Acre
Secretário esclarece investigação do MP/Acre
Lourival Marques Filho
O Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof -, Lourival Marques Filho, encaminhou nota de esclarecimento a redação, explicando fatos referentes a investigação do Ministério Público Estadual sobre aluguel de máquinas, com suspeita de ausência de licitação e preço superfaturado. “Como gestor público, tenho o dever de prestar contas à sociedade sobre os meus atos e por isso informo que esses esclarecimentos foram feitos quando respondemos ao MPE, ainda em 27 de junho de 2012, e posteriormente reiterado em 11 de abril de 2013”, diz a nota. Leia
Rio Branco, 02 de outubro de 2013
Em referencia ao material divulgado no site ac24horas sobre possível investigação do Ministério Público Estadual (MPE), esclareço que os termos requisitórios são de procedimento preparatório a fim de apurar denuncia relatada. Os esclarecimentos a seguir teriam ajudado bastante na confecção da matéria, mas infelizmente não fomos procurados para os esclarecimentos.
É importante enfatizar que como gestor público, tenho o dever de prestar contas à sociedade sobre os meus atos e por isso informo que esses esclarecimentos foram feitos quando respondemos ao MPE, ainda em 27 de junho de 2012, e posteriormente reiterado em 11 de abril de 2013, as solicitações feitas através de OFICIO enviando a lista das empresas contratadas e os respectivos processos licitatórios que resultaram nessas contratações para que fossem desenvolvidas as atividades de construção de tanques para criação de peixes em propriedades rurais.
Toda essa documentação está à disposição de qualquer cidadão ou instituição que tenha o desejo de conhecer o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura do governo do Estado do Acre. Os açudes destinam-se ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica. Além da construção, o Governo disponibiliza assistência técnica. O objetivo é a garantia da segurança alimentar, da geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população rural.
Para tanto informo os resultados já obtidos com o referido programa: construção de 3.200 açudes em todo o Estado do Acre, o que resulta em 1.500 hectares de lâmina d´água e o cultivo de 8 mil toneladas de peixes ao ano.
O governador Tião Viana quer o Acre cada vez mais forte no setor produtivo e não tem medido esforços, nem recursos para atingir tal feito.
Bem é isso. Estamos à disposição.
Lourival Marques Filho
Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale

Você precisa fazer login para comentar.