fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde de Xapuri diz que aguardará “burocracia” para avançar na vacinação

Publicado

em

Por Raimari Cardoso

Impedida de estender a campanha de vacinação contra a Covid-19 à faixa etária dos 50 aos 54 anos de idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) afirmou, por meio da Diretoria de Atenção Básica em Saúde que aguarda as orientações da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na última sexta-feira (28) o início da vacinação contra Covid-19 da população na faixa etária entre 18 e 59 anos, em ordem decrescente de idade. Xapuri, no entanto, havia se antecipado a isso e vacinado pessoas sem comorbidades entre os 55 e 59 anos.

Ao anunciar a vacinação para o grupo entre 50 e 54 anos, o município foi advertido a suspender o processo e aconselhado a continuar seguindo o Plano Nacional. Agora, com as novas diretrizes, a Semusa diz que vai aguardar as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

A decisão de iniciar a vacinação da população em geral, segundo o Ministério da Saúde, decorre de uma demanda diminuída de grupos prioritários elencados no plano de imunização. A pasta vai continuar a vacinação de grupos prioritários ao mesmo tempo que ampliará a imunização para a maior parte da população.

Ao tomar conhecimento da informação, o diretor de Atenção Básica em Saúde de Xapuri, enfermeiro Francisco Andrade, afirmou que a decisão do MS demonstra que o município não estava equivocado em resolver avançar na campanha de vacinação. Segundo ele, a condição de vacinar a partir dos 50 anos é real.

“Tudo o que fizemos foi isso. Mantivemos os 55 anos porque tínhamos a realidade e expomos ao PNI e ao Ministério Público que tínhamos condição de ir aos 50. Estávamos certos, mas vamos aguardar. Temos condição de avançar, mas vamos aguardar a burocracia”, ressaltou.

Até a última atualização do boletim informativo municipal sobre a vacinação, o município de Xapuri havia aplicado cerca de 4.200 doses de imunizantes contra a Covid-9. Do total, 117 pessoas vacinadas têm entre 55 e 59 anos de idade. A Semusa diz ter doses para vacinar 300 pessoas entre 50 e 54 anos.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado de Saúde (Boletim Sesacre), Xapuri tem 2.952 casos confirmados de Covid-9 desde o começo da pandemia, com 27 óbitos. Pelo Boletim Municipal, já são mais de 3.100 casos, com 32 mortes em decorrência da doença.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bruna Biancardi mostra evolução do corpo durante gravidez até nascimento: ‘Mavie’

Publicado

em

Por

Bruna Biancardi, de 30 anos, mostrou a evolução do corpo dela durante a gestação de Mavie, de 6 meses, fruto do relacionamento com Neymar, de 32. A influenciadora posou para fotos usando o mesmo biquíni azul para mostrar como o corpo se transformou durante e depois da gestação.

“Antes tarde, do que nunca. Registrei mês a mês do barrigão e esqueci de fazer a foto com ela nos primeiro dias de vida, mas tá valendo, né?”, escreveu Bruna ao compartilhar a foto. Mavie nasceu em outubro do ano passado, em um hospital particular em São Paulo. Bruna Biancardi foi acompanhada na sala de parto pela irmã, Bianca Biancardi, pois Neymar não conseguiu chegar no Brasil a tempo para acompanhar o nascimento da menina.

O craque é jogador do Al-Hilal, por isso mora na Arábia Saudita. Como o parto da menina aconteceu de última hora, o atleta precisou pegar um avião particular para viajar ao Brasil, mas mesmo assim só conseguiu pousar quando a influenciadora já havia dado à luz.

Bruna Biancardi mostra evolução do corpo — Foto: Reprodução/Instagram

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Sebrae participa do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção

Publicado

em

Evento reuniu empresários, autoridades e líderes políticos

Reunindo empresários da Indústria da Construção, autoridades locais e líderes políticos, o Acre sedia a 6ª edição do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção (FNNIC), realizada nos dias 25 e 26 de abril, em Rio Branco. O evento busca compartilhar conhecimento e estimular a troca de experiências do setor imobiliário e das obras públicas.

A edição conta com apoio de instituições como o Sebrae, Governo do Acre, Prefeitura de Rio Branco, Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), Tribunal de Contas do Estado (TCE/AC), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (CREA/AC), entre outras instituições e empresas.

O presidente do FNNIC, Marcos Holanda, destacou a satisfação em promover mais uma edição do evento com casa cheia. “Os assuntos abordados são importantíssimos, precisamos de cada um aqui presente para transformar o Norte e colocá-lo no eixo de desenvolvimento”, pontuou.

Durante dois dias, o Fórum discute temas relevantes relacionados à atividade econômica, com foco em aspectos financeiros, geração de emprego e renda. “Discutir políticas de desenvolvimento para nós é fundamental, e a gente precisa entender as dificuldades que se vive em estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá. A relação que temos com os sindicatos ligados à FIEAC e as políticas de capacitação, de fortalecimento e de construção de um ambiente de negócios cada vez melhor, são demonstrações da proximidade do Sebrae aos negócios locais”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira.

Com o painel “Como o SEBRAE pode ajudar a indústria da construção a ser mais produtiva”, o analista do Sebrae Nacional e head de Indústria e Construção Civil, Fábio Rabello, fez suas contribuições ao empresariado para o desenvolvimento do setor.

“O setor da Construção Civil não costuma entender que são empreendedores, e o Sebrae é a casa do empreendedor. Com isso, apresentamos alguns de nossos programas nacionais e projetos, mostrando como entregamos essa ajuda para este setor, que é uma mola propulsora do desenvolvimento do nosso país”, disse.

Atualmente, o FNNIC reúne construtores e incorporadores de uma ampla gama de estados, incluindo Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ifac suspende Calendário Institucional 2024 em decorrência da greve

Publicado

em

Prédio do Ifac em Rio Branco. Foto: Pedro Devani/Secom

Por Raimari Cardoso – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) suspendeu, nesta sexta-feira, 26, o Calendário Institucional 2024 em decorrência do movimento de greve nacional de técnicos administrativos e docentes da Educação Básica, Científica e Tecnológica (EBTT).

A decisão foi tomada durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Ifac (Consu) com aprovação por maioria absoluta.

Os conselheiros, representantes de alunos, de servidores técnicos e docentes, do Sindicato Nacional que representa os servidores (docentes e técnicos) da Rede Federal de Educação Básica, Técnica e Tecnológica – Sinasefe, dos egressos e da comunidade externa, deliberaram a pauta apresentada pela presidente do Consu, reitora Rosana Cavalcante dos Santos, de suspensão do Calendário Institucional 2024.

De acordo com a decisão, as aulas dos seis campi do Ifac estão temporariamente suspensas, sendo que as atividades letivas serão recuperadas posteriormente, tão logo termine a greve. As atividades essenciais e inadiáveis serão mantidas, de acordo com as deliberações realizadas em assembleias pelos Comandos de Greve Locais.

A Reitoria do Instituto Federal do Acre afirmou que acompanha o movimento e que tem mantido diálogo com os comandos de greve, com os estudantes e comunidade interna e externa, reiterando que o Consu e gestores apoiam e respeitam o movimento de greve de técnicos administrativos e docentes da instituição, conforme Moção de Apoio e Nota publicadas no site institucional.

Comentários

Continue lendo