Acre
Secretário esclarece investigação do MP/Acre
Lourival Marques Filho
O Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof -, Lourival Marques Filho, encaminhou nota de esclarecimento a redação, explicando fatos referentes a investigação do Ministério Público Estadual sobre aluguel de máquinas, com suspeita de ausência de licitação e preço superfaturado. “Como gestor público, tenho o dever de prestar contas à sociedade sobre os meus atos e por isso informo que esses esclarecimentos foram feitos quando respondemos ao MPE, ainda em 27 de junho de 2012, e posteriormente reiterado em 11 de abril de 2013”, diz a nota. Leia
Rio Branco, 02 de outubro de 2013
Em referencia ao material divulgado no site ac24horas sobre possível investigação do Ministério Público Estadual (MPE), esclareço que os termos requisitórios são de procedimento preparatório a fim de apurar denuncia relatada. Os esclarecimentos a seguir teriam ajudado bastante na confecção da matéria, mas infelizmente não fomos procurados para os esclarecimentos.
É importante enfatizar que como gestor público, tenho o dever de prestar contas à sociedade sobre os meus atos e por isso informo que esses esclarecimentos foram feitos quando respondemos ao MPE, ainda em 27 de junho de 2012, e posteriormente reiterado em 11 de abril de 2013, as solicitações feitas através de OFICIO enviando a lista das empresas contratadas e os respectivos processos licitatórios que resultaram nessas contratações para que fossem desenvolvidas as atividades de construção de tanques para criação de peixes em propriedades rurais.
Toda essa documentação está à disposição de qualquer cidadão ou instituição que tenha o desejo de conhecer o Programa de Desenvolvimento da Piscicultura do governo do Estado do Acre. Os açudes destinam-se ao fortalecimento da piscicultura como atividade econômica. Além da construção, o Governo disponibiliza assistência técnica. O objetivo é a garantia da segurança alimentar, da geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população rural.
Para tanto informo os resultados já obtidos com o referido programa: construção de 3.200 açudes em todo o Estado do Acre, o que resulta em 1.500 hectares de lâmina d´água e o cultivo de 8 mil toneladas de peixes ao ano.
O governador Tião Viana quer o Acre cada vez mais forte no setor produtivo e não tem medido esforços, nem recursos para atingir tal feito.
Bem é isso. Estamos à disposição.
Lourival Marques Filho
Secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar – Seaprof
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.