fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Juruá segue acima da cota de transbordo e atinge 5 mil famílias em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Rio Juruá segue acima da cota de transbordo e atinge 5 mil famílias em Cruzeiro do Sul — Foto: Arquivo/Prefeitura

Por Iryá Rodrigues

O Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, segue acima da cota de transbordo e marcou 13,75 metros na medição das 6h desta segunda-feira (15), segundo dados da Defesa Civil Municipal. Pelo menos 5 mil famílias estão atingidas pelas águas do manancial.

A cota de alerta do rio é de 11,80 metros e a de transbordo de 13 metros. Com a marca atual, o manancial está com 75 centímetros acima da de transbordo.

Ao todo, 18 famílias estão desalojadas, ou seja, foram removidas de suas casas e levadas para casas de parentes. Outras quatro famílias estão desabrigadas e foram para um abrigo montado pela prefeitura na Escola Joao Bussons, na Vila Lagoinha.

“Estamos com quatro equipes fazendo a remoção, mas só vamos poder atualizar a contabilização da quantidade de famílias removidas pela parte da tarde. Temos aí cerca de 5 mil famílias atingidas tanto em bairros como em comunidades ribeirinhas”, disse o coordenador da Defesa Civil, José Lima.

Defesa Civil Municipal diz que 5 mil famílias estão atingidas por cheia — Foto: Arquivo/Prefeitura

Entre as localidades atingidas em Cruzeiro do Sul estão:

  1. Varzea
  2. Miritizal
  3. Lagoa
  4. Cruzeirinho
  5. Olivença
  6. Cobal
  7. Remanso
  8. Comunidade Praia Grande
  9. Ramal da Boca do Moa
  10. Estirão do Remanso
  11. Comunidade Florianópolis

O Rio Juruá já transbordou neste ano e causou transtornos também quando apresentou vazante, cinco famílias precisaram ser retiradas de casa por causa de desbarrancamentos.

Rio Juruá em Cruzeiro do Sul transborda — Foto: Arquivo/Prefeitura

Rio Liberdade

Além do Rio Juruá, a cheia do Rio Liberdade também preocupa a Defesa Civil. Segundo o coordenador, ainda não se sabe a quantidade exata de famílias atingidas pelo manancial.

O Rio Liberdade onde tem comunidade de mesmo nome, fica a cerca de 100 quilômetros da cidade de Cruzeiro do Sul e além dele, Rio Lagoinha que fica a 20 quilômetros da cidade também transbordou.

“O Rio Liberdade hoje está estabilizado, a gente ainda não tem informação se começou a baixar e nem quantas famílias atingidas. O que sabemos é que seis famílias desalojadas. Estamos com equipes de prontidão fazendo esses atendimentos.”

Comentários

Em alta