fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Saneacre mobiliza servidores e avança noite adentro para restaurar fornecimento de água em Brasileia

Publicado

em

Por Dora Monteiro

O gerente regional do Saneacre em Brasileia, Ericsson Cameli, informou que a água deverá retornar às torneiras da população local por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira,10. O fornecimento foi interrompido na madrugada desta quinta-feira, 9, depois que fortes chuvas derrubaram a sustentação das adutoras que levam água das estações de tratamento (ETAs I e II) até o reservatório de Brasileia de onde é distribuída para os consumidores finais.

“Na madrugada de quarta pra esta quinta -feira, 9, recebi uma ligação do operador que estava no plantão avisando que precisava parar de operar porque toda a água tratada estava indo embora, já que não tinha como chegar ao reservatório. Assim sendo, junto com a equipe do Vaz e de Epitaciolândia e Brasileia começamos os trabalhos com uma máquina da Prefeitura, uma retroescavadeira do Saneacre e vários funcionários. A expectativa é voltar à normalidade lá pelas duas horas da manhã. Vamos pela madrugada adentro. O importante é atender a população com água tratada”, comentou Ericsson.

O gerente afirma que o incidente ocorreu por conta da força das chuvas aliada à instabilidade do solo que fez cair a sustentação dos dutos. “O sistema passou por manutenção em 2021, sendo, inclusive, inaugurado com a presença do governador Gladson Cameli e toda equipe técnica. Tivemos captação nova instalada, bomba e flutuante instalado, tudo novo e a reforma das estações”, lembra Ericsson.

Há três anos gerenciando a unidade de Brasileia, Ericsson passou a acumular a gestão da unidade de Epitaciolândia desde o início do ano passado. De acordo com ele, o desafio é grande para ampliar a distribuição de água tratada e de esgotamento sanitário. “Mas, não temos dúvida de que o presidente do Saneacre, José Bestene, já esteve à frente do serviço de água e esgoto do Estado e está familiarizado com as demandas, pois é profundo conhecedor do sistema e tem a confiança do governador Gladson Cameli. Não nos tem faltado apoio”, comentou Ericsson.

Comentários

Continue lendo

Acre

Escola de Artes Marciais Leão Dourado realiza 1º torneio interno de graduação com apoio da Prefeitura de Epitaciolândia

Publicado

em

Evento marca evolução de atletas e fortalece o esporte local.

O prefeito Sérgio Lopes acompanhou neste sábado, 5 de abril, a Graduação dos alunos de Jiu-jítsu da Escola Leão Dourado, ao lado da Secretária de Educação Eunice Maia Gondim e do instrutor Amarildo Ferreira.

O projeto Jiu-jítsu nas Escolas é apoiado desde o início da gestão, leva esporte, disciplina e oportunidades aos alunos da rede municipal.

A Escola de Artes Marciais Leão Dourado, comandada pelo Sensei Amarildo Ferreira, promoveu neste fim de semana o 1º Torneio Interno de Graduação de Grau e Evolução de Atletas de 2025, um marco para a comunidade esportiva da região. O evento, realizado na própria escola, reuniu alunos de todas as idades e níveis, celebrando não apenas a técnica, mas também o

O torneio foi idealizado para avaliar o progresso dos alunos em suas respectivas categorias dentro do Jiu-Jitsu, seguindo um sistema de graduação que reconhece dedicação, habilidades técnicas e evolução comportamental. Além disso, a competição serviu como preparação para eventos maiores, que ocorreram no decorrer do ano.

O prefeito Sérgio Lopes, que é um entusiasta das artes marciais, falou da importância das artes marcais nas escolas. “Nossa gestão presta total apoio a todas as modalidades esportivas e, em especial, ao Jiu-jitsu. Temos uma parceria com a Escola Leão Dourado e, hoje, essa modalidade faz parte das nossas escolas. Pretendemos ampliar ainda mais os projetos para oportunizar nossas crianças e jovens, promovendo saúde física e mental através das artes marciais, comprovadamente a inserção desse projeto melhorou a disciplina e o comportamento dos alunos melhorando também o aprendizado.” Destacou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem é brutalmente espancada e esfaqueada no segundo distrito de Rio Branco

Publicado

em

Uma jovem identificada como Emily foi vítima de uma violenta agressão na manhã deste domingo (6), no bairro Santa Inês, localizado no segundo distrito de Rio Branco. A jovem foi espancada e sofreu diversos ferimentos causados por golpes de faca, sendo encontrada em estado grave.

De acordo com o relato de um morador da região, Emily chegou até sua residência pedindo socorro, com múltiplos ferimentos visíveis, inclusive na cabeça. Assustado com a gravidade da situação, o morador acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Inicialmente, uma equipe de suporte básico foi enviada ao local, mas, diante da gravidade dos ferimentos, foi necessário o envio de uma ambulância de suporte avançado. Após os primeiros atendimentos, a vítima foi estabilizada e encaminhada ao setor de traumatologia do Pronto-Socorro de Rio Branco.

O médico plantonista do Samu, Dr. Toniel Souza, informou que a jovem apresentava perfurações no tórax, braço e um corte contuso na cabeça, indicando um possível traumatismo craniano encefálico (TCE) grave. “A vítima sofreu várias perfurações no tórax, braço e um ferimento corte contuso na cabeça, indicando um TCE grave que pode evoluir. Entregamos a paciente no setor responsável do PS para as devidas condutas da equipe médica plantonista”, relatou o médico.

Até às 10h da manhã, a Polícia Militar ainda não havia sido acionada sobre o caso, e nenhum familiar da jovem havia comparecido ao hospital. A direção do Pronto-Socorro deve acionar a Assistência Social para acompanhar a paciente, diante da gravidade do ocorrido e da ausência de acompanhantes.

O caso deve ser investigado pelas autoridades nas próximas horas, à medida que mais informações forem sendo apuradas.

Comentários

Continue lendo

Acre

VÍDEO: Polícia prende nove suspeitos de facção criminosa durante operação em Rio Branco

Publicado

em

Uma operação das forças de segurança resultou na prisão de nove homens suspeitos de integrar a facção criminosa Bonde dos 13 (B13) na noite deste sábado (5), no conjunto habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco. Segundo a Polícia Militar, o grupo se preparava para realizar ataques contra rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).

A ação foi coordenada por uma força-tarefa envolvendo o Batalhão de Operações Especiais (Bope), 2º Batalhão da Polícia Militar, Força Tática do 2º BPM, Força Nacional, Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), que deu apoio com helicóptero.

Entre os detidos está Francisco Gleidson de Souza Nunes, de 32 anos, apontado como uma das lideranças do B13. Também foram presos:

  • Alan da Silva Cruz, 23 anos

  • Alexsandro Cavalcante da Silva, 32 anos

  • Gleidson Francisco de Souza, 27 anos

  • José Pedro do Nascimento Apurinã Filho, 24 anos

  • Marcos Bruno Braga da Silva, 30 anos

  • Douglas Costa de Carvalho, 29 anos

  • Kennis Alves Lustosa Lopes, 45 anos

  • Marlon Kelvy Cruz Dantas, 20 anos

Durante a operação, os agentes apreenderam um revólver calibre .38 com 17 munições e dois veículos. Três dos suspeitos — Francisco Gleidson, José Pedro e Marcos Bruno — estavam com tornozeleiras eletrônicas no momento da abordagem.

Já Marlon Kelvy havia rompido a tornozeleira de monitoramento e estava com um mandado de prisão em aberto. A polícia suspeita que ele pretendia retomar a atuação criminosa após burlar o sistema de vigilância.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde permanecem sob custódia. As investigações prosseguem para identificar o envolvimento do grupo em ações criminosas registradas nas últimas semanas na capital acreana.

Comentários

Continue lendo