Flash
Segurança reduz número de delegacias de dez para oito regionais no Acre
Nova configuração das regionais foi publicada, na segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE).

Segurança reduz número de delegacias de dez para oito regionais no Acre — Foto: Aline Nascimento/ G1
A Segurança Pública reduziu o número de delegacias do estado de dez para oito regionais. A nova configuração das regionais foi publicada, na segunda-feira (4), no Diário Oficial do Estado (DOE).
Conforme o decreto, de Nº 4.578, o objetivo da mudança é “integrar” a coordenação, planejamento e execução das atividades tanto da Polícia Militar, como da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.
“Ficam instituídas, nos termos deste Decreto, as Regionais Integradas de Segurança Pública (RISP), em número de oito, com o objetivo de compatibilizar e integrar a responsabilidade de atuação administrativa e operacional a um mesmo território da Polícia Civil, da Polícia Militar, e do Corpo de Bombeiros Militar no nível tático operacional”, diz o decreto.
Ainda segundo a publicação, as unidades policiais vão ter competência para atuar nos crimes ambientais, em todo território estadual.
Confira as áreas que compreendem cada regional:
1° Regional:
Bairros do Centro, Papouco, Bosque, Cadeia Velha, Vila Ivonete/ Procom/ Conjunto Solar, Morada do Sol, Aviário, José Augusto, Conjunto Jardim Tropical, Dom Giocondo, Base, Capoeira, Casa Nova, Cerâmica, Ipase, Baixa da Habitasa, Adalberto Aragão, Conjunto Guiomard Santos, Baixa da Cadeia Velha, Habitasa, Conjunto Eletra, Baixa da Colina e V. W. Maciel; Conjunto Tucumã, Isaura Parente, Jardim América, Conjunto Manoel Julião, Conjunto Universitário, Vila Maria, Nova Esperança, Conquista, Distrito Industrial, Conjunto Bela Vista, Nova Estação, Mocinha Magalhães, Conjunto Esperança, Abraão Alab, Ivete Vargas, Jardim Primavera, Joafra, Conjunto Castelo Branco, Paz, Conjunto Rui Lino, Vila Custódio Freire, Irineu Serra, Portal da Amazônia, Jardim Europa, Conjunto Mascarenhas de Moraes, Geraldo Fleming, Iolanda, Conjunto Tangará, Mauro Bittar/L.B.A./Vila Betel, Conjunto Laélia Alcântara, Jardim de Alah, Novo Horizonte, Chácara Ipê, Santa Quitéria, Waldemar Maciel, Doca Furtado, Jardim América/Boa Esperança, Loteamento Parente, Conjunto Mariana, Jardim Nazle, Parque das Palmeiras, Ilson Ribeiro, Pedro Roseno, Flor de Maio, Habitar Brasil, Conjunto Paulo C. de Oliveira, Loteamento dos Engenheiros, Residencial Petrópolis, Village Tiradentes, e o Município de Bujari, Aeroporto Velho, Sobral, Volta Seca, Floresta, Floresta Sul, João Eduardo I e II, Preventório, Pista, Bahia Velha, Boa Vista, Glória, Bahia Nova, João Paulo II, Palheiral, Ayrton Sena, Plácido de Castro, Boa União, área rural da Transacreana.
2° Regional:
Todo o 2º Distrito da cidade de Rio Branco, até o limite com o município de Senador Guiomard, no interior do Acre, pela Rodovia AC-40 e pela BR-364, sentido Porto Velho (RO).
3° Regional
Bairros Placas, Montanhês, Tancredo Neves, Alto Alegre, Vitória, Jorge Lavocat, Wanderley Dantas, Conjunto Xavier Maia, Eldorado, Jaguar, Raimundo Melo, Conjunto Adalberto Sena, São Francisco, Jardim São Francisco, Chico Mendes, Vila Nova, Apolônio Sales, Conjunto Ouricuri, Loteamento Novo Horizonte, Defesa Civil, Conjunto Oscar Passos, Conjunto São Francisco, Parque dos Sabiás, e o Município de Porto Acre
4ª Regional (Regional do Juruá)
Municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo.
5ª Regional (Regional do Tarauacá-Envira)
Municípios de Tarauacá, Feijó e Jordão.
6ª Regional (Regional do Purus)
Municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus.
7ª Regional (Regional do Baixo Acre)
Municípios de Plácido de Castro, Capixaba, Senador Guiomard, Acrelândia e Vila Campinas.
8ª Regional (Regional do Alto Acre)
Municípios de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil.
PM diz que foco é proximidade com a população
O coronel Luciano Fonseca, diretor Operacional da PM-AC, disse que a Polícia Militar já se preparou para essa mudança, que já estava sendo tratada e estudada. Ele falou ainda que já tinha sido feito um diagnóstico para que houvesse uma regionalização mais adequada para que as polícias e todo o sistema integrado de segurança trabalhassem de forma integrada.
“Essa é a necessidade e, no caso da Polícia Militar, Rio Branco era dividida em cinco batalhões, agora vamos atuar em três, que não altera o efetivo, pelo contrário, o efetivo vai ser otimizado, porque deixando de ser sede de batalhão, aqueles locais funcionarão como bases comunitárias, onde a ideia central da PM é uma nova filosofia de policiamento, voltada para o resultado”, falou.
O coronel falou ainda que agora as autoridades policiais vão ficar mais próximas da comunidade.
“Sabemos que conversando com a população os oficiais terão mais informação e vão poder traçar estratégias melhores. O efetivo é o mesmo, só voltado para o policiamento mais próximo. Queremos os policiais atuando como pacificadores, não só policiais pela guarda do quartel. Vamos buscar parcerias, para que possamos buscar projetos mais próximos da comunidade”, acrescentou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil e foi informado que a corporação vai se posicionar sobre o assunto ainda nesta terça-feira (5).
Comentários
Flash
Caveira do Bope-RJ, coronel André Batista faz palestra sobre liderança em Brasileia
O Acre recebe, nesta sexta-feira, 5, o coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, André Batista, para ministrar a palestra Liderança – Ações sob Pressão, Construindo Tropas de Elite. Integrante do Batalhão de Operações Policias Especiais (Bope) e coautor dos livro Elite da Tropa I e II, que deram origem ao filme Tropa de Elite, o oficial veio ao estado a convite do governo do Acre para participar da edição do programa Desperte a Liderança que Existe em Você, em Brasileia.

Ao desembarcar no aeroporto de Rio Branco, coronel André Batista é recepcionado pelo secretário de governo, Luiz Calixto e o assessor da Sejusp, tenente Nil. Foto: Ascom/Segov
Ao desembarcar no Aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, André Batista foi recepcionado pelo secretário de Governo, Luiz Calixto, o tenente Nil, assessor do gabinete do Secretário de Estado de Segurança Pública, e por um pelotão do Bope do Acre, que prestou continência e deu as boas-vindas ao oficial, símbolo nacional das operações especiais.
Na ocasião, Batista mencionou suas expectativas em participar do programa. “Será uma palestra sobre liderança, estratégia e tomada de decisão em momentos de alta pressão, temas que marcaram minha trajetória no Bope e que hoje aplico em desenvolvimento de equipes de alto rendimento em todo o país. Vamos falar sobre coragem propósito, disciplina e os pilares que constroem times fortes, preparados e alinhados. Será um encontro intenso, transformador e com espaço para interação”, afirmou.

Pelotão do Bope do Acre prestigia chegada do caveira do Rio de Janeiro em Rio Branco. Foto: Ascom/Segov
Para o secretário Luiz Calixto, a presença do coronel no estado ressalta a importância que o governo dá ao programa que tem como objetivo fortalecer lideranças nos mais diversos segmentos, além de estimular o surgimento de novos líderes. “Receber o coronel André Batista é uma oportunidade única. Ele traz uma bagagem extraordinária sobre liderança, tomada de decisão e preparo emocional. Esse conhecimento agrega muito às nossas equipes e ao público acreano”, destacou.
A palestra com André Batista integra a agenda de capacitações realizadas pelos Estado, por meio da Secretaria de Governo (Segov), com recursos de emendas parlamentares, que nesta edição será realizada nesta sexta-feira em Brasileia, no Centro Cultural Sebastião Dantas, a partir das 18 horas, com entrada gratuita e aberta à população em geral.
Comentários
Flash
Prefeitura de Rio Branco anuncia parceria com o Governo do Estado para recuperação de Ruas de Rio Branco

Comentários
Flash
Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros
Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.
O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.
De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.
Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.





Você precisa fazer login para comentar.