Conecte-se conosco

Acre

Rosana denuncia suposto golpe do governo para prejudicar aposentadoria dos professores

Publicado

em

Governo estaria disposto a modificar Lei Naluh Gouveia, que versa sobre a redução do tempo dos professores em sala de aula

“Eles estão tentando modificar a lei para que os professores permaneçam mais cinco anos em sala de aula”, disse Rosana

“Eles estão tentando modificar a lei para que os professores permaneçam mais cinco anos em sala de aula”, disse Rosana

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), Rosana Nascimento, criticou na manhã de quarta-feira (9) a suposta tentativa do governo do Estado de modificar a Lei Naluh Gouveia, que versa sobre a redução do tempo dos professores em sala de aula, sendo permitido o complemento em outras atividades pedagógicas.

A sindicalista disse que “há uma tentativa descarada” por parte do governo do Acre de tentar prejudicar os professores. “Os professores poderão sair perdendo na somatória total dos valores de suas respectivas aposentadorias”, avalia.

De acordo com a sindicalista, por perseguição a ela, em retaliação em decorrência da greve de mais de 50 dias comandada pelo sindicato, o governo estadual tem tentando modificar a lei e fazer com que os professores permaneçam em sala de aula por 30 anos e não apenas 25 como versa a lei.

“Eles estão tentando modificar a lei para que os professores permaneçam mais cinco anos em sala de aula e não apenas cumprindo serviços pedagógicos extras. O que eles estão oferecendo não dá nem para pagar os remédios”, acrescentou.

A exemplo da ex-deputada estadual petista Naluh Gouveia, a presidente do Sinetac defende a tese de que 30 anos é “um tempo muito longo” para um professor cumprir dando aula, pois a maioria dos  desenvolve algum tipo de patologia por conta da atividade escolar.

A sindicalista afirma que a proposta feita pelo governo do Acre acaba do descaracterizar o objetivo da Lei Naluh. “A lei diz que com 25 anos de trabalho os professores podem se afastar da sala para cumprirem outras atividades pedagógicas até que se cumpra os 30 anos e eles possas se aposentar. Eles propõem que aceitemos 5%, que se não aceitarem o servidor fica à serviço da Secretaria de Educação para desenvolver outras atividades, inclusive administrativas, que poderá colocar em risco a somatória total da aposentadoria”.

O líder do governo na Aleac, deputado Daniel Zen (PT), negou que o governo esteja tentando modificar a Lei Naluh Gouveia. Zen disse que a proposta partiu de um outro sindicato que representa os professores. “Não discuto quem tem a legitimidade para representar a classe, mas sei que a proposta, que é proveitosa para os trabalhadores, surgiu do Sindicato dos Professores da Rede Pública de Ensino Estadual do Acre, o SimproAcre”.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo