Acre
Vídeo: Partidos e deputados do Acre ameaçam abandonar governo
Seis partidos aliados ao PT no Acre criaram uma frente política independente e já não se submetem às ordens do governador Tião Viana. Este foi o recado dado na manhã desta quarta-feira, em coletiva à imprensa, pelos dirigentes do PDT, PTN, PRB, PRP, PSDC e PPL. Esses partidos elegeram sete deputados, alcançaram 127 mil votos em 2014 e, apesar disso, os cargos que detém no governo não representam nem 10% do privilégio dado ao PCdoB, principal aliado do Palácio Rio Branco. O governador foi execrado na Assembléia, após a descoberta de que ele foi a Brasília pedir a substituição dos presidentes do PFT e PSDC no Acre.
O grupo faz três exigências para não abandonar de vez o governo: que nenhum cargo indicado por esses partidos seja mexido pelo governo; que o candidato a vice-prefeito seja indicado por eles, e não mais pelo PCdoB; e que o deputado federal Alan Rick não seja “expulso” da base aliada. As exigências estão num documento intitulado “Unidos pelo Acre”. Será se nós só fomos importantes até 2014? O PSDC e os demais partidos não se prestarão mais a esse tipo de política rasteira do PT. Não tem mais volta”, declarou o deputado Eber Machado (PSDC). O presidente do PRP, Júlio César, comunicou a todos que já foi chamado a conversar com o governador. No entanto, o grupo está coeso, e não atenderá chamados individuais. “Ou ele (o governador) fala com todos) ou pode desistir dessa cooptação”, disse. “Nós somos governo e não governamos”, afirmou o presidente do PSDC, Afonso Fernandes. “Nós elegemos o governador Tião Viana. A FPA tem 14 partidos e 16 deputados. Não vão mais fazer a gente de bobo”, afirmou o deputado Raimundinho da Saúde.
Os deputados e dirigentes partidários disseram que pediram audiência com Tião Viana para comunicar a decisão, mas não foram recebidos. Assista ao vídeo feito pela reportagem de Veja Política durante a reunião com a imprensa.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.



Você precisa fazer login para comentar.