fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Prefeito de Rio Branco participa de sessão da CPI das ONGs na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Sessão ocorreu no plenário da Aleac (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A sessão da CPI das ONGs no Senado da República ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), em Rio Branco, no plenário da Assembleia Legislativa do Acre. Parlamentares, senadores e o prefeito da capital, Tião Bocalom, participaram dessa importante sessão, para discutir os desafios e preocupações relacionados à atuação das ONGs na Amazônia brasileira.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal, que tem como objetivo investigar as atividades das ONGs atuando na Amazônia, realizou uma visita ao Acre esta semana. Durante a visita, os parlamentares buscaram obter relatos de seringueiros e posseiros que habitam a Reserva Extrativista Chico Mendes. A iniciativa visou entender melhor as condições de vida dos moradores dessa área protegida.

O relator da CPI das ONGs senador Márcio Bittar comparou a Amazônia a um bilhete premiado da Mega Sena. Ele argumenta que “esta história não fecha, que nas cinco ONGs que tiveram na CPI, juntas receberam 2 bilhões de reais.”

“A ONG que é ligada à Marina Silva recebe uma média de 26 milhões por ano. Ela nem aqui mora mais e aí como recompensa eles falam em uma Bolsa Floresta no valor de 50 reais, isso é uma humilhação. Agora a ministra está acenando com a hipótese de que algumas famílias poderão receber uma Bolsa Floresta de 200 reais. Quem é que deixa você ter um cartão da Mega Sena premiado que é o que nós temos na Amazônia debaixo de nossos pés. Petróleo, cassiterita, bauxita, minério, debaixo dos nossos pés. Quem é que deixa de usar esse cartão em troca de 100 reais por mês?”, questiona.

Durante a diligência na Reserva Extrativista Chico Mendes, os senadores constataram a situação de pobreza, abandono e a falta de oportunidades enfrentadas pela população local. A reserva é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a presença influente da ONG WWF, que, segundo relatos dos moradores, contribui financeiramente para o isolamento da região. Essa realidade gerou preocupação e denúncias que chegaram à CPI das ONGs, motivando a investigação das atividades das organizações nessa região sensível.

O prefeito Tião Bocalom falou da importância da CPI para os povos da Amazônia, e lembrou do discurso que fez quando esteve na Europa em novembro de 2021.

“Nós queremos viver com dignidade na Amazônia, queremos que a nossa Amazônia seja respeitada pelos países lá fora, assim como ela é, que se desenvolva nosso potencial econômico, porque com o potencial econômico desenvolvido evidentemente que o social vai atrás. Quero parabenizar o nosso Senador Márcio Bittar pela postura que ele sempre teve em defesa da nossa Amazônia em defesa da nossa terra.”

Comentários

Flash

Moradores do Jardim Panorama fecham rua e protestam em frente à Câmara reivindicando água e saneamento

Publicado

em

Presidente do parlamento-mirim, vereador Raimundo Neném, assegurou que as demandas serão ouvidas e encaminhadas à prefeitura.

Moradores do Jardim do Panorama, e de outras comunidades da parte alta da cidade, realizaram um protesto na manhã desta terça-feira, 28, em frente à Câmara de Rio Branco. Os manifestantes fecharam a rua Hugo Carneiro, no Bosque, buscando chamar atenção para a carência de água e saneamento básico na região.

As famílias enfatizaram a urgência da aprovação de um empréstimo solicitado pela Prefeitura de Rio Branco, destacando a importância do recurso para solucionar os problemas.

Armando dos Santos, presidente do Jardim Panorama, solicitou o apoio dos vereadores na aprovação do projeto de R$ 130 milhões destinado a melhorias no saneamento básico da cidade.

“Queremos qualidade de vida e ter água em nossas torneiras. Todas as comunidades são a favor desse empréstimo, que é uma forma de resolver o problema. O Executivo quer fazer, mas o Legislativo não está querendo fazer, queremos saber o motivo”, ressaltou Santos.

O líder do prefeito na Câmara, João Marcus Luz, defendeu o investimento, afirmando que o repasse é crucial para os bairros da capital. Ele explicou que o recurso disponível é destinado a correções pontuais e que novos investimentos exigem financiamento.

O presidente da Câmara, vereador Raimundo Neném, assegurou que as demandas serão ouvidas e encaminhadas ao Executivo. “Formaremos uma comissão e encaminharemos as reivindicações à prefeitura. Aqui é a ‘Casa do Povo’. Temos que buscar uma solução para o problema, dos muitos que existem em nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

Comentários

Continue lendo

Flash

Alunos do Campo – Secretaria de Educação realiza formatura de Alunos da zona rural de Epitaciolândia

Publicado

em

O Prefeito Sérgio Lopes participou nesta sexta-feira dia 27, acompanhado da Secretaria de Educação Eunice Maia Gondim e a coordenadora de escolas de campo Vanubia Moncada, da formatura de alunos da escola do campo Professora Maria Cristina Nogueira de Medeiros, na Fazenda Filipinas.

A cerimônia de formatura de alunos do 5° do Ensino Fundamental I contou ainda com formandos da Escola José Joaquim Meireles, da comunidade Wilson Pinheiro.

Na ocasião o Prefeito Sérgio Lopes parabenizou os formandos, ressaltou o importante trabalho desempenhado pela equipe da educação com as escolas do campo e o empenho da gestão no apoio das instituições de ensino tanto da zona urbana quanto da zona rural.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura de Brasileia realiza a grande Final do Campeonato de Interbairros 2023

Publicado

em

Na etapa final o time do José Braúna ainda fez mais dois gols e fechou o placar em 3 X 0 , sagrando-se campeão da segunda edição do interbairros em Brasiléia.

A prefeita Fernanda Hassem, que tem o esporte como prioridade de sua gestão não tem medido esforços para que as práticas esportivas cheguem em todas as comunidades rurais e na cidade.

Em 2023 já foram realizadas mais de 20 atividades esportivas incluindo zona urbana e rural, sem contar que a seleção de futsal de Brasiléia, apoiada pela prefeitura, está disputando a grande final do estadual de futsal deste ano.

Veja o que disseram:

Gerente de Esportes Bil Rocha

“Eu quero agradecer primeiramente a Deus, a Prefeita Fernanda Hassem e todas as equipes que participaram do interbairro, ao Deputado Tadeu Hassem e a nossa amiga Suly Guimarães, aos vereadores e secretários presentes, graças a Deus realizamos mais uma final com sucesso. Parabéns a equipe do José Braúna que foi campeão. Destacou.”

Deputado Tadeu Haseem

“Hoje é um dia importante, Brasiléia é a capital do futsal do estado do Acre. Eu fico muito feliz porque durante seis anos na gestão da finança a gente ajudou a nossa prefeita articular recursos para o esporte. Eu quero aqui agradecer imensamente a população de Brasiléia, o gerente de esportes Bil Rocha, que sempre abraçam o esporte.” Disse.

Rogério Atleta do José Braúna, time campeão do campeonato de Interbairros

“A gente está muito feliz por ter chegado até aqui, o nosso time foi montado com pessoas do bairro, os favoritos saíram e fomos para final e deu tudo certo. Parabéns para a torcida que nós deu força, prestigiou os jogos com muita alegria.” Ressaltou.

Comentários

Continue lendo

Em alta