Conecte-se conosco

Acre

Secretaria de Saúde de Brasiléia fortalece as atividades de combate a dengue nos bairros com Fumacê

Publicado

em

Os trabalhos estão sendo realizados esta semana nos bairros Samauma, Eldorado e Olegário
França

WILIANDRO DERZE, assessoria PMB

dengue07

A Secretaria Municipal de Saúde começou no início da semana os trabalhos com o Fumacê de combate ao mosquito da dengue. Os trabalhos já estão sendo realizados nos bairros Eldorado, Samauma e Olegário França.

As atividades com o Fumacê faz parte da Campanha de Combate a Dengue 2013/2014 que teve inicio dia 11 deste mês no bairro Leonardo Barbosa. Os trabalhos acontecem em parceria com os seguimentos ligados a saúde do município, apoio do Corpo de Bombeiros, além dos maquinários e homens da Secretaria Municipal de Obras.

Os dados apresentados pela Secretária de Saúde, Aldenice Ferreira mostram uma diminuição de 44% dos índices de casos confirmados de dengue em Brasiléia, com relação ao ano passado. Os trabalhos que começaram ainda este mês tem o objetivo de diminuir cada vez mais os casos de dengue no município que já é referencia na região.

De acordo com o coordenador de Endemias, Assis Lopes os trabalhos estão sendo intenso para garantir ações efetivas no combate a dengue no município. A secretária de Saúde pediu para que a população colabore na identificação e destruição dos criadouros de mosquito Aedes Aegypti. E alerta que a dengue é uma doença que mata se não tiver seus devidos cuidados.

“Precisamos saber que se um vizinho cuida bem de sua casa e quintal e o outro não fizer o mesmo, o mosquito acaba afetando todos na localidade. Por isso, precisamos de todos juntos vistoriando os quintais e suas casas para não deixar qualquer tipo de água acumulada. Afinal, o mosquito agora não se reproduz somente em água limpa, mas também em água suja e de esgoto inclusive”. Alertou Aldenice.

Veja algumas dicas para se prevenir da doença:

– Mantenha caixas ou barris de água fechados com tampa adequada;

– Não deixe água da chuva acumulada sobre a laje;

– Elimine folhas, galhos, e qualquer obstáculo que possa impedir a água de fluir pelas calhas;

– Encha de areia até a borda os pratos dos vasos de plantas;

– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo;

– Não deixe pneus expostos com água no interior;

– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados;

– Lave com sabão e escovas o interior dos tanques utilizados para armazenar água;

– Use repelentes em áreas de risco de dengue;

– Coloque telas de proteção nas portas e janelas;

– Use mosquiteiros.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo