Conecte-se conosco

Extra

Saúde traça medidas para evitar contaminação entre mais de 240 imigrantes na fronteira com o Peru

Publicado

em

Com o fechamento da fronteira pelo governo peruano, famílias de cinco nacionalidades, entre elas 17 grávidas e 83 crianças, estão sendo orientadas com higienização e outros métodos de prevenção à Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde Acre (Sesacre) segue monitorando 241 estrangeiros que estão abrigados em duas escolas de Assis Brasil, na fronteira com o Peru, como parte de uma ação iniciada há quinze dias pelo Governo do Acre e pela prefeitura local, para conter um eventual foco de contaminação por coronavírus no grupo.

Eles estão em quarentena no interior das duas instituições de ensino do município, na divisa com a cidade peruana de Iñapari, a 310 quilômetros de Rio Branco.

Homem abrigado em escola pública de Assis Brasil prepara banho para o filho, enquanto aguarda uma possibilidade de que a fronteira do Brasil com o Peru abra e a família prossiga viagem de volta ao país de origem Foto: Odair Leal/Secom

Os imigrantes acreditam que sair do país é a melhor opção para se protegerem de uma eventual contaminação pelo novo coronavírus. No entanto, encontraram o Peru fechado para ingresso e prosseguimento de viagem pelo continente, justamente por causa da pandemia da qual acreditam que podem escapar.

O grupo de 74 mulheres, 110 homens e 57 crianças é composto por pessoas de cinco nacionalidades diferentes que chegaram ao Acre gradativamente há 15 dias. Todos moravam nos estados do Sul e do Sudeste, mas agora querem deixar o país.

Técnico da Vigilância Sanitária estadual fala para grupo de estrangeiros sobre as formas de higiene e prevenção contra a Covid-10 Foto: Odair Leal/Secom

Enquanto muitos faziam a viagem de volta aos seus países de origem, outros tentavam chegar à América do Norte, quando foram surpreendidos pelo fechamento da fronteira por autoridades peruanas, em razão da pandemia de coronavírus.

Crianças no abrigo improvisado de uma das escolas de Assis Brasil; fechamento da fronteira pelo Peru impede estrangeiros que residiam no país de prosseguir viagem Foto: Odair Leal/Secom

Na quarta-feira, 25, técnicos da Vigilância Sanitária da Sesacre se deslocaram para a região, onde há duas semanas o Peru fechou o acesso para o seu território, numa tentativa de frear o aumento de casos de Covid-19 no país, que já ultrapassam os 480 confirmados, com nove mortes.

Equipe da Vigilância Sanitária da Sesacre falam para estrangeiros sobre o risco da Covid e as formas de prevenção, em Assis Brasil Foto: Odair Leal/Secom

“Eles estão vindo do sul e do sudeste do país, num processo inverso ao que fizeram três ou quatro anos atrás, e o nosso trabalho aqui, neste momento, é o de orientar as autoridades locais sobre a higienização dos abrigos e também conscientizar as pessoas que estão abrigadas para o risco de contágio por coronavírus, se não adotarem medidas de prevenção”, informa Advagner Prado, chefe do Núcleo de Serviços da Vigilância Sanitária, órgão da Sesacre.

Por dois dias, na quarta-feira, 25 e na quinta, 26, os profissionais da Sesacre estiveram novamente reunidos com o prefeito Antônio Barbosa, o Zum, com representantes da Saúde do município e com integrantes do Grupo Especial de Segurança de Fronteira, o Gefron, da Polícia Militar do Estado do Acre, para traçarem estratégias que visam a resguardar a integridade, tanto dos migrantes, quanto da população local.

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, fez a doação de 250 colchões e 100 cestas básicas que acabaram em dois dias.

O prefeito de Assis Brasil, Antonio Barbosa, afirma que o grupo consome em média 900 refeições por dia, impactando diretamente nas finanças do município.

Zum afirma que os próprios abrigados estão ligando para parentes e amigos que estão em outros estados chamando-os para virem a Assis Brasil. “Eles ligam todos os dias para São Paulo, Santa Catarina e o Paraná, principalmente, chamando seus compatriotas para se juntarem ao grupo aqui, porque entendem que estão sendo bem tratados”, alerta o prefeito. A fronteira com a Bolívia também segue fechada.

Advagner Prado, chefe da Serviços da Vigilância Sanitária da Sesacre, em inspeção a abrigos improvisados em Assis Brasil: preocupação com focos de coronavírus entre os estrangeiros Foto: Odair Leal/Secom

Nível de conhecimento sobre a pandemia é muito baixo entre os abrigados

Para Advagner Prado, a ideia é que todos tenham o máximo de cautela com a higiene para evitar um foco de contaminação por coronavírus com proporções drásticas.

Militares do Exército Brasileiro mantêm guarda na fronteira com o Peru; fronteira está bloqueada por autoridades peruanas Foto: Odair Leal/Secom

“É preciso mostrar para eles que devem cuidar da higienização da forma mais correta possível. É preciso evitar um foco de contaminação por Covid-19 aqui”, ressalta o profissional da Vigilância Sanitária.

Na escola municipal Edilsa Maria Batista, onde estão abrigadas 92 pessoas, 32 são homens e 34 mulheres, das quais nove estão grávidas. Pelo menos 26 abrigados são crianças.

O nível de conhecimento deles sobre a pandemia é baixíssimo. Morei Sangré é natural da Costa do Marfim, na África. Está há quatro anos no Brasil, onde morava em Florianópolis. Agora, quer alcançar a América do Norte. “O povo brasileiro me tratou muito bem. Fui acolhido com alegria, mas quero ir embora para a América, quero entrar nos Estados Unidos”.

Crianças brincam no balanço de escola que serve de abrigo em Assis Brasil; mais de 240 estrangeiros que moram no Brasil tentam fazer o caminho inverso Foto: Odair Leal/Secom

Já o serralheiro haitiano Lucian Verstling diz estar com os primos, todos vindo de São Paulo, tentando alcançar o México. “Infelizmente, Peru fechou tudo. Mas vamos ficar por aqui. Não temos mais como voltar para São Paulo”.

Verstiling está abrigado na escola estadual Iris Célia Cabanellas Zanini, para onde foram levados 149 migrantes. Nesta escola, há 40 mulheres, das quais sete estão gestantes, além de 78 homens e 31 crianças.

Criança brinca no escorregador da escola onde está abrigada com os pais; estrangeiros querem deixar o país, mas fronteira com o Peru está fechada Foto: Odair Leal/Secom

Nesta semana, o Peru fez a detenção de 18 mil pessoas por violação de distanciamento social.

Ainda na quarta-feira, 25, duas aeronaves C-130 Hércules, da Força Aérea Brasileira, resgataram 66 brasileiros que estavam retidos em Cuzco, numa operação gerenciada pelo Palácio do Itamaraty, em Brasília.

Os aviões fizeram uma escala técnica em Porto Velho e sem desembarque de passageiros, e seguiu para São Paulo, ao final da tarde do mesmo dia.

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Polícia Civil desarticula esquema de roubos e recupera motos em ação conjunta com a polícia boliviana

Publicado

em

Operação coordenada pelo delegado Alex Danny resultou na prisão de suspeitos, apreensão de drogas, veículos roubados e carro clonado

A Polícia Civil de Epitaciolândia, sob coordenação do delegado Alex Danny, intensificou as investigações após uma série de roubos de motocicletas e arrombamentos a residências, comércios e prédios públicos registrados nos últimos dias no município. Entre os alvos dos criminosos estava a Escola José Hassem, localizada no bairro Satel.

Diante do aumento das ocorrências, o delegado determinou a formação de uma força-tarefa, com investigadores atuando de forma ininterrupta, em regime diuturno, para identificar e prender os responsáveis. Como resultado do trabalho investigativo, três suspeitos brasileiros foram abordados e detidos na noite desta segunda-feira, enquanto circulavam em via pública.

Segundo a Polícia Civil, os detidos e identificados como; Jacson Nunes de Lima, Jesus de Nazaré e Gerferson Junior da Silva Marinho, foram confrontados com imagens de câmeras de segurança espalhadas pela cidade, o que possibilitou a identificação e qualificação dos envolvidos nos crimes. A partir das informações obtidas durante os interrogatórios, os investigadores descobriram que os produtos roubados estavam sendo trocados por entorpecentes e revendidos no lado boliviano, na cidade de Cobija.

Com o apoio da Polícia Boliviana, a Polícia Civil de Epitaciolândia entrou em contato com o Comando Departamental de Pando, que prontamente atendeu à solicitação. Na manhã desta terça-feira (16), as forças de segurança dos dois países realizaram uma reunião para alinhar a operação conjunta.

Durante a ação em território boliviano, a polícia local conseguiu localizar a residência de um suspeito conhecido das autoridades por atuar como receptador de produtos roubados. No local, foram apreendidos entorpecentes, diversos materiais furtados e roubados, além de seis motocicletas com registro de origem ilícita.

Ainda durante a operação, foi encontrado um veículo tipo Jipe com sinais de clonagem. De acordo com a Polícia Civil, o próximo passo será a articulação entre as autoridades bolivianas e brasileiras para que o veículo seja oficialmente entregue e posteriormente devolvido ao verdadeiro proprietário.

A Polícia Civil destacou a importância da cooperação internacional no combate aos crimes transfronteiriços e reforçou que as investigações terão continuidade para identificar outros envolvidos no esquema criminoso.

Comentários

Continue lendo

Extra

Gladson e Mailza reforçam investimentos em segurança, formam 45 militares da Rotam e elevam qualificação da PM a 90%

Publicado

em

Ao participarem da formatura do 2º Curso de Operações Rondas Ostensivas Tático Móvel (2º COR/2025), o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis reafirmaram o compromisso do Governo do Acre com o fortalecimento da Segurança Pública, uma das áreas prioritárias da gestão. A capacitação de 45 militares representa um investimento de R$ 4,3 milhões e consolida o avanço estrutural da Polícia Militar do Acre, que encerra o ano com cerca de 90% da tropa qualificada.

Durante 82 dias, os formandos enfrentaram uma rotina intensa de treinamentos técnicos e operacionais para integrar a Rotam, unidade especializada da PM-AC. O curso reuniu 40 policiais militares do Acre, dois do Mato Grosso e três policiais penais acreanos, com instruções que incluíram sobrevivência na selva, operações ribeirinhas e aéreas, patrulhamento de fronteira, abordagem tática, legislação policial e técnicas de tiro.

A Companhia Rotam, que completou sete anos de fundação em setembro, consolidou-se como referência no policiamento tático móvel no estado.

Para o governador Gladson Camelí, a iniciativa representa um avanço concreto na política de segurança pública. “A segurança é uma das áreas mais sensíveis para qualquer gestão pública. Por isso, nosso governo tem priorizado estruturar as forças policiais com preparo técnico, equipamentos e valorização profissional, garantindo mais proteção às famílias acreanas”, afirmou.

Durante a solenidade, o governador também anunciou a entrega de 1.055 pistolas Glock e 3.622 uniformes, com investimento de R$ 4,3 milhões, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AC).

Gladson Camelí destacou ainda o apoio da bancada federal e dos deputados estaduais na viabilização de recursos e na aprovação de legislações estratégicas para o setor, além de reconhecer a atuação da vice-governadora Mailza Assis. “Agradeço à vice-governadora pela lealdade, competência e compromisso com o Acre, sempre presente nas decisões estratégicas do governo”, frisou.

A vice-governadora e secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, ressaltou que os investimentos em segurança pública refletem diretamente na proteção de vidas e no cuidado com os mais vulneráveis. “Investir em segurança é proteger famílias, mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse trabalho é amplo, integrado e beneficia toda a sociedade. Parabenizo cada formando pelo compromisso diário de servir e proteger a população acreana”, destacou.

90% da tropa capacitada

Segundo a comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata Freitas, a corporação encerra 2025 com cerca de 2 mil policiais capacitados, o que corresponde a aproximadamente 90% do efetivo. “Foram formações em áreas operacionais, administrativas, licitações, inteligência e até inteligência artificial, tanto na capital quanto no interior. Investir em qualificação significa melhorar o serviço prestado à sociedade”, afirmou.

A comandante também destacou a evolução do orçamento da PM desde o início da atual gestão. Em 2019, o orçamento da corporação era de R$ 5 milhões; atualmente, ultrapassa R$ 22 milhões, refletindo a prioridade dada à segurança pública.

Durante a solenidade, o governador Gladson Camelí assinou ainda a autorização para que 28 candidatos aprovados em concurso público ingressem no curso de formação da Polícia Militar a partir de janeiro do próximo ano, reforçando o efetivo da corporação.

Reconhecimento e representatividade

Em reconhecimento à gestão que priorizou o fortalecimento do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o governador e a vice-governadora foram homenageados pela nova turma da Rotam. Os formandos realizaram uma apresentação operacional durante a cerimônia, acompanhados por autoridades e familiares.

Entre os destaques da turma está a soldado Jucyellen Lima do Nascimento, única mulher a concluir o curso nesta edição. Após 82 dias de treinamento intenso, ela destacou o sentimento de superação. “Essa conquista representa não só uma vitória pessoal, mas também um incentivo para outras mulheres que desejam seguir a carreira operacional. Foi um período desafiador, mas marcado pelo apoio dos colegas e da família”, afirmou.

Atualmente, dos 1.963 policiais capacitados da PM, cerca de 1,7 mil receberam formação no próprio Acre, enquanto os demais participaram de cursos em parceria com outras forças de segurança.

O diretor de Ensino da Polícia Militar, coronel Manoel Jorge da Silva, classificou o curso da Rotam como um dos mais elevados níveis de capacitação policial. “Não se trata apenas de técnica, mas de mentalidade, disciplina, coragem e responsabilidade. A Rotam é sinônimo de pronta resposta e atuação precisa diante do crime violento, garantindo a presença firme e legal do Estado”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA – AVISO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA

COMISSÃO MUNICIPAL PERMANENTE DE LICITAÇÃO – CMPL

AVISO DE LICITAÇÃO

CONCORRENCIA N.º 002/2025.

DATA PARA RETIRADA DO EDITAL: 16/12/2025 à 02/01/2026.

TIPO DE LICITAÇÃO: Menor Preço Global.

DATA DA ABERTURA: 05 de janeiro de 2026.

HORARIO: 09h00min (nove horas).

LOCAL: Rua Capitão Pedro de Vasconcelos n° 257 – Sede da Prefeitura Municipal de Epitaciolândia.

OBJETO: Contratação de Serviços de Engenharia, para realização da reforma da UBS JOSÉ FRANCISCO DO NASCIMENTO, conforme contrato de repasse n° 19023.2490001/23-011, para atender as necessidades do Município de Epitaciolândia/AC.

01 – As pastas contendo condições e especificações relativas ao presente Edital, encontram-se à disposição dos interessados para consulta na Secretaria da Comissão de Contratação, no endereço acima.

02 – A Prefeitura Municipal de Epitaciolândia reserva-se ao direito de o todo e qualquer tempo, desistir, revogar adiar ou mesmo anular total ou parcialmente esta Licitação, sem que isto represente direito dos interessados a qualquer pedido de indenização, reembolso ou compensação dos valores.

Epitaciolândia – Acre, 16 de dezembro de 2026.

Agleison Rodrigues dos Santos

Agente de Contratação

Decreto n° 072/2025

Comentários

Continue lendo