, 9, ao tentar acessar a balsa que faz a travessia entre os municípios de Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá. As informações são do Juruá 24Horas.
Pessoas que presenciaram a cena registraram o momento em que o veículo tentava embarcar na balsa, enquanto moradores da comunidade tentavam ajudar.
Segundo testemunhas, a ambulância ficou presa em uma área de difícil acesso próxima à rampa de embarque, o que dificultou o deslocamento da equipe de socorro que se preparava para atravessar o rio Juruá.
Até o momento, não há informações sobre atrasos no atendimento da ocorrência em que a equipe estava empenhada.
Assista:
Comentários
Acre
Idoso de 89 anos é espancado e tem aposentadoria roubada na saída de banco
O aposentado Alberto Lopes, de 89 anos, foi agredido e teve todo o dinheiro do mês roubado no último 28 de março, após sacar a aposentadoria em uma agência bancária de Rio Branco. Segundo a família, o idoso valorizava a própria autonomia e fazia questão de manter a rotina de sacar o dinheiro pessoalmente, andar de ônibus e realizar sozinho as compras e pagamentos do mês.
De acordo com a neta, Larissa Peres, Alberto foi abordado por uma mulher próximo à região central e levado até um quarto. Após isso, três homens entraram no local, o agrediram e roubaram os seus pertences. “Deram um mata-leão nele, levaram todo o dinheiro dele, o chapéu favorito, o relógio e o celular novinho”, relatou.
Durante a ação, o idoso foi desmaiado. Segundo a família, ele apresenta hematomas no pescoço e suspeita de fratura na clavícula.
Com o trauma, o Alberto agora tem medo de voltar ao Centro. Larissa conta que assumiu legalmente os cuidados financeiros do avô. “Vou passar a sacar o dinheiro, fazer as comprinhas, entregar tudo para ele”, explica.
A família, que não tem condições financeiras de arcar com todas as despesas, está pedindo ajuda para garantir a alimentação e os remédios de Alberto até o próximo pagamento.
Doações podem ser feitas via Pix: 68 99201-2069 (chave registrada no nome de Larissa Peres).
Você precisa fazer login para comentar.