fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde confirma primeiro preso com Covid-19 no AC e sete aguardam resultado de exame

Publicado

em

Dezenoves presos também foram isolados porque tiveram contato com o caso confirmado, mas seguem assintomáticos. Nove policiais penais estão com a doença.

Saúde confirma primeiro preso com Covid-19 no AC e sete aguardam resultado de exame — Foto: Reprodução

A Saúde confirmou, no domingo (19), o primeiro caso de Covid-19 entre os presos de Rio Branco. Depois do anúncio, o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) informou que mais sete presos do Complexo Prisional Francisco de Oliveira Conde fizeram o exame e estão aguardando o resultado.

Além disso, o sistema penitenciário tem nove policiais penais diagnosticados com a doença, sendo que apenas um teve alta. O Iapen disse ainda que chegou a afastar 69 servidores que estão no grupo de risco.

Em nota, a gestão explicou que o preso, que teve o exame confirmado, tem 34 anos e cumpre pena desde 2018 e estava no pavilhão Q, destinado ao isolamento, desde quinta-feira (16), quando passou a ser considerado caso suspeito da doença.

Antes disso, ele estava no pavilhão A, onde teve contato com mais 26 presos. Destes, sete foram levados à unidade de saúde para fazer exame. Os outros 19 permanecem no pavilhão de isolamento e estão assintomáticos, segundo o Iapen.

Todos os presos são acompanhados pela Vigilância Epidemiológica, segundo a direção, e devem fazer todas as avaliações necessárias.

“Os familiares foram informados a respeito da situação de saúde do preso que recebeu resultado positivo por meio da equipe técnica do presídio e também receberão as informações referentes à evolução do quadro do paciente sempre que este for atualizado”, garante o diretor do Iapen, Arlenilson Cunha, em nota.

O Ministério Público do estado (MP-AC) havia recomendado algumas ações que deveriam ser tomadas pelo Iapen que já tinha adotado algumas medidas, conforme anunciou na época.

As visitas nas unidades prisionais estão suspensas desde o último dia 17 de março, seguindo até o próximo dia 25 de abril. Vale destacar também que presas da unidade feminina de Rio Branco estão confeccionando máscaras para o uso dentro das unidades do estado.

Medidas adotadas:

  • Manter os presos em suspeita da doença em alojamento separado até atendimento;
  • Realizar a limpeza e desinfecção das superfícies das celas, alojamentos e de outros ambientes utilizados por servidores e presos;
  • Suspensão de atendimento de advogados suspensas, a menos que seja comprovada a necessidade de urgência ou que envolvam prazos processuais;
  • Suspensão temporária de transferência interestadual de presos.

Além disso, dois pavilhões foram separados para receber os presos que derem entrada na unidade de Rio Branco durante o período de emergência, onde serão submetidos a isolamento e triagem. A mesma regra vale para o interior do estado.

As aulas estão suspensas dentro dos presídios e os trabalhos externos também, exceto as que são desenvolvidas na Unidade Penitenciária (UP-4), onde são feitos o trabalho de roçagem e manejo de hortaliças.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vídeo: Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete em Sena Madureira

Publicado

em

Manoel Delmiro sofreu fratura no braço e precisou ser transferido para Rio Branco

O motociclista Manoel Delmiro da Silva, de 36 anos, ficou ferido após colidir sua moto com uma caminhonete na noite desta quinta-feira (30), no cruzamento da Avenida Guanabara com a Rua Nicácio Teixeira, no bairro da Pista, em Sena Madureira, interior do Acre.

De acordo com testemunhas, Manoel trafegava pela via quando colidiu com o veículo. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelo Policiamento de Trânsito.

O motorista da caminhonete parou para prestar socorro e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima sofreu uma fratura fechada no braço esquerdo e foi levada ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

Devido à gravidade da lesão, Manoel foi transferido para o pronto-socorro de Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Motociclista sofre acidente ao bater em buraco e é levado ao hospital em Rio Branco

Publicado

em

Homem teve ferimentos na cabeça e recusou acionamento da polícia de trânsito

Samuel, de 32 anos, ficou ferido na tarde deste sábado (1º) após perder o controle da motocicleta e cair no km 2 do Ramal do Quixadá, em Rio Branco.

Segundo testemunhas, ele trafegava em uma moto CB-300 roxa quando colidiu contra um buraco no asfalto. Com o impacto, foi arremessado ao solo, sofrendo um corte na testa, um ferimento contuso na cabeça e escoriações pelo corpo. A equipe médica constatou um traumatismo cranioencefálico (TCE) leve.

Motoristas que passavam pelo local ajudaram Samuel e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado prestou os primeiros socorros, e ele foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável.

Durante o atendimento, Samuel pediu para que o policiamento de trânsito não fosse chamado. Sua motocicleta foi retirada do local por populares e levada para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Homem é brutalmente agredido e jogado em área de mata em Rio Branco

Publicado

em

Vítima sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave

Francildo Moreno da Silva, de 36 anos, foi violentamente agredido na tarde deste sábado (1º) no bairro Manoel Julião, em Rio Branco, nas proximidades do antigo Pague Pouco, na Rua Maracanã.

Segundo relatos de testemunhas, Francildo caminhava pela rua quando foi abordado por dois criminosos armados com ripas de madeira. Ele foi brutalmente espancado na cabeça até ficar desacordado e, em seguida, arrastado e jogado em uma área de mata.

Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para socorrer a vítima. Devido à gravidade dos ferimentos, incluindo um afundamento de crânio e um traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, foi necessário o reforço de uma equipe de suporte avançado.

Após ser estabilizado pelos socorristas, Francildo foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece internado em estado grave.

Apesar da gravidade da agressão, a Polícia Militar não foi acionada e, até o momento, não há registro de investigação pela Polícia Civil.

Comentários

Continue lendo