Acre
Saneacre avança em instalação da nova estação de tratamento de água de Xapuri e inicia conexão ao sistema de captação
Com o avanço dessa fase, a expectativa é que em breve sejam iniciados os testes operacionais da nova estação, aproximando Xapuri de um marco importante na melhoria do abastecimento de água

Com previsão de conclusão em até 7 dias, a interligação conta com planejamento e supervisão técnica da Diretoria de Operações da autarquia. Foto: cedida
Os primeiros testes da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) de Xapuri estão cada vez mais próximos de serem efetuados. Na quinta-feira, 14, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre) iniciou a interligação da moderna estrutura ao sistema de captação de água do Rio Acre — etapa essencial que marca a reta final para colocar o equipamento em operação e transformar a qualidade do abastecimento no município.
O processo consiste em conectar a unidade de tratamento aos canais de recebimento de água bruta. Após essa etapa, as equipes do Saneacre irão instalar o sistema de dosagem de produtos químicos e, por último, efetuar a conexão da ETA ao reservatório semi-enterrado. A ação marca mais um avanço significativo após cerca de um mês dedicado à instalação da estrutura metálica de tratamento.
O presidente do Saneacre, José Bestene, destaca a importância da obra para o município e reafirmou o compromisso com a determinação do governo do Estado. “Essa obra é muito mais do que ferro e concreto, é um investimento direto na vida das famílias de Xapuri. Estamos seguindo a determinação do governador Gladson Camelí para aproveitar o verão amazônico e acelerar as entregas, porque sabemos que cada dia de sol faz a diferença. Nosso compromisso é colocar essa nova ETA para funcionar o quanto antes, levando água de mais qualidade e com mais segurança para a casa de cada xapuriense”, afirma.

Conexão ao sistema de captação de água proporciona inicio da pré-operação da unidade de tratamento. Foto: Alan Ferraz/Saneacre
O diretor de Operações do Saneacre, Alan Ferraz, explica os aspectos técnicos do trabalho. “A interligação é uma etapa fundamental, pois conecta fisicamente a ETA ao sistema de captação. Após essa conexão, faremos a instalação do sistema de dosagem de produtos químicos, responsável pelo tratamento da água bruta, e em seguida a ligação ao reservatório, que fará a distribuição para a cidade. Também concluímos o sistema de drenagem, para que a água utilizada na lavagem da estação seja devidamente escoada, preservando a estrutura e o meio ambiente”, detalha.
Com o avanço dessa fase, a expectativa é que em breve sejam iniciados os testes operacionais da nova estação, aproximando Xapuri de um marco importante na melhoria do abastecimento de água. Com a segunda ETA captando e tratando a água do Rio Acre, a capacidade de produção de água potável irá dobrar, diminuindo a intermitência no abastecimento dos bairros do município e proporcionando maior segurança hídrica à população.




Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.



Você precisa fazer login para comentar.