Acre
Representante do Condiac fala sobre lixão, Colônia dos Pescadores e comunidades que passaram para Epitaciolândia
Secretário Emerson Leão vai à Câmara de Brasiléia após pedido do presidente da Casa
Alexandre Lima, com Almir Andrade
O secretario do Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal do Alto Acre e Capixaba – CONDIAC, Emerson Leão, esteve na Câmara Municipal de Brasiléia, após atender o convide do presidente da Casa, Mário Jorge (PSB), para falar de assuntos que vem assolando alguns moradores de comunidades localizadas nas divisas com Epitaciolândia.
Como é conhecedor de muitos, cerca de quatro seringais foram repassados para o município de Epitaciolândia, desde que o mesmo ganhou sua emancipação política e tinha que ter terras anexadas ao seu território. Sendo que 60% votam e tem famílias na cidade de Brasiléia e isto vem lhes causando problemas desde então.
Daí então, estarão criando uma comissão composta por moradores e políticos locais para que se desloquem até a Assembleia Estadual na Capital se reunirem com o Presidente, e consequentemente, para uma audiência pública onde poderão tratar novamente do assunto com o intuito de resgatar a área para Brasiléia.
Foi passado que, a escola existente na localidade foi feita por Brasiléia, tem um professor pago por Xapuri e tem a promessa da disponibilidade de um barco para transportar os moradores e um agente de saúde, oferecido por Epitaciolândia.
Em relação ao aterro sanitário de Brasiléia, que também recebe o lixo de Epitaciolândia, será desativado segundo Emerson Leão. Foi dito que esse assunto já vem sendo discutido a cerca de três anos mesmo com as dificuldades quando se trata de meio ambiente.
Com a emenda de quase quatro milhões de reais do senador acreano Aníbal Diniz, foi acordado que será criado três novos aterros, sendo dois de médio porte (Assis Brasil e Capixaba) e um de grande porte que irá atender Epitaciolândia, Xapuri e Brasiléia.
Na ocasião, Emerson também falou da Colônia de Pescadores que já tem verbas disponibilizada pelo Ministério da Pesca que irá beneficiar várias famílias carentes. Esse projeto do Condiac procurou a parceria e poderá ser implantada a partir do 2014.
Foi informado que o projeto foi contemplado com a construção de aproximadamente 55 casas a ser construídas no município de Brasileia e doadas aos pescadores.
Veja vídeo reportagem com Almir Andrade abaixo.
Comentários
Acre
Prefeitura de Brasiléia desenvolve projeto de combate à violência nas escolas
A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), está desenvolvendo um importante projeto de combate à Violência nas escolas.
As primeiras unidades escolares contempladas com a iniciativa foram a Escola de Ensino Integral Elson Dias Dantas, a Escola Ruy Lino e a Escola Valdomiro Barroso, localizada no km 19.
A ação consiste em palestras educativas e rodas de conversa com os alunos, conduzidas pela coordenadora de Projetos da SEME, professora Vanilda.
Os encontros abordam temas como convivência, respeito mútuo, empatia e prevenção à violência.
O projeto será ampliado e atenderá todas as escolas que possuem turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.
“O diálogo é uma ferramenta poderosa. Quando os alunos têm espaço para falar e refletir, conseguimos construir relações mais saudáveis dentro da escola e prevenir situações de conflito e violência”, destacou a professora Vanilda.
Comentários
Acre
Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Foto: José Caminha/Secom
A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.
Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.
A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.
O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.
Comentários
Acre
Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.
Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.
Situação por município:
Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação
Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação
Feijó: 1 caso descartado
Sena Madureira: 2 casos descartados
Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação
Epitaciolândia: 2 casos descartados
Assis Brasil: 2 casos descartados
Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação
Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação
Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)
Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.
Situação na Bolívia preocupa
A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.
As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
Você precisa fazer login para comentar.