Conecte-se conosco

Extra

Segurança na fronteira é pauta de debate na 32ª sessão na câmara de Brasileia

Publicado

em

Foi realizada nesta quarta-feira (03), a 32ª sessão do Primeiro ano legislativo da 15ª legislatura do município de Brasiléia no Plenário José Cordeiro Barbosa, presidida pela presidente Arlete Amaral (SD), com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Marquinhos Tibúrcio (MDB), Neiva Badotti (PSB), Rogerio Pontes (PROS).

Durante a sessão vários vereadores fizeram indagações a respeito da segurança na fronteira, pediram que medidas eficazes sejam tomadas por parte dos governantes, pois atualmente o sentimento que fica é de insegurança na região. Tendo em vista a grande ocorrência de delitos ocorridos, e com rotas de fugas as pontes para o lado boliviano.

No grande o expediente os vereadores fizeram indicações de melhorias para infraestrutura urbana e rural, reforma de pontes, melhorias de ramais, saúde, educação e segurança.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala, relatando algumas informações a respeito da clínica do rim que fica em Brasiléia, foi informado para a nobre edil que houve um erro por parte do proprietário da clínica, que registrou a clínica com outro CNPJ, diferente da clínica do rim em Rio Branco que já tem convênio com o estado, dificultando assim que o governo do estado faça contratação com este novo CNPJ, pois caso o governo do estado faça isso irá responder perante as autoridades, devido a toda esta problemática a clínica do rim ainda não foi inaugurada.  Não por um erro do governo do Estado, mas sim por um erro do próprio proprietário da clínica. Dando segmento a sua fala a vereadora comenta a situação do orçamento, destaca a importância da votação do mesmo para toda a população, e cobra que seja dado um pontapé inicial para que aconteça os debates por parte dos nobres vereadores. Dando início a seus pedidos solicita do poder executivo a lei que autoriza a contratar financiamentos, que seja encaminhado em caráter de urgência para câmara. Finaliza reforçando a ideia de que os vereadores se reúnam para discutir a respeito do orçamento.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Iniciou suas palavras, felicitando os vereadores Lessandro Jorge e Marinete Mesquita pela passagem de seus respectivos aniversários. O parlamentar parabeniza as ações itinerantes realizadas pelo Detran recentemente em Brasiléia, mas ao mesmo tempo o vereador entende a necessidade de que o Detran possa estar atendendo o público normalmente novamente todos os dias sem precisar de agendamento, tendo em vista a notória diminuição da pandemia. Solicita que a prefeitura através da secretaria de obras possa estar realizando a implantação de iluminação pública nos arredores do antigo hospital Raimundo Chaar, pois atualmente o local se encontra em total escuridão trazendo riscos para quem transita no local. Dando prosseguimento a sua fala o nobre edil demonstra seu descontentamento em relação à segurança no estado em especial em Brasiléia e Epitaciolândia por se tratar de uma área de fronteira, segundo ele a segurança chegou ao fundo do poço, o mesmo cobra medidas por parte do governo. Solicita que seja enviado um comunicado ao diretor do hospital para que o mesmo venha a esclarecer alguns problemas relacionadas ao hospital regional. Finaliza sua fala demonstrando o seu repúdio em relação a viagem do governador e sua comitiva para o exterior tendo em vista o alto valor gasto na viagem.

Vereador Lessandro Jorge (PT)

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala, agradecendo a todos os familiares amigos que o parabenizaram pela passagem de seu aniversário. O parlamentar relata seu descontentamento em relação à segurança pública, segundo ele a segurança está retroagindo, a partir do momento que o governo tirou o CIOSP dos municípios ele regrediu a segurança do estado, com essa retirada apenas dificultou o trabalho dos militares, tendo em vista a demora para serem repassadas as informações para os agentes. Solicita que o governador possa intermediar uma conversa com o governo federal para verificar a possibilidade de o exército ir para fronteira, na divisa Brasiléia com a Bolívia, tendo em vista a alta taxa de roubos no município, tomando sempre como rota de fuga a fronteira em específico a ponte Wilson Pinheiro. De oportuno pede que a prefeita Fernanda Hassem possa estar tentando um diálogo com governo para que aconteça o retorno do CIOSP para o município de Brasiléia.

Vereador Leomar Barbosa (PSD)

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas palavras, mostrando um vídeo de um morador do ramal do km 18 que em parte se encontra em más condições. O parlamentar pede que melhorias aconteçam, e que sejam realizadas com qualidades no trecho. Dando continuidade solicita que seja enviado um documento para o DEPASA pedindo que o órgão posso tomar providências e solucionar o problema de um cano estourado que vem causando transtornos para a população, que está localizado na rua Frank Andrade da Rocha, tendo em vista que foi um problema que eles mesmos produziram e até o presente momento não retornaram para realizar os devidos reparos. Solicita também que seja instalado iluminação pública na rua São João, localizada no bairro Marcos Galvão 1, levando em conta a atual situação de escuridão que o trecho em questão se encontra trazendo assim riscos para quem mora e quem trafega na rua, que a equipe de iluminação pública viabilize tal melhoria. Seguindo suas indicações o parlamentar solicita a equipe de iluminação pública possa estar acionando a ENERGISA para que o órgão possa estar instalando a linha de baixa tensão, para que os moradores e quem transita no beco do pastor José Laércio, no bairro José Moreira, possa ter mais acessibilidade e segurança à noite, solicita ainda que seja realizado um paliativo na mesma localidade.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, deu início ao uso da tribuna, relatando sobre a inércia do governo do estado em relação à segurança e saúde, pois segundo a vereadora essas duas pastas estão deixando muito a desejar por parte do atual governador, compartilha ainda a responsabilidade com os governantes anteriores. Dando seguimento a vereadora se associa ao pedido do vereador Leomar Barbosa, para que venha acontecer melhorias no ramal do quilômetro 18, sobretudo na ponte que se encontra em situação delicada. A nobreza Edil relata a situação difícil que passa o bairro José Braúna, principalmente no que se refere a situação de suas ruas que se encontram em situação precária, com isso solicita que ações imediatas aconteçam, pois, o inverno se aproxima e a tendência é piorar a situação. A parlamentar pede que seja revista a qualidade dos trabalhos realizados na rua dos catraieiros afirma que o trecho necessita de melhorias em toda sua totalidade, que a secretaria de obras possa retornar na rua para analisar a situação. A parlamentar ressalta o ótimo trabalho realizado pela secretaria de obras através de sua equipe no ramal da Cajazeira, e de oportuno pede que a secretaria de obras retorne ao local para realizar melhorias na ponte que fica bem próximo à casa da Aldeci, tendo em vista que atualmente sua situação não é das melhores. Finaliza relatando que está estudando bastante a respeito do plano plurianual, tendo em vista a grande importância do mesmo para o município.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas palavras parabenizando os vereadores Lessandro Jorge e Marinete Mesquita que no último dia (02) comemoraram os seus respectivos aniversários. Começou suas indicações solicitando que o governo do estado faça uma redução no valor do ICMS cobrado nos combustíveis, tendo em vista o alto preço cobrado no valor do combustível para o consumidor final. Seguindo suas palavras o vereador parabeniza o senador Márcio Bittar pela boa vontade e por sua vinda em Brasiléia onde se comprometeu a trazer emendas para o município. Solicita da prefeitura que através da secretaria de obra venha realizar um trabalho de ligação do KM 69, ramal do Picadão até o ramal do km 75, tendo em vista que os moradores estão solicitando essa ligação a algum tempo. Solicita ainda que a prefeitura veja uma forma de dar maior escoamento para água no bairro Alberto Castro, tendo em vista a problemática que acontece quando ocorre as chuvas, causando transtornos aos moradores do bairro. Finaliza sua fala relatando a respeito da segurança pública, expressa seu descontentamento com a segurança atualmente, relata a importância de medidas para frear a onda de delitos que vem acontecendo principalmente em Brasiléia por se tratar de uma área de Fronteira, e de oportuno solicita ao órgão responsável que veja a possibilidade do exército está ficando na fronteira, mais precisamente na ponte que liga Brasiléia a Bolívia.

Vereador Rogerio Pontes (PROS)

Vereador Rogerio Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, Começou sua fala, expressando seu descontentamento em relação a firma terceirizada que presta serviço para o estado chamada Tecserve, onde a mesma contratou pessoas para trabalhar e há mais de dois meses os funcionários estão sem receber seus salários, o parlamentar pede que a firma possa realizar o pagamento dos salários dos funcionários que estão em atraso. Solicita que seja encaminhado um documento para o secretário de obras buscando saber qual o motivo da paralisação das obras de extensão de rede de água no bairro Nazaré. O vereador demonstra estar ansioso para que o senador Márcio Bittar honre sua palavra e aloque as emendas que prometeu, entre elas está incluída uma emenda para construção de uma ponte nova entre os municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. O Nobre edil parabeniza os trabalhos que vem acontecendo no município de Brasiléia E de oportuno deseja melhoras para prefeita Fernanda Hassem que recentemente foi ferrado por uma arraia.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo: camaramunicipaldebrasileia.com.br

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil prende dois suspeitos pela morte do jornalista Moisés Alencastro em Rio Branco

Publicado

em

Primeiro a ser detido foi Antônio de Souza Morais, de 22 anos, estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Crime ocorrido no fim de semana teve repercussão estadual; polícia aponta motivação passional e segue investigando a dinâmica do assassinato

A Polícia Civil do Acre prendeu os dois principais suspeitos envolvidos no assassinato do ativista cultural e jornalista Moisés Alencastro, encontrado morto em seu apartamento na noite da última segunda-feira (22), em Rio Branco. O crime ocorreu no domingo (21), mas só foi descoberto após uma amiga registrar boletim de ocorrência informando o desaparecimento da vítima.

Moisés Alencastro foi encontrado morto na segunda-feira (22) no apartamento onde morava — Foto: Arquivo pessoal

Diante da ausência de contato, amigos foram até o imóvel, arrombaram a porta e encontraram Moisés deitado sobre a cama, já sem vida. A cena apresentava sinais claros de violência, levantando de imediato a suspeita de homicídio.

Durante as diligências iniciais, a Polícia Civil localizou o veículo da vítima abandonado no bairro São Francisco, na parte alta da capital, o que reforçou as investigações e auxiliou na identificação dos envolvidos.

No início da semana, a polícia deteve o primeiro suspeito, na casa de quem foram encontrados objetos pessoais pertencentes à vítima. O nome não foi divulgado para não comprometer o andamento do inquérito.

Na madrugada desta quinta-feira (25), Antônio de Souza Morais, de 22 anos, se entregou à polícia após ter a prisão decretada. Ele estava escondido em uma área de mata entre os bairros Eldorado e Quixadá, conforme denúncias recebidas pelos investigadores. Antônio teria confessado a autoria do crime, mas os detalhes ainda não foram tornados públicos.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado.

Ainda nesta quinta-feira, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu o segundo suspeito, Nataniel Oliveira de Lima, em uma residência localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro Eldorado. A prisão foi realizada após análise da perícia, que apontava a participação de mais de uma pessoa na dinâmica do crime.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação indica que o homicídio pode ter sido motivado por razões passionais. As investigações seguem em andamento para esclarecer completamente as circunstâncias do assassinato e a participação individual de cada suspeito.

Comentários

Continue lendo

Extra

Suspeito de homicídio de jornalista Moisés Alencastro se entrega à Polícia Civil após se esconder em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Investigado foi localizado na região do Eldorado e conduzido à Delegacia de Homicídios para interrogatório e audiência de custódia

Antônio de Souza Morais, de 22 anos, principal suspeito de um homicídio ocorrido recentemente em Rio Branco, se entregou à Polícia Civil na madrugada desta quinta-feira, após intensas buscas realizadas pela equipe da Delegacia de Homicídios. O investigado estava escondido em uma área de mata na região do Eldorado, nas proximidades do bairro Quixadá.

Segundo o delegado responsável pelo caso, as diligências começaram ainda na quarta-feira, logo após a expedição do mandado de prisão, e seguiram de forma ininterrupta ao longo do dia e da noite. Durante os trabalhos, a polícia recebeu denúncias de que o suspeito estaria refugiado em uma região de mata, o que orientou as equipes até o local.

Durante a madrugada, Antônio procurou pessoas ligadas à sua família, o que permitiu à polícia chegar à localização exata. Com a aproximação dos agentes, ele decidiu se entregar sem oferecer resistência.

“Diante dessas informações, nós fomos até o local e ele acabou se entregando à equipe da Delegacia de Homicídios. Em seguida, foi conduzido até a nossa sede, onde passou por interrogatório e por todos os procedimentos legais, sendo encaminhado conforme prevê a lei, inclusive para a audiência de custódia”, explicou o delegado.

Questionado sobre a motivação do crime, o delegado informou que o suspeito relatou a dinâmica dos fatos durante o interrogatório, mas que, por estratégia investigativa, os detalhes ainda não serão divulgados. A Polícia Civil também apura a participação de outras pessoas no crime.

De acordo com a autoridade policial, a perícia realizada no local já indicava a possível presença de um segundo envolvido. “No cenário do crime, é possível perceber a dinâmica de uma terceira pessoa. Agora estamos trabalhando na identificação desse outro suspeito para dar continuidade às buscas e efetuar a prisão do coautor”, afirmou.

O caso segue sob investigação da Delegacia de Homicídios da Polícia Civil do Acre.

VEJA VÍDEO

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo com mãos amarradas é encontrado boiando no Igarapé São Francisco, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima apresentava perfuração no peito e sinais de agressão; Polícia Civil investiga homicídio

O corpo encontrado boiando na manhã desta quinta-feira (25) no Igarapé São Francisco, no bairro Conquista, em Rio Branco, foi identificado como sendo de Weligton Carlos Martins Werklaenhg, de 48 anos.

De acordo com informações repassadas por familiares, Weligton estava desaparecido desde a semana passada, quando foi visto pela última vez.

A perícia inicial realizada no local constatou que a vítima foi atingida por um golpe de faca na região do peito e apresentava indícios de agressões físicas anteriores à morte.

Ainda segundo a família, Weligton morava nas proximidades do Conjunto Manoel Julião.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que apura a motivação e a autoria do crime.

Comentários

Continue lendo