fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Estado realiza reunião para apresentar plano de contingência para receber migrantes do Peru

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Casa Civil, coordenou uma reunião, nesta sexta-feira, 20, para apresentar o Plano de Contingência para recepção de migrantes vindos do Peru.

Casa Civil coordenou uma reunião, nesta sexta-feira, 20, para apresentar o Plano de Contingência para recepção de migrantes vindos do Peru. Foto: José Caminha/Secom

A exposição do plano foi realizada pelo chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Hélio Cezar Koury, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), aos demais órgãos federais, estaduais e municipais presentes.

O titular da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Alysson Bestene, e Ítalo Medeiros, coordenador da Casa Civil, estiveram presentes e se mostraram receptivos a compreender o plano e mediar o diálogo entre os representantes dos órgãos presentes.

Ítalo Medeiros, coordenador da Casa Civil, estava atento ao Plano e aos comentários das assistentes sociais. Foto: José Caminha/Secom

Para além da apresentação do plano, deu-se inicio à formalização de um comitê de crise humanitária, em função do aumento do fluxo migratório e de mudanças no processo de regularização migratória que pode ocasionar a expulsão de imigrantes do Peru e do Chile, incluindo brasileiros.

“O governo do Estado vem trabalhando no plano de contingência desde o mês de fevereiro, mas é preciso formalizar as ações dentro dos eixos de ação e precisava de outros setores da sociedade, inclusive da prefeitura. Então, com a formalização dessas comissões poderemos avançar para entrar em ação com o plano”, afirmou Hélio Cezar Koury.

Chefe do Departamento de Proteção Social Especial, Hélio Cezar Koury, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH). Foto: José Caminha/Secom

Estiveram presentes na reunião representantes da Casa Civil, Segov, Sociedade Civil, das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), de Saúde (Sesacre), de Comunicação (Secom), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) e da Polícia Militar do Acre (PMAC).

Relatório de Assuntos Migratórios da Sejusp

Segundo o Relatório de Atualização da Situação Político-social na República do Peru, assinado por Carlos Martins, analista de inteligência de fronteira da Sejusp, existe a alta probabilidade do estado do Acre ser eleito como destino pelos imigrantes ilegalmente presentes no território peruano.

O endurecimento das regras da migração no Peru e a militarização das fronteiras contribuem para esse aumento de imigrantes venezuelanos no Brasil. O número crescente de imigrantes desperta temores de uma nova “crise migratória”, como visto no estado em 2013 e 2021. Esses receios são acentuados por um decreto governamental do Peru, que cogita expulsar estrangeiros indocumentados, que entrará em vigor em 28 de outubro.

A migração está atrelada a dois fatores de ordem, que são os prazos estabelecidos pela Superintendência Nacional de Migraciones do Perú:

1)  O dia 28 de outubro de 2023 corresponde à data limite imposta pela Migraciones, por meio da Lei n° 31.732, de 28 de abril de 2023, para que estrangeiros que possuam multas migratórias façam a devida regularização. A anistia é gratuita, pode ser solicitada presencial ou via sítio eletrônico até a data sobrescrita e não haverá dilatação do prazo.

2) O dia 10 de novembro de 2023 se refere ao término do prazo para que estrangeiros realizem a solicitação do Carné de Permiso Temporal de Permanencia – CPP (Permissão Temporária de Permanência). O documento permite regularizar a condição imigratória dos estrangeiros que, até o dia 10 de maio de 2023, haviam ingressado na República do Peru sem o devido trâmite imigratório ou que cometem alguma irregularidade para tal acesso.

O governo do Acre segue acompanhado de perto os desdobramentos das ações do governo peruano frente à questão dos migrantes e já põe em prática ações para uma possível crise migratória.

Comentários

Continue lendo

Flash

Mais de 77 mil Declarações do Imposto de Renda 2024 já foram recebidas pela Receita Federal no Acre

Publicado

em

O prazo de entrega da declaração vai até 31 de maio.

Faltando 15 dias para o encerramento do prazo, a Receita Federal informa que até às 08 horas, desta quinta-feira (16), já foram entregues 77.442 Declarações do Imposto de Renda 2024 em todo o estado do Acre. A expectativa é de 926.790 declarações até o final do prazo.

Na 2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima, foram entregues 1.335.870, com expectativa de 2.037.763.

Uma dica para reduzir o risco de erros é utilizar a declaração pré-preenchida. Mesmo assim, todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio da declaração à Receita Federal.

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 termina em 31 de maio, será cobrado multa de quem estiver obrigado a entregar a declaração e não o fizer até o fim do prazo.

O valor da multa cobrada é de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Comentários

Continue lendo

Flash

Baixa do Rio Acre danifica bomba da Eta I e compromete temporariamente abastecimento de algumas regiões

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) realizará, nesta quinta-feira (16), uma ação programada para recuperar a vazão de captação da Estação de Tratamento de Água (Eta) I, devido a uma quebra da bomba na última segunda-feira (13) que foi ocasionada pela baixa do Rio Acre.

Com isso, houve diminuição na vazão de água e será necessário realizar uma paralisação para concluir a manutenção. A previsão é de que até, às 17h, de hoje a captação da ETA I volte a operar normalmente em capacidade máxima.

As regionais que estão com redução no abastecimento são Baixada da Sobral, Calafate, Cadeia Velha e parte alta da cidade.

Comentários

Continue lendo

Flash

Líder do Governo, Deputado Manoel Moraes, anuncia destinação de emendas para o turismo do Estado

Publicado

em

Em sua primeira reunião, o Conselho Estadual de Turismo do Acre – CET, presidido por Thiago Higino e com a presença do Secretário de turismo e empreendedorismo do Estado, Marcelo Messias, recebeu uma notícia importante. O Deputado Manoel Moraes, Líder do Governo, anunciou uma emenda de R$ 100 mil reais para impulsionar as ações do turismo no Estado.

Comprometido em elevar o turismo acreano a novos níveis, o Líder do Governo afirmou seu empenho em trabalhar junto aos colegas na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) para implementar medidas que promovam esse setor no orçamento estadual.

Além do anúncio da emenda, a reunião abordou a aprovação da logomarca do CET, que fornecerá uma identidade visual ao Conselho, bem como a participação do Estado em Feiras de Negócios e Turismo em 2024 e outras questões de importância significativa para o setor.

O Deputado expressou sua crença no potencial transformador do turismo e seu compromisso em destinar mais emendas nos próximos anos, reconhecendo o papel vital desse segmento no desenvolvimento social, sustentável e econômico do Acre.

Assim, os envolvidos no setor podem sempre contar com seu apoio e dedicação.

Comentários

Continue lendo