fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Branco é a capital mais arborizada do Brasil, com mais 32% de área verde

Publicado

em

Atualmente, a capital Rio Branco, segundo dados do Mapa Biomas é a cidade mais arborizada do país com aproximadamente 32% do seu território verde, mas essa realidade é fruto dos investimentos feitos pela atual gestão municipal no replantio de árvores e recuperação do bioma, tendo em vista, o mesmo estudo, apontava que nos últimos 10 anos, a capital acreana sofreu um decréscimo na vegetação urbana quase que no mesmo percentual.

Atualmente, a secretaria municipal de Meio Ambiente (Semeia), tem investido na produção de mudas de árvores e frutíferas, além de mudas de flores que ornamentam e embelezam a nossa cidade.

O viveiro da Semeia, no Horto Florestal, é o berçário dos vegetais, com mais de 200 espécies. A engenheira florestal, Amanda Rebeca de Souza, responsável pelo canteiro, explica como é o processo de produção

“Aqui ocorre o plantio via estaquia, via semente. Então aqui é a produção total no viveiro para todas as plantas que saem para a arborização da nossa cidade”.

Em três anos, a Prefeitura de Rio Branco, ainda fez o reflorestamento e recuperação de áreas como as da Universidade Federal do Acre (Ufac), Juarez Távora, Jardim Europa e outros, totalizando mais de 5 mil plantios de árvores no perímetro urbano da capital, como explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

Secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Nasserala.

“Isso mostra o compromisso da gestão Bocalom, com a sustentabilidade, com o meio ambiente. Plantando, sempre plantando. Nós plantamos para mais de 5 mil árvores na cidade desde 2021. Nós produzimos nossas próprias mudas e o próprio composto também, que é feito na UTRE. E com isso, nós estamos tendo diferenças a nível de Brasil. Você tem uma ideia? A gente está com 32,8% de vegetação verde. Na capital de Rio Branco Acre, enquanto que a média a nível de Brasil é em torno de 11% e nós estamos com 32.8%, quase 33%, ou seja, três vezes mais que a média do Brasil em vegetação verde na cidade de Rio Branco, Acre”, disse.

Nasserala explicou ainda, da importância do verde no perímetro urbano nas cidades, não só para o quesito ornamentação, mas também para a qualidade de vida das pessoas.

“É um privilégio para a gente aqui da Amazônia. Segundo o Mapa Biomas é um tipo de pesquisa que é feito em todo o Brasil. Rio Branco é campeã brasileira. A capital campeã brasileira nos verdes na cidade. Assim, a vegetação verde na cidade faz com que a gente fique com um clima melhor e uma vida mais saudável”.

Além das áreas de vegetação da cidade, Rio Branco concentra ainda quatro grandes reservas ambientais no perímetro urbano da capital, sendo elas a do Amapá com mais de 5 mil hectares, a do Horto Florestal com 17 hectares, a APA do Raimundo Irineu Serra com 909 hectares e a do São Francisco com 30 hectares de vegetação. Outras três cidades que se destacam pela arborização urbana segundo ainda o Mapa Bioma são: Vitória, no Espírito Santo; Salvador, na Bahia; Florianópolis, em Santa Catarina e São Luiz, no Maranhão.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo