Cotidiano
Santos perde do Sport e termina Série B como ‘pior campeão da história’
Desdes os primeiros minutos, o Sport assumiu o protagonismo da partida, muito por conta de sua necessidade de vencer para tentar ficar com a vaga no G4

Santos perde do Sport e termina Série B como ‘pior campeão da história’
Com Lance!
O Santos terminou, enfim, sua passagem pela segunda divisão do futebol nacional. Diante do Sport, na Ilha do Retiro, em Recife, o Peixe perdeu na 38ª rodada da Série B, por 2 a 1, e agora olha para a reconstrução do clube a partir da próxima temporada. E apesar da alegria do acesso e do título da competição – objetivos vistos como obrigações pela torcida e diretoria santista – o Alvinegro fica com a marca de ser o campeão com a pior pontuação da história da competição.
O clube termina a Série B com 68 pontos, piorando a marca que pertencia ao Coritiba, que levantou a taça da competição com 69 pontos em 2007. Com exceção da dupla, todos os outros 17 campeões somaram 70 pontos ou mais.
E a derrota veio com dois gols sofridos de um nome muito conhecido pela torcida alvinegra: Lucas Lima. O meia, que pertence ao Santos e está emprestado ao Rubro-Negro, foi o grande nome da partida e selou o acesso do Sport de volta à Série A após três anos. A participação do atleta no jogo movimentou os bastidores das equipes ao longo da semana, quando o Leão anunciou que pagaria a multa de R$ 500 mil para contar com o meio-campista. E o investimento surtiu o resultado esperado.

Lucas Lima, do Sport, marcou os dois gols da equipe no confronto na Ilha do Retiro. Foto: Marlon Costa
Lucas Lima abriu o placar aos 48 minutos da primeira etapa de pênalti. O segundo gol veio após o intervalo. Aos 17 do segundo tempo, o atacante Lobato levou pata a linha de fundo, cruzou rasteiro para trás e encontrou Lima sozinho para bater de chapa no canto do goleiro Gabriel Brazão.
Durante todo o jogo, o clima no estádio evidenciava a tensão envolvida na partida. O peso maior, claro, estava nos mandantes, mas o Santos buscava finalizar o ano com um resultado positivo e eliminar a marca negativa em relação à pontuação, o que não conseguiu.
Como foi o jogo?
Desdes os primeiros minutos, o Sport assumiu o protagonismo da partida, muito por conta de sua necessidade de vencer para tentar ficar com a vaga no G4. Porém, a pressão partia muito mais das arquibancadas do que de chances criadas em campo. Aos três minutos, Fabrício Domínguez arriscou, mas mandou para fora. O nome que gerou perigo, de fato, para a meta de Gabriel Brazão foi o próprio Lucas Lima.
O meia arriscou duas vezes para fora antes de balançar as redes. E o gol saiu de bola parada em cobrança de pênalti. Fabrício Domínguez foi derrubado e o meia ex Santos bateu com calma, deslocando o goleiro Gabriel Brazão, e abriu o placar. E o resultado terminou 1 x 0 para o Sport na primeira etapa.
Do lado do Santos, a equipe sentiu o peso das mudanças em sua escalação. A equipe entrou em campo com onze desfalques e sem o técnico Fábio Carille, que acertou sua saída na última semana e não comandou o alvinegro em seu último compromisso do ano.
Leandro Zago, técnico interino, precisou mesclar nomes pouco usados ao longo do ano com algumas referências do elenco, como o goleiro Brazão, Diego Pituca e Otero. O resultado foi um time desorganizado em campo e, apesar de não sofrer um volume de finalizações perigosas tão alto, não conseguiu ficar com a bola para atacar o adversário.
No primeiro tempo, a principal chance saiu de uma bobeira do lateral Dalbert, que cochilou e perdeu a bola dentro da grande área, mas Wendel Silva não aproveitou o passe e bateu mal, com desvio da zaga, em direção à linha de fundo.
Na segunda etapa, o Santos ainda chegou a sofrer um gol, após um bate-rebate na área, mas que foi anulado por impedimento. Gabriel Brazão brilhou mais uma vez em uma cobrança de pênalti assinalda a favor do Sport aos 39 minutos da segunda etapa. Barletta foi para a bola e o arquei voou para espalmar e evitar o terceiro gol.
No ataque, Otero arriscou com finalizações de fora da área e assustou o goleiro Caíque França. Mas o setor só foi realmente eficiente no lance do gol que descontou o placar. O meia venezuelano fez uma bela cobrança de falta, cruzou na área e viu Basso dar uma assistência de cabeça para Wendel Silva estufar as redes. 2 x 1 e placar selado na Ilha do Retiro.
Até o apito final, o Sport tentou cozinhar a partida e a torcida comemorou nas arquibancadas a derrota do Novorizontino, o que favorecia o rubro-negro na classificação. Ainda deu tempo para uma breve confusão dos atletas em campo, mas que foi cessada com o fim da partida e a festa dos jogadores no gramado do estádio.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.