Conecte-se conosco

Brasil

Sem acordo sobre eleição, líderes do Centrão vão se reunir de novo com Maia

Publicado

em

Ficou acertada nova rodada de conversa neste domingo (28) entre os presidentes e integrantes de PP, Republicanos. PSD, PL, DEM e PSDB para debater o tema.

A proposta de emenda à Constituição com a mudança no calendário eleitoral foi aprovada pelo Senado, mas há forte resistência entre os deputados – Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Por Renata Agostini, CNN

A reunião entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e líderes dos partidos de centro neste sábado (27) sobre o adiamento das eleições terminou sem acordo. Houve avanço nas conversas, mas ainda há detalhes a serem definidos, segundo relato de líderes presentes no encontro.

Ficou acertada então nova rodada de conversa neste domingo (28) entre os presidentes e integrantes de PP, Republicanos. PSD, PL, DEM e PSDB para debater o tema.

Na mesa, está o reforço na ajuda financeira a municípios, estendendo para o fim do ano a compensação para a queda de receitas, que deveria se encerrar em julho. Essa ajuda é vista como importante para reduzir a pressão de prefeitos que se opõem à mudança na data do pleito.

Também foi debatida a retomada da propaganda partidária.

De acordo com a proposta, os partidos com representantes na Câmara voltariam a ter direito um tempo no rádio e na televisão.

O “horário gratuito”, como é conhecido, teria duração de até um minuto e as inserções seriam distribuídas ao longo de cada semestre em rede nacional. Os deputados já haviam tentado resgatar a propaganda partidária no ano passado, mas a medida foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Uma das ideias analisadas é apartar a proposta de retomada da propaganda partidária e incluí-la em outro projeto na Câmara. Uma decisão final sobre a estratégia de encaminhamento do tema deve ser tomada na reunião prevista para este domingo, diz um líder.

O plano é aparar todas as arestas para que um acordo esteja de pé no início da próxima semana. Rodrigo Maia pretende pautar o tema nos próximos dias.

A proposta de emenda à Constituição com a mudança no calendário eleitoral foi aprovada pelo Senado, mas há forte resistência entre os deputados. Presidentes do Centrão já haviam avisado a Maia que não apoiariam a proposta de mudança.

Ministros do Supremo, contudo, enviaram recados nos últimos dias aos líderes do Centrão. Eles gostariam que a questão fosse decidida pelo parlamento.

Integrantes da corte avaliam que são grandes as chances de um pedido ser remetido ao STF próximo à data de votação caso o número de casos de coronavírus ainda estiver alto no país. Se isso ocorrer, os ministros podem se ver obrigados a alterar o calendário eleitoral.

Partidos de centro estão agora dispostos a mudar o entendimento, mas pedem compensações, como o reforço ao caixa dos prefeitos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Polícia Federal apreende 613 kg de cocaína em galpão de empresa de fachada em Blumenau

Publicado

em

Droga estava escondida em bunker subterrâneo e seria enviada à Europa; um homem foi preso e investigação aponta ligação com cidadãos britânicos procurados internacionalmente

Cocaína estava armazenada em um bunker de empresa de fachada em Blumenau. Fot: captada 

A Polícia Federal (PF) apreendeu 613 quilos de cocaína durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas em Blumenau, no Vale do Itajaí (SC). A ação contou com apoio da Polícia Militar de Santa Catarina e resultou na prisão de um homem suspeito de integrar a organização criminosa.

A droga estava escondida em um bunker no subsolo de um galpão pertencente a uma empresa de exportação de ligas metálicas, que funcionava como fachada para o esquema. Segundo as investigações, o local era usado para o preparo e armazenamento da cocaína antes do envio para a Europa.

Durante a operação, a PF também cumpriu um mandado de busca em um endereço residencial em Florianópolis ligado ao suspeito, onde foram apreendidos veículos, embarcações, joias e documentos. O inquérito aponta a existência de uma estrutura criminosa internacional com base em Santa Catarina, que contava com suporte logístico de brasileiros e liderança de cidadãos britânicos com histórico de tráfico na Inglaterra e procurados internacionalmente.

A investigação continua para identificar outros integrantes do esquema, que já tinha rotas estabelecidas para o narcotráfico transatlântico.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Exame toxicológico para primeira CNH é vetado pelo governo federal

Publicado

em

Medida que exigia resultado negativo para condutores de motos e carros foi rejeitada com argumento de aumento de custos e risco de mais pessoas dirigirem sem habilitação; novas regras do Contran para tirar CNH sem autoescola, no entanto, podem alterar contexto

Na justificativa do veto, o governo argumentou que a exigência aumentaria os custos para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e poderia influenciar na decisão de mais pessoas dirigirem sem habilitação. Foto: captada 

O governo federal vetou a exigência de exame toxicológico para obter a primeira habilitação nas categorias A (motos) e B (carros de passeio). A medida, que seria incluída no Código de Trânsito Brasileiro, foi rejeitada com a justificativa de que aumentaria os custos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e poderia incentivar mais pessoas a dirigirem sem a documentação obrigatória.

O veto, no entanto, pode ter perdido parte de sua sustentação após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução que permite a retirada da CNH sem a obrigatoriedade de cursar autoescola, reduzindo significativamente o custo total do processo de habilitação.

Outro ponto do projeto que virou lei, e também relacionado aos exames toxicológicos, permite que clínicas médicas de aptidão física e mental instalem postos de coleta laboratorial em suas dependências — desde que contratem um laboratório credenciado pela Senatran para realizar o exame. O governo também vetou esse artigo, alegando riscos à cadeia de custódia do material, o que poderia comprometer a confiabilidade dos resultados e facilitar a venda casada de serviços(exame físico e toxicológico no mesmo local).

As decisões refletem um debate entre a busca por maior segurança no trânsito — com a triagem de possíveis usuários de substâncias psicoativas — e o impacto financeiro e logístico das novas exigências para os futuros condutores.

Assinatura eletrônica

O terceiro item a ser incluído na lei é o que permite o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, contanto que a plataforma de assinatura seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran.

A justificativa do governo para vetar o trecho foi que isso permitiria a fragmentação da infraestrutura de provedores de assinatura eletrônica, o que poderia gerar potencial insegurança jurídica diante da disparidade de sua aplicação perante diferentes entes federativos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Caixa de som que ficou três meses no mar é achada intacta e funcionando no litoral gaúcho

Publicado

em

Equipamento JBL, resistente à água, foi encontrado na Praia do Hermenegildo após provavelmente cair de um navio a 300 km dali; aparelho ligou normalmente

A caixa de som, projetada para ser resistente à água, sobreviveu à corrosão salina por todo esse período. Ao ser ligada, o equipamento funcionou normalmente. Foto: captada 

Uma caixa de som à prova d’água da marca JBL passou cerca de três meses no mar e foi encontrada intacta e ainda funcionando na Praia do Hermenegildo, no extremo sul do estado. A descoberta foi feita por um morador que passeava de quadriciclo na orla na última segunda-feira (30) e avistou o equipamento entre algas e areia.

Acredita-se que a caixa tenha caído de um container durante um transporte marítimo em agosto, próximo à Praia de São José do Norte, a cerca de 300 quilômetros dali. Apesar do longo período submerso e da exposição à água salgada, que acelera a corrosão, o aparelho resistiu e ligou normalmente quando testado.

O caso chamou atenção pela durabilidade do produto, projetado para ser resistente à água, e pela jornada incomum — percorrer centenas de quilômetros à deriva no oceano e ainda chegar em condições de uso à costa gaúcha. A situação virou uma curiosidade local e um exemplo inusitado de “sobrevivência” tecnológica.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo