Conecte-se conosco

Acre

Secretaria de Educação abre 754 novas vagas para professores

Publicado

em

A Secretaria de de Educação e do Acre abriu concurso para vagas temporárias de professores para o Projeto Poronga, Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem no Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e áreas rurais de difícil acesso. No total são 754 vagas em cargos de nível médio e superior.

As 130 vagas temporárias são de professor para o Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem de 6º ao 9º ano do ensino fundamental (Projeto Poronga).
Os candidatos devem ter licenciatura plena ou graduação em pedagogia. A horária semanal do professor será de 25 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas no site IPAD as 23h59 do dia 27 de dezembro. A taxa é de R$ 55.

A prova objetiva será aplicada no dia 13 de janeiro de 2013, no turno da tarde, nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá.
Outras 125 vagas temporárias são para professores do Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem no Ensino Médio (Peem).

As vagas são para as áreas de linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza e educação física. Os candidatos devem ter licenciatura plena na .

Outras 478 vagas são para professores de Educação de Jovens e Adultos na zona urbana, rural, unidades prisionais e centros de medidas socioeducativos.

As vagas são para professor P1 e P2 – EJA (1º segmento), professor P2 – EJA (2º segmento) área de linguagens, professor P2 – EJA (2º segmento) área de ciências humanas, professor P2 – EJA (2º segmento) área de matemática e ciências da natureza e professor de educação física.

A carga horária semanal será de 25h de atividades para professor formação média e de 12 até 25h semanais para o professor de formação superior.
Outras 21 vagas são para professores para as classes multisseriadas do ensino fundamental e ensino médio em áreas rurais de difícil acesso, visando suprir carências de natureza temporária do Sistema Estadual de Educação.

As vagas são para professor P1 – 1º ao 5º ano do ensino fundamental, professor P2 – 1º ao 5º ano do ensino fundamental, professor P2 – 6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio.
O candidato deve ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de ensino médio (magistério) para professor P1 e curso normal superior e/ou graduação em pedagogia para professor P2. A carga horária semanal do professor será de 25 horas de atividades para o professor de ensino fundamental e médio.

O edital completo pode ser encontrado no site http://www.ipad.com.br/selecaoprofessoreja/.

Outro concurso

Semana passada a Secretaria de Educação abriu edital para o preenchimento de 975 vagas para professores, com formação de . Os docentes lecionarão em jornadas de 25 horas semanais no Ensino Fundamental e Médio. O processo seletivo será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB).

De acordo com o edital, são 416 oportunidades para Pedagogo e outras 559 para Professores PNS – PII nas de Pedagogia, Artes, Biologia/Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e de Sociologia.As inscrições, no valor de R$ 55,00, deverão ser realizadas pela Internet no site Funcab., até o dia 16 de dezembro de 2012.

O certame será composto das seguintes etapas:
1ª Etapa: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
2ª Etapa: Prova de , de caráter classificatório.

A prova objetiva será aplicada simultaneamente nas cidades de Brasiléia/AC, Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC, Sena Madureira/AC e Tarauacá/AC, na data provável de 06 de Janeiro de 2013, no turno da manhã e terá duração de 03 horas. O gabarito oficial será disponibilizado no site da instituição responsável pelo certame no 1º dia útil após a data de realização da prova, a partir das 12 horas (horário local).

Ao final de cada etapa, o será divulgado no Diário Oficial do Estado

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.

De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.

Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

Curso ofertado pelo governo em parceria com a Federacre atenderá 40 micros e pequenas empresas em todo o Acre. Foto: Luan Cesar/Seict

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.

Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Ação qualificará empresariado local a fim de diversifcar e fortalecer a economia. Foto: Luan Cesar/Seict

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.

Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.

The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Liberada: Árvore cai na BR-317 após fortes chuvas próximo a Epitaciolândia

Publicado

em

Queda ocorreu na manhã deste domingo (8), no km 16 da Estrada do Pacífico; via foi liberada após horas de trabalho

Uma árvore caiu e interditou parcialmente a BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na manhã deste domingo (8), no km 16, no município de Epitaciolândia, interior do Acre. O incidente provocou a paralisação do tráfego por algumas horas até a completa liberação da via.

De acordo com informações do Grupamento de Salvamento do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada no sentido Assis Brasil. A queda da árvore foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde as primeiras horas do dia.

Ainda segundo os bombeiros, o volume de chuva registrado chegou a 52 milímetros até as 13h, o que contribuiu para o enfraquecimento da vegetação às margens da rodovia.

A desobstrução da pista contou com a atuação da equipe de salvamento, além do apoio de populares e do motorista de um caminhão que passava pelo local no momento do ocorrido. Após o trabalho, a árvore foi retirada da via e o tráfego voltou a fluir normalmente.

Apesar do susto e do transtorno aos motoristas, não houve registro de feridos.

Comentários

Continue lendo