Acre
Rio Branco deve decretar situação de emergência nesta quarta devido à estiagem severa

Foto: Sérgio Vale/arquivo ac24horas
A Prefeitura de Rio Branco deve oficializar nesta quarta-feira, 6 de agosto, a decretação de situação de emergência por conta da seca extrema que atinge o município. A informação foi confirmada pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão.
Falcão classificou a medida como “extremamente necessária” para ampliar as respostas de socorro às populações mais afetadas. A decisão ocorre diante da queda contínua do nível do Rio Acre, que nesta terça-feira, 5, atingiu a marca de apenas 1,52 metro.
O nível atual está a apenas 29 centímetros da menor cota já observada na capital, que foi de 1,23 metro, registrada em setembro de 2024. Se a estiagem persistir no ritmo atual, o recorde histórico poderá ser superado nas próximas semanas.
Com a decretação da emergência, o município deve ter acesso facilitado a recursos dos governos estadual e federal, além de poder acelerar ações de socorro, assistência humanitária e restabelecimento das condições mínimas de sobrevivência nas áreas atingidas.
A medida também permitirá maior agilidade na contratação de serviços e aquisição de insumos necessários ao enfrentamento da crise climática.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.