Geral
Saúde articula plano de contingência para o enfrentamento das doenças causadas pelo Aedes
Mesmo com as ações de prevenção e promoção realizadas durante todo o ano no Acre, os casos de dengue tiveram um aumento considerável em todo o estado. Nesse primeiro mês de 2019 foram notificados 1.842 casos de suspeita de dengue. Em janeiro do ano passado foram notificados 1.227 casos suspeitos, o que representa 33% a mais no número de notificações neste ano se comparado ao mesmo período do ano anterior.
Em Rio Branco, no mesmo período de 2018 foram notificados 279 casos suspeitos, já em 2019 foram 1.134 casos de suspeita de dengue, o que representa um aumento de 400% nas notificações na capital.
Devido a essa variação crescente, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias, realizou na última quinta-feira,31, uma reunião de planejamento de contingência para atender aos pacientes com suspeita de dengue.
Durante a reunião ficou definido que serão feitas a capacitação e atualização dos profissionais de saúde, para que possam acolher e diagnosticar esses pacientes com mais celeridade.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do 2° Distrito e o Centro de saúde Barral y Barral serão unidades sentinelas da doença, ou seja, locais de referência para o atendimento desses casos.
Plano de Ação
Um profissional irá capacitar os médicos e enfermeiros quanto ao manejo clínico de pacientes suspeitos do agravo, bem como o controle e uso dos insumos laboratoriais. Uma sala de situação será criada e será o local onde estarão presentes representantes de instituições públicas, a fim de promover um combate mais efetivo em diversas frentes.
“Estamos implantando o plano de contingência para que a população não fique desassistida e receba orientação e tratamento adequado”, explica Sônia Queiroz, gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.




Você precisa fazer login para comentar.