Conecte-se conosco

Cotidiano

Rodoviários de Rio Branco farão paralisação de advertência nesta sexta-feira por indefinição sobre subsídios

Publicado

em

Sindicato alerta que greve geral pode ser deflagrada na próxima semana se não houver avanços nas negociações com a Prefeitura; paralisação ocorrerá no Terminal Urbano entre 8h e 9h

O SINTTPAC informou que continua disposto a negociar com a Prefeitura e vereadores, na tentativa de evitar a paralisação total do transporte coletivo na capital acreana. Foto: captada 

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Acre (SINTTPAC), rodoviários de Rio Branco realizarão uma paralisação de advertência nesta sexta-feira (12), das 8h às 9h, no Terminal Urbano da capital.

A mobilização, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Acre (SINTTPAC), ocorre em meio às indefinições sobre o projeto de subsídio à empresa Ricco Transportes, que foi retirado e reenviado pela Prefeitura à Câmara Municipal sem comunicação formal à categoria.

De acordo com o presidente do sindicato, Antônio Neto, a paralisação tem caráter de alerta e poderá se repetir na segunda-feira (15) no mesmo horário. Caso não haja avanços, a categoria não descarta deflagrar greve geral a partir de quarta-feira (17).

“Estamos abertos ao diálogo, só não podemos ficar sem o reajuste do trabalhador”, afirmou Neto, ressaltando que não foi informado sobre mudanças no texto do projeto.

Há rumores de que a Câmara Municipal pode convocar sessão extraordinária ainda nesta sexta-feira à tarde ou no sábado para analisar o projeto. O SINTTPAC mantém-se disposto a negociar com a Prefeitura e vereadores para evitar a paralisação total do transporte coletivo, que impactaria milhares de usuários na capital.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Rio Acre marca 9,12 metros em Rio Branco e segue estável, informa Defesa Civil

Publicado

em

Nível do manancial permanece mais de quatro metros abaixo da cota de transbordo

O nível do Rio Acre em Rio Branco registrou 9,12 metros às 5h18 deste sábado (21), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o órgão, o manancial apresentou estabilidade nas últimas horas.

Ainda segundo o boletim, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com índice acumulado de 0,00 milímetros, fator que contribui para a manutenção do nível do rio sem elevação significativa.

Na capital acreana, a cota de alerta é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros. Com a medição atual, o Rio Acre permanece a mais de quatro metros abaixo do nível considerado crítico para transbordamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Campeonatos Estaduais Sub-11 e 15 com 13 equipes confirmadas

Publicado

em

Foto João Valente: Temporada de 2026 vai começar com torneios na base

O departamento de competições da Federação Acreana de Futsal (Fafs), atualizou nesta sexta, 20, o número de equipes confirmadas nos Estaduais Sub-11 e 15, primeiros torneios da temporada de 2026.

“Temos cinco times no 11 e oito no 15. O objetivo da federação é realizar cada competição com 12 participantes”, comentou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.

As inscrições serão encerradas no dia 28 deste mês e os detalhes dos dois torneios vão ser definidos nos congressos técnicos.

Sub-11

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

Sub-15

AME

Café com Leite

Preventório

Villa

Fluminense da Bahia

PSC

Epitaciolândia

CEC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Câmara dos Deputados reajusta verba de gabinete e cota parlamentar

Publicado

em

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Plenário da Câmara dos Deputados

A direção da Câmara dos Deputadosreajustou nesta sexta-feira (20/2) os valores das verbas destinadas aos parlamentares para financiar despesas do mandato (cota parlamentar) e do escritório de trabalho (verba de gabinete).

Os atos, assinados pelos sete membros da Mesa Diretora da Casa, incluindo o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), atualizam os valores com base na inflação.

No caso da cota parlamentar, o reajuste será calculado com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2023 e dezembro de 2025.

A Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) é destinada ao financiamento de despesas para a atuação do deputado, como passagens aéreas, combustível e atividades de divulgação do mandato.

  • O valor da CEAP destinado a cada deputado leva em conta a distância da capital do estado representado pelo parlamentar a Brasília. Parlamentares de Roraima recebem a maior quantia mensal, que, na tabela válida até esta sexta, era de R$ 51,4 mil.

Já a verba de gabinete sofrerá um reajuste pela inflação acumulada entre fevereiro de 2025, última correção feita no valor, até dezembro do ano passado. Esses recursos são utilizados para a contratação de pessoal nos escritórios dos deputados.

Até esta sexta, o valor destinado a cada parlamentar para contratar funcionários era de R$ 133.170,54 por mês. A correção do montante foi oficializada depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar uma lei que reajusta os salários de servidores da Câmara. Com o aumento do gasto com pessoal, a medida já era esperada na Casa.

Ao justificar a medida, a direção da Câmara afirmou que o reajuste recompõe o “desgaste inflacionário verificado até esse marco temporal”.

A Casa também argumentou que, em relação à cota parlamentar, as regras internas estabelecem que a diretoria-geral pode sugerir anualmente uma correção do montante com base no IPCA.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo