Flash
Segurança reduz número de delegacias de dez para oito regionais no Acre
Nova configuração das regionais foi publicada, na segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE).
A Segurança Pública reduziu o número de delegacias do estado de dez para oito regionais. A nova configuração das regionais foi publicada, na segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme o decreto, de Nº 4.578, o objetivo da mudança é “integrar” a coordenação, planejamento e execução das atividades tanto da Polícia Militar, como da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Ficam instituídas, nos termos deste Decreto, as Regionais Integradas de Segurança Pública (RISP), em número de oito, com o objetivo de compatibilizar e integrar a responsabilidade de atuação administrativa e operacional a um mesmo território da Polícia Civil, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar no nível tático operacional”, diz o decreto.
Ainda segundo a publicação, as unidades policiais vão ter competência para atuar nos crimes ambientais, em todo território estadual.
Confira as áreas que compreendem cada regional:
1° Regional:
Bairros do Centro, Papouco, Bosque, Cadeia Velha, Vila Ivonete/ Procom/ Conjunto Solar, Morada do Sol, Aviário, José Augusto, Conjunto Jardim Tropical, Dom Giocondo, Base, Capoeira, Casa Nova, Cerâmica, Ipase, Baixa da Habitasa, Adalberto Aragão, Conjunto Guiomard Santos, Baixa da Cadeia Velha, Habitasa, Conjunto Eletra, Baixa da Colina e V. W. Maciel; Conjunto Tucumã, Isaura Parente, Jardim América, Conjunto Manoel Julião, Conjunto Universitário, Vila Maria, Nova Esperança, Conquista, Distrito Industrial, Conjunto Bela Vista, Nova Estação, Mocinha Magalhães, Conjunto Esperança, Abraão Alab, Ivete Vargas, Jardim Primavera, Joafra, Conjunto Castelo Branco, Paz, Conjunto Rui Lino, Vila Custódio Freire, Irineu Serra, Portal da Amazônia, Jardim Europa, Conjunto Mascarenhas de Moraes, Geraldo Fleming, Iolanda, Conjunto Tangará, Mauro Bittar/L.B.A./Vila Betel, Conjunto Laélia Alcântara, Jardim de Alah, Novo Horizonte, Chácara Ipê, Santa Quitéria, Waldemar Maciel, Doca Furtado, Jardim América/Boa Esperança, Loteamento Parente, Conjunto Mariana, Jardim Nazle, Parque das Palmeiras, Ilson Ribeiro, Pedro Roseno, Flor de Maio, Habitar Brasil, Conjunto Paulo C. de Oliveira, Loteamento dos Engenheiros, Residencial Petrópolis, Village Tiradentes, e o Município de Bujari, Aeroporto Velho, Sobral, Volta Seca, Floresta, Floresta Sul, João Eduardo I e II, Preventório, Pista, Bahia Velha, Boa Vista, Glória, Bahia Nova, João Paulo II, Palheiral, Ayrton Sena, Plácido de Castro, Boa União, área rural da Transacreana.
2° Regional:
Todo o 2º Distrito da cidade de Rio Branco, até o limite com o município de Senador Guiomard, no interior do Acre, pela Rodovia AC-40 e pela BR-364, sentido Porto Velho (RO).
3° Regional
Bairros Placas, Montanhês, Tancredo Neves, Alto Alegre, Vitória, Jorge Lavocat, Wanderley Dantas, Conjunto Xavier Maia, Eldorado, Jaguar, Raimundo Melo, Conjunto Adalberto Sena, São Francisco, Jardim São Francisco, Chico Mendes, Vila Nova, Apolônio Sales, Conjunto Ouricuri, Loteamento Novo Horizonte, Defesa Civil, Conjunto Oscar Passos, Conjunto São Francisco, Parque dos Sabiás, e o Município de Porto Acre
4ª Regional (Regional do Juruá)
Municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo.
5ª Regional (Regional do Tarauacá-Envira)
Municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.
6ª Regional (Regional do Purus)
Municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.
7ª Regional (Regional do Baixo Acre)
Municípios de Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Acrelândia e Vila Campinas.
8ª Regional (Regional do Alto Acre)
Municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.
PM diz que foco é proximidade com a população
O coronel Luciano Fonseca, diretor Operacional da PM-AC, disse que a Polícia Militar já se preparou para essa mudança, que já estava sendo tratada e estudada. Ele falou ainda que já tinha sido feito um diagnóstico para que houvesse uma regionalização mais adequada para que as polícias e todo o sistema integrado de segurança trabalhassem de forma integrada.
“Essa é a necessidade e, no caso da Polícia Militar, Rio Branco era dividida em cinco batalhões, agora vamos atuar em três, que não altera o efetivo, pelo contrário, o efetivo vai ser otimizado, porque deixando de ser sede de batalhão, aqueles locais funcionarão como bases comunitárias, onde a ideia central da PM é uma nova filosofia de policiamento, voltada para o resultado”, falou.
O coronel falou ainda que agora as autoridades policiais vão ficar mais próximas da comunidade.
“Sabemos que conversando com a população os oficiais terão mais informação e vão poder traçar estratégias melhores. O efetivo é o mesmo, só voltado para o policiamento mais próximo. Queremos os policiais atuando como pacificadores, não só policiais pela guarda do quartel. Vamos buscar parcerias, para que possamos buscar projetos mais próximos da comunidade”, acrescentou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil e foi informado que a corporação vai se posicionar sobre o assunto ainda nesta terça-feira (5).
Comentários
Flash
CT Anjo Azul e eMulti de Epitaciolândia encerram o Janeiro Branco com roda de conversa sobre saúde mental
A Equipe de Multiprofissionais do eMulti realizou uma ação (roda de conversa) voltando ao JANEIRO BRANCO com palestras, dinâmicas e depoimentos que visa um alerta para o cuidado com a saúde mental e emocional da população, a parte da prevenção das doenças recorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 31, no prédio do Anjo Azul.
O programa CT Anjo Azul teve início em julho de 2022, com atendimento às crianças e adolescentes que estão dentro do transtorno do espectro autista (TEA) e outros déficits na comunicação e na interação social, definido pela ciência como distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficit na comunicação e na interação social. O programa atende mais de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias.
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) passou a ser eMulti em 2023. A eMulti é uma parte estruturante do SUS (sistema único de saúde).
A eMulti foi criada para fortalecer o cuidado multiprofissional na Atenção Primária à Saúde (APS). A nova proposta tem como diretriz a interprofissionalidade e dispõe de novos mecanismos organizativos e estruturais.
Segundo Anirtes Meireles, Assistente Social e Coordenadora do CT Anjo Azul, cada dia cresce a procura e isso demonstra a eficiência dos serviços prestados à população.
“Hoje somos referência na região, atendemos cerca de 380 crianças e adolescentes (Zona urbana/ Zona rural), alcançando centenas de famílias, isso demonstra a eficiência dos serviços ofertados pela prefeitura de Epitaciolândia por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ressaltando que a eMulti funciona de mãos dadas com o CT Anjo Azul, temos uma equipe muito bem formada de profissionais aptos a atender nossa clientela.” Destacou a coordenadora.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Você precisa fazer login para comentar.