Conecte-se conosco

Flash

Segurança Pública do Acre participa de encontro da tríplice fronteira no Peru

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), visando fortalecer as relações e debater as ações de segurança na tríplice fronteira, participou nesta sexta-feira, 20, do 2º Encontro Trifronteiriço de Luta contra o Crime: Peru-Brasil-Bolívia, que acontece na cidade de Puerto Maldonado, Madre de Dios, Peru.

Segurança Pública participa de encontro da tríplice fronteira no Peru, nesta sexta-feira, 20. Foto: Ascom/Sejusp

O encontro, que acontece até o sábado, 21, tem o objetivo de debater os delitos comuns das fronteiras, como tráfico de migrantes, contrabando, tráfico de pessoas e de ilícitos de droga, ouvindo as barreiras de fiscalização dos três países sobre o crime organizado. Além do Poder Judiciário, participam as coordenações dos ministérios de Relações Exteriores, para falar sobre a situação dos estrangeiros migrantes.

Encontro, que reúne autoridades da segurança pública dos três países, vai tratar os delitos comuns das fronteiras. Foto: Ascom/Sejusp

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que o encontro com os três países é de extrema importância para o fortalecimento das políticas de fronteira. “As fronteiras são uma das prioridades da Segurança Pública do Acre, porque é a partir delas que são gerados diversos delitos, mas que hoje estão sendo debatidos de forma integrada entre a tríplice fronteira”, disse.

Secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia. Foto: Ascom/Sejusp

Também participam do evento o chefe de gabinete da Sejusp, coronel Paulo Cezar Gomes da Silva, e o coordenador do Grupo Especial em Fronteira (Gefron), Cleudo dos Santos Maciel.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Prefeito Jerry Correia participa de ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira

Publicado

em

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, realizou uma importante ação em alusão ao Mês da Mulher na Escola Maria Ferreira. O evento contou com a presença do prefeito Jerry Correia e da secretária da educação Vanderléia Teixeira, que acompanhou de perto as atividades desenvolvidas com os alunos.

A palestra foi voltada especialmente para as crianças, abordando temas importantes de conscientização, tipos de violência, respeito e valorização da mulher na sociedade. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Mulher, liderada pela secretária Francicleia, e a Secretaria Estadual da Mulher, que juntas promoveram um momento educativo e de grande relevância para os estudantes.

De acordo com a organização, durante toda a semana outras escolas do município também receberão palestras, reforçando o compromisso da gestão municipal com a formação cidadã desde a infância.

Aproveitando a ocasião, o prefeito Jerry Correia visitou as dependências da Escola Maria Ferreira para acompanhar os avanços na infraestrutura. No local, está sendo construída uma nova sala de aula, ampliando o espaço para melhor atender os alunos. Além disso, a entrada da escola está recebendo cobertura, garantindo mais conforto e proteção para estudantes e servidores.

O prefeito também visitou a cozinha da unidade escolar, onde verificou a organização e o abastecimento da despensa, que se encontra bem abastecido. O cardápio escolar já está disponível e conta com opções variadas e nutritivas, como sopa, arroz chaufa, strogonoff, entre outros pratos preparados com carinho para os alunos.

A gestão municipal segue trabalhando para fortalecer a educação, investir em melhorias estruturais e promover ações que contribuam para o desenvolvimento social e educacional das crianças de Assis Brasil.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasiléia reforça ações preventivas em reunião com Defesa Civil Nacional e Estadual

Publicado

em

Encontro discutiu estratégias de enfrentamento a situações de risco e fortalecimento da atuação conjunta no município

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, se reuniu nesta segunda-feira (2) com representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual para alinhar ações de prevenção e resposta a possíveis situações de risco no município. Também participou do encontro o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro.

A agenda teve como foco principal o planejamento de medidas para o período considerado mais vulnerável, com discussão sobre monitoramento de áreas sensíveis, assistência às famílias e organização de ações emergenciais. A proposta é fortalecer a atuação integrada entre município, Estado e União.

Durante a reunião, a gestão municipal destacou a importância da articulação entre os entes públicos para reduzir impactos e garantir mais segurança à população, especialmente em momentos de instabilidade climática ou desastres naturais.

Comentários

Continue lendo

Flash

Câmara Criminal mantém pena de 18 anos a condenado por feminicídio e ocultação de cadáver em Brasiléia

Publicado

em

Por Antonio Malvadeza

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre negou recurso da defesa de Juscelino Romeu de Almeida, de 45 anos, e manteve a condenação de 18 anos de reclusão em regime fechado pelo assassinato da namorada, Raires da Silva Ferreira. O crime ocorreu em Brasiléia, na fronteira com a Bolívia.

A pena foi fixada pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Brasiléia em 21 de outubro de 2024. A defesa recorreu ao tribunal com pedido de redução da pena, mas o relator votou pelo não provimento do recurso. Os demais desembargadores acompanharam o entendimento, o que resultou na manutenção integral da sentença.

Dois meses após o crime, Juscelino Romeu foi localizado e preso no município de Lábrea, no estado do Amazonas, onde trabalhava em uma fazenda na região da BR-364.

Raires da Silva Ferreira morava na periferia de Brasiléia e mantinha relacionamento com o acusado. Ela desapareceu na noite de 21 de agosto de 2023, após sair de casa.

A investigação foi conduzida pela Delegacia Geral de Polícia Civil do município, à época sob responsabilidade do delegado Erick Maciel. Durante as diligências, policiais identificaram que a vítima esteve na residência de Juscelino Romeu. No local, encontraram marcas de sangue e indícios de violência.

Imagens obtidas no curso da investigação mostraram o casal em uma bicicleta, em direção ao Rio Acre. A Polícia Civil passou a trabalhar com a hipótese de homicídio e ocultação de cadáver. O Corpo de Bombeiros Militar do Acre realizou buscas por três dias na região e localizou roupas que seriam da vítima e a bicicleta.

Após o desaparecimento, o acusado fugiu da cidade. Dois meses depois, foi localizado e preso no município de Lábrea, no estado do Amazonas, onde trabalhava em uma fazenda na região da BR-364.

Levado a julgamento pelo Tribunal do Júri, foi condenado a 18 anos de reclusão por feminicídio e ocultação de cadáver. Com a decisão da Câmara Criminal, a pena permanece inalterada.

Comentários

Continue lendo