Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde de Xapuri diz que aguardará “burocracia” para avançar na vacinação

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

Impedida de estender a campanha de vacinação contra a Covid-19 à faixa etária dos 50 aos 54 anos de idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) afirmou, por meio da Diretoria de Atenção Básica em Saúde que aguarda as orientações da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na última sexta-feira (28) o início da vacinação contra Covid-19 da população na faixa etária entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente de idade. Xapuri, no entanto, havia se antecipado a isso e vacinado pessoas sem comorbidades entre os 55 e 59 anos.

Ao anunciar a vacinação para o grupo entre 50 e 54 anos, o município foi advertido a suspender o processo e aconselhado a continuar seguindo o Plano Nacional. Agora, com as novas diretrizes, a Semusa diz que vai aguardar as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A decisão de iniciar a vacinação da população em geral, segundo o Ministério da Saúde, decorre de uma demanda diminuída de grupos prioritários elencados no plano de imunização. A pasta vai continuar a vacinação de grupos prioritários ao mesmo tempo que ampliará a imunização para a maior parte da população.

Ao tomar conhecimento da informação, o diretor de Atenção Básica em Saúde de Xapuri, enfermeiro Francisco Andrade, afirmou que a decisão do MS demonstra que o município não estava equivocado em resolver avançar na campanha de vacinação. Segundo ele, a condição de vacinar a partir dos 50 anos é real.

“Tudo o que fizemos foi isso. Mantivemos os 55 anos porque tínhamos a realidade e expomos ao PNI e ao Ministério Público que tínhamos condição de ir aos 50. Estávamos certos, mas vamos aguardar. Temos condição de avançar, mas vamos aguardar a burocracia”, ressaltou.

Até a última atualização do boletim informativo municipal sobre a vacinação, o município de Xapuri havia aplicado cerca de 4.200 doses de imunizantes contra a Covid-9. Do total, 117 pessoas vacinadas têm entre 55 e 59 anos de idade. A Semusa diz ter doses para vacinar 300 pessoas entre 50 e 54 anos.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Boletim Sesacre), Xapuri tem 2.952 casos confirmados de Covid-9 desde o começo da pandemia, com 27 óbitos. Pelo Boletim Municipal, já são mais de 3.100 casos, com 32 mortes em decorrência da doença.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo