Cotidiano
Secretaria de Saúde e Meio Ambiente são alvos de operação por descarte de material hospitalar em lixão de Xapuri
Equipes do Gaeco cumpriram mandados de busca e apreensão na Farmácia Municipal e nas secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Xapuri. Ação teve como objetivo apurar a responsabilidade do descarte ilegal de materiais hospitalares no lixão do município

Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados à administração pública. Fotos: Ascom MP-AC
As secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e a Farmácia Municipal de Xapuri, no interior do Acre, foram alvos de uma operação do Ministério Público do Acre (MP-AC) nesta terça-feira (15). A ação teve como objetivo apurar a responsabilidade do descarte ilegal de materiais hospitalares flagrado pelo no último dia 9 em uma fiscalização do Núcleo de Apoio Técnico (NAT).
Agulhas, lâminas e medicamentos dentro do prazo de validade foram encontrados jogados em um aterro sanitário.
Em nota, a prefeitura afirmou que acompanhou os ‘desdobramentos relacionados à investigação em curso sobre o descarte irregular de medicamentos no município’ e colabora com as autoridades competentes, ‘fornecendo as informações solicitadas e garantindo acesso aos dados necessários para o andamento das investigações’.

Durante a fiscalização, também foi encontrada uma quantia de R$ 2,5 mil em espécie, dentro do lixo de uma das secretarias. A informação foi confirmada pelo MP. Foto: Ascom MP-AC
Dinheiro no lixo
Durante a fiscalização, também foi encontrada uma quantia de R$ 2,5 mil em espécie, dentro do lixo de uma das secretarias. A informação foi confirmada pelo MP, mas não se sabe de qual prédio o dinheiro foi achado. Segundo o órgão, as investigações ainda estão em curso.
A prefeitura também se posicionou sobre o caso, afirmando que o Executivo municipal acompanha as apurações das ‘possíveis condutas indevidas, identificando e responsabilizando responsáveis, se houver’.
Na manhã de ontem [15], antes mesmo do fim dos trabalhos do MP, solicitamos à empresa responsável as imagens do circuito de câmeras do prédio em que o dinheiro teria sido encontrado, visando elucidar mais esse fato. Ainda não temos informações oficiais sobre o valor ou origem. O que sabemos é o que foi publicado nas mídias sociais”, disse em nota enviada à Rede Amazônica nesta quarta (16).

Equipe do MP-AC dá cumprimento a mandados de busca e apreensão em secretárias de Xapuri. Foto: Ascom MP-AC
Na segunda-feira (14), a prefeitura publicou um decreto que cria uma comissão de sindicância para acompanhar e apurar o caso de forma administrativa.
Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços ligados à administração pública. A Justiça autorizou ainda quebra de sigilo telefônico e de computadores apreendidos durante a operação.
“Tendo esses indícios de irregularidades e possíveis práticas criminosas. Cumprimos esses mandados em algumas secretárias e em casas de três investigados para aprofundarmos as investigações”, afirmou o promotor de Justiça da Comarca de Xapuri, Renan Batista.
Além dos órgãos públicos, o Gaeco também esteve na casa de três investigados. O coordenador do Gaeco), promotor Bernardo Albano, explicou as fases da apuração. “A operação tem três objetivos: o aprofundamento da investigação, a preservação de elementos de prova e a apuração de responsabilidades”, resumiu.

Materiais hospitalares estavam em uma vala cobertos com barro e galhos. Foto: Ascom MP-AC
Nota – Prefeitura de Xapuri
A Prefeitura de Xapuri informa que acompanha de forma atenta e responsável os desdobramentos relacionados à investigação em curso sobre o descarte irregular de medicamentos no município, iniciada após ação do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) no último dia 9 de julho.
A administração municipal reitera que tem colaborado de forma plena com todas as autoridades competentes, fornecendo as informações solicitadas e garantindo acesso aos dados necessários para o andamento das investigações.
Com o objetivo de contribuir para a completa elucidação dos fatos no âmbito da administração pública, a prefeitura de Xapuri publicou na última segunda-feira (14) decreto com a criação de uma comissão de sindicância, que poderá ser sucedida por uma comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), caso os elementos apurados assim recomendem.
A prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, a ética na gestão pública e o cumprimento da legalidade em todas as suas ações. A atual gestão defende o rigor na apuração dos fatos, confia na atuação dos órgãos de controle e ressalta que todas as medidas administrativas cabíveis já estão sendo adotadas.
Reiteramos à população de Xapuri que este governo municipal permanece firme em seu dever de zelar pela boa condução da coisa pública, com responsabilidade e respeito à lei.
Xapuri (AC), 15 de julho de 2025.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Brasiléia convoca aprovados em seletivo para educação e serviços gerais
Candidatos devem se apresentar até 27 de fevereiro na Secretaria Municipal de Administração
Comentários
Cotidiano
Jader Machado vai disputar medalha e Clícia Gadelha é eliminado no Brasileiro Sub-18

Foto FADE: A capitã Beatriz foi um dos destaques na vitória do time da escola Jader Machado
Os times das escolas Jader Machado, no feminino, e Clícia Gadelha, no masculino, representantes do Acre no Campeonato Brasileiro de Handebol Escolar Sub-18 terão uma reta final de torneio bem diferente.
As meninas da Jader Machado venceram nesta quarta, 25, o time do Dom Fernando Gomes, de Sergipe, por 30 a 5 e irão disputar a medalha de ouro na Série Cobre.
Os garotos da Clícia Gadelha foram derrotados pela equipe da escola Professora Doris Mendes Trindade, do Mato Grosso do Sul, por 26 a 23 e estão fora da disputa por medalhas na Série Prata.
“As equipes acreanas fizeram dois grandes jogos, no feminino a vitória ocorreu a derrota aconteceu em uma partida decidida nos minutos finais. O handebol acreano vem sendo bem representado no torneio nacional”, declarou o presidente da Federação Acreana do Desporto Escolar(FADE), João Renato Jácome.
Comentários
Cotidiano
Águia vence o Independência e garante vaga na 3ª fase da Copa do Brasil

Foto ASCOM/Águia: Gustavo 25 marcou o segundo gol do triunfo do Águia
O Águia venceu o Independência por 2 a o nesta quarta, 25, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá, no Pará, e garantiu uma vaga na 3ª fase da Copa do Brasil. PH e Gustavo 25 marcaram os gols do Águia.
Muito encharcado
Águia e Independência realizaram a partida em um gramado bastante encharcado. Isso dificultou o trabalho das duas equipes e tornou as jogadas aéreas mais importantes. PH fez 1 a 0 aos 42 do primeiro tempo e Gustavo 25 fechou o marcador aos 29 do segundo tempo.
3ª fase
O Águia avança para a 3ª fase da Copa do Brasil e vai enfrentar o Madureira. A equipe de Marabá vai para o confronto com boas chances de classificação.
Fala, Mazzuia!
“Começamos a trabalhar tarde e estamos chegando no nível ideal agora. O futebol acreano precisa de mais apoio para poder formar equipes mais competitivas nos torneios nacionais. A temporada segue e vamos focar no Estadual, Copa Verde e na Série D”, declarou o técnico do Independência, Ivan Mazzuia.

Você precisa fazer login para comentar.