Cotidiano
Semed e See fazem busca ativa de novos alunos em áreas de difícil acesso em Epitaciolândia
Nos dias 23, 24 e 25 coordenadores da SEMED em parceria com o Núcleo Estadual fizeram visitas às comunidades rurais, nos locais de difícil acesso.
O objetivo dessa visita foi a renovação das matrículas dos alunos, novas matrículas e levantamento de demandas.
Estava presente o Coordenador do EJA Fernando Souza, fazendo levantamento das necessidades desse público, para planejar ações que venham a trazer de volta essas pessoas que não puderam ter acesso ao ensino na idade certa.
A Coordenadora do Ensino Especial Sandra Ribeiro Saraiva também estava presente e aproveitou o momento para aplicar o 1° diagnóstico de 2021 para às crianças com necessidades especiais, para a partir desses dados elaborar um plano de desenvolvimento individualizado, ainda que breve e que possa ser revisado sempre. Pois nenhum estudante aprende com uma intervenção feita para todos, “Se tivermos que pensar em aspectos a serem considerados é importante que se leve em conta, além das potencialidades e das aprendizagens que ele já construiu, o tipo de ajuda e apoio que cada um pode necessitar, explica.
A Coordenadora Rural Aibunaw Moncada, ressalta a importância de todos os alunos da Zona Rural estarem matriculados e participando das aulas remotas. “A aprendizagem se dá em múltiplos espaços. A sala de aula é um deles. Mas nesse tempo de quarentena, é bom a gente pensar estratégias para quebrar com a ideia de que só aprende dentro da sala de aula. Dá para ensinar e aprender em outros espaços, sem tirar o papel do professor nesse processo”, disse ela.
Todas essas ações foram coordenadas pela Secretaria de Educação Eunice Maia Gondim. Todos os protocolos de biossegurança da COVID-19 estão sendo seguidos durante as visitas.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.














Você precisa fazer login para comentar.