fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sem disputas, deputados elegem nova Mesa Diretora da Aleac

Publicado

em

Quem apostava nos rachas, brigas e disputas no voto na eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), perdeu.

MESANUEVAANTIGAOs deputados Elson Santiago (PEN) e Ney Amorim (PT) foram reeleitos para presidente e primeiro-secretário, os dois cargos mais importantes na casa. O terceiro mais importante, a segunda-secretaria, ficou com o novato na mesa, Chico Viga, que apesar de filiado ao PSD do senador Sérgio Petecão, nunca abandonou a base aliada.

O clima ontem nos corredores e no plenário da Aleac nem de longe podia ser comprado à tensão da véspera, quando os deputados Hélder Paiva (PEN) e Luiz Tchê (PDT) batiam o pé e não aceitavam perder a vice-presidência e a segunda-secretaria, respectivamente.

Nas primeiras conversas ontem, numa sala fechada, Hélder Paiva foi o primeiro a ceder a cadeira de vice para Moisés Diniz (PCdoB). Depois foi a vez de Tchê sair da segunda para a recém-criada terceira-secretaria.

O deputado Elson Santiago, que mesmo durante o recesso parlamentar continuou trabalhando normalmente, lembra que em 2012 muitos foram os movimentos, associações, sindicatos e organizações que foram recebidas pelos parlamentares.

“Vamos iniciar nossos trabalhos e, com certeza, teremos um ano de muitas atividades. Queremos continuar caminhando sempre ao lado da nossa população. Vamos continuar fazendo bons debates e aprovando projetos importantes para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse.

Santiago consolida administração eficaz

O deputado Élson Santiago (PEN) foi reeleito por unanimidade presidente da Aleac, consolidando o resultado de dois anos de uma administração eficaz no Parlamento. Após a votação Santiago aproveitou para agradecer o empenho de servidores e parlamentares, ressaltar as conquistas da administração e apontar planos para o próximo biênio.

O primeiro ponto destacado pelo presidente foi o consenso entre os parlamentares que permitiu a existência de uma chapa única, para o deputado isso demonstra a maturidade que existe no Parlamento Acreano que permite deixar de lado “rixas políticas” para que se fortaleça o Poder Legislativo.

“Estou muito feliz porque ter sido reeleito e por termos conseguido construir  um consenso para esta  votação, o parlamento é plural e por ser plural o entendimento político exige tolerância, postura democrática, sabedoria política e amplitude. Por dias dialogamos juntos sobre a composição desta mesa para este ano de 2013 e estou feliz com o resultado, agora é arregaçar as mangas e trabalhar muito para o sucesso deste Poder”, falou entusiasmado.

Ney agradece apoio de todos os deputados

Reeleito, com 24 votos, para seu segundo mandato como 1º secretário da mesa diretora, o deputado Ney Amorim fez questão de registrar sua satisfação e agradecer aos colegas. “Quero registrar que houve uma ampla discussão e com a participação de todos os colegas numa atitude muito republicana. Por isso quero agradecer aos 24 colegas que votaram em mim em 2011 e repetiram seu voto neste ano”, disse Ney.

O parlamentar afirmou que esta votação demonstrou maturidade e união, com alguns colegas que pretendiam cargos retirando seus nomes em prol de um consenso. “Agora vamos nos sentar e planejar as ações para que possamos fazer ainda mais pelas pessoas”, concluiu.

O ex-2º secretário José Luis Tchê (PDT) se manifestou satisfeito com a composição da nova mesa diretora. “Está muito bem representada por partidos e pessoas. Para o líder do PT, deputado Geraldo Pereira, na escolha dos nomes prevaleceu o amadurecimento político e a capacidade de discussão, bem como a paciência do presidente Élson Santiago.

A NOVA DIREÇÃO DA ALEAC
Elson Santiago (PEN)     Presidente
Moisés Diniz (PCdoB)    1º Vice-presidente
Jamyl Asfury (PEN)        2º Vice-presidente
Hélder Paiva (PEN)        3º Vice-presidente
Ney Amorim (PT)           1º Secretário
Chico Viga (PSD)           2º Secretário
Luiz Tchê (PDT)             3º Secretário
Antônia Vieira (PSDB)   4ª Secretária
Edvaldo Souza (PSDC)  5º Secretário

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Rio Branco fortalece cadeia produtiva da mandioca e incentiva agroindústria local

Publicado

em

Apoio institucional impulsiona cooperativas, gera renda e valoriza a cultura alimentar tradicional no campo

O incentivo da Prefeitura de Rio Branco ao agronegócio tem gerado impactos positivos na agricultura familiar e impulsionado o desenvolvimento de agroindústrias locais. Um exemplo desse avanço é o trabalho do produtor Leandro Medeiros e sua família assentados no Polo Boa Água. Há mais de 10 anos a família atua na transformação da mandioca em diversos produtos alimentícios.

Tucupi, goma, farinha de tapioca, farinha melito, bolo de macaxeira, bolo de bico, pé de moleque, são uma infinidade de produtos vindos da macaxeira (Foto: Marcos Araújo/Secom)

Durante participação na 50ª edição da Expoacre, Leandro destacou a riqueza e a diversidade dos produtos gerados a partir da raiz da mandioca.

“Hoje a gente trabalha com mais de 10 tipos de derivados: tucupi, goma, farinha de tapioca, farinha melito, bolo de macaxeira, bolo de bico, pé de moleque, uma infinidade de produtos”, contou o produtor.

Atualmente, Leandro integra uma cooperativa que movimenta a economia rural do município, gerando empregos e renda. O grupo atende, anualmente, mais de 20 produtores rurais que fornecem a mandioca utilizada no processamento.

Segundo Leandro, o fortalecimento dessa cadeia produtiva foi possível graças ao apoio da Prefeitura de Rio Branco, por meio da assistência técnica, fornecimento de insumos como calcário, mecanização, adubo e o escoamento da produção que é fundamental para o avanço e o sucesso do trabalho do homem no campo.

“Este ano está melhor, a movimentação e as vendas até o quinto dia estão sendo gratificantes”, afirmou Leandro. (Foto: Marcos Araújo/Secom)

“A mandioca sempre fez parte da nossa cultura local. Mas o apoio da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado foi fundamental para fortalecer essa cadeia produtiva e aumentar nossa produção”, ressalta.

A participação na 50ª Expoacre também tem sido positiva para os negócios da cooperativa, que comercializa a mandioca e seus derivados para os visitantes do estande localizado no Parque Wildy Viana.

“Este ano está melhor do que o anterior. A movimentação e as vendas até o quinto dia estão sendo gratificantes. Esperamos que melhore ainda mais nos próximos dias”, afirmou Leandro.

O projeto também tem promovido a inclusão social de famílias agricultoras, com destaque para a participação de mulheres e jovens no processo produtivo. A atuação conjunta entre cooperativas, poder público e produtores tem contribuído para a permanência das famílias no campo, garantindo mais dignidade, estabilidade financeira e acesso a mercados regionais.

A Prefeitura de Rio Branco reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável no campo, apoiando iniciativas que valorizem os saberes tradicionais, incentivam o empreendedorismo rural e ampliem as oportunidades para quem vive da terra.

Comentários

Continue lendo

Acre

7ª noite da Expoacre tem agenda técnica e lançamento do Programa Solo Fértil

Publicado

em

Foto: Raylanderson Frota/Secom

A Expoacre 2025 chega à sua sétima noite nesta sexta-feira, 1º de agosto, com uma programação diversificada voltada ao setor agrícola, à capacitação técnica e ao fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento rural sustentável no estado.

As atividades começam logo cedo, às 8h, com a tradicional Prova de Laço, atração que reúne competidores e famílias no espaço rural do parque.

Paralelamente, seguem os cursos técnicos promovidos em parceria com instituições de formação profissional. Estão em andamento o Curso de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e o Curso de Operação em Escavadeira Hidráulica, ambos em seu quinto dia de atividades, proporcionando capacitação para trabalhadores do campo e operadores de máquinas pesadas.

Também às 8h, ocorre o Workshop da Sociobiodiversidade, com discussões voltadas à valorização dos produtos e saberes tradicionais da floresta, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia.

À noite, a partir das 19h30, está previsto o lançamento oficial do Programa Solo Fértil, uma iniciativa do governo do Acre que visa fomentar o uso responsável do solo agrícola, incentivando práticas que aumentem a produtividade sem agredir o meio ambiente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Festival do Açaí de Feijó terá Dilsinho, Lucas Lucco, Magníficos e Natanzinho em agosto

Publicado

em

Evento chega à 26ª edição com programação musical diversificada entre os dias 14 e 17; cidade é reconhecida como a “capital do açaí”

Foto: Cantor Dilsinho I Dani Valverde / Divulgação

A Prefeitura de Feijó, no interior do Acre, divulgou a programação oficial da 26ª edição do Festival do Açaí, que será realizado entre os dias 14 e 17 de agosto. O evento, um dos mais tradicionais da região, reunirá atrações nacionais de destaque em quatro noites de festa, celebrando a cultura local e o fortalecimento da economia baseada na produção do açaí.

Abrindo o festival na quinta-feira (14), o cantor Dilsinho promete embalar o público com muito pagode. Na sexta (15), é a vez do sertanejo tomar conta do palco com Lucas Lucco. O sábado (16) será animado pelo forró romântico da Banda Magníficos, enquanto o encerramento no domingo (17) ficará por conta de Natanzinho, com seu estilo conhecido como “forrónejo”.

Recentemente reconhecida por lei estadual como a “capital do açaí”, Feijó se consolida como um dos maiores polos produtores da fruta no Acre. A expectativa da organização é atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e reforçando o orgulho pela tradição que envolve o açaí na cidade.

Comentários

Continue lendo