Conecte-se conosco

Geral

Renan Calheiros, Eduardo Braga e Ciro Nogueira devem compor CPI da Pandemia

Publicado

em

Senadores do MDB são vistos pelo Planalto com preocupação; presidente do PP seria o defensor do governo na comissão

O bloco formado por Podemos, PSDB e PSL deve indicar os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos), ambos do Ceará. A determinação da Mesa Diretora de que o bloco teria dois titulares e um suplente

Por Iuri Pitta e Renata Agostini, CNN

Diversos nomes críticos ao governo Jair Bolsonaro estão bem posicionados para ocupar postos na CPI da Pandemia.

No bloco composto por MDB, PP e Republicanos, o acordo até o momento prevê a indicação dos senadores emedebistas Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM) e do presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI). O posto de suplência ficaria então com Jader Barbalho (MDB-PA).

A configuração preocupa o Palácio do Planalto, que tenta influenciar o bloco a mudar as indicações, como a de Renan Calheiros. Eduardo Braga também adota posição de independência. Caberia a Ciro Nogueira, um dos mais próximos aliados de Bolsonaro, o papel de defender a posição do governo no colegiado.

Senadores experientes avaliam que, por ora, o formato que vem se desenhando da CPI não favorece o governo. A articulação do governo está atenta e tentando modificar as tratativas.
No bloco formado por Podemos, PSDB e PSL, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) deve ser um dos indicados, com a suplência ficando com Izalci Lucas (PSDB-DF). O Podemos ainda debate as outras duas indicações.

O bloco formado por Podemos, PSDB e PSL deve indicar os senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eduardo Girão (Podemos), ambos do Ceará. A determinação da Mesa Diretora de que o bloco teria dois titulares e um suplente surpreendeu o próprio bloco, que pretendia indicar também Marcos do Val (Podemos-ES) – com a nova conta, ele ficará na suplência.

O líder do PSDB, Izalci Lucas (DF), chegou a questionar o cálculo para o presidente do Senado, mas acatou a decisão.

Girão é autor do requerimento para ampliar o escopo da CPI, incluindo a apuração sobre estados e municípios.

O bloco Democratas, PL e PSC teria direito a uma vaga, mas poderá fazer duas indicações. Os nomes ainda não foram escolhidos.

Nesta terça-feira, o líder do bloco, Wellington Fagundes (PL-MT), e o vice-líder, Jorginho Mello (PL-SC), estiveram com Bolsonaro no Palácio do Planalto. Fagundes é defensor da proposta de uso de fábricas de vacinas veterinárias para produção de vacina contra a Covid-19 e levou o assunto à conversa com o presidente.

Mello, por sua vez, é aliado de Bolsonaro e frequentemente citado pelo presidente e esteve na comitiva que, na semana passada, foi a Chapecó (SC).

O PSD, que tem direito a duas indicações na CPI, enviará os nomes dos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Omar Aziz (PSD-AM). O suplente será o senador Ângelo Coronel (PSD-BA).

A oposição também já debateu seus nomes para a comissão. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) deve ser o indicado como representante do bloco Rede, Cidadania, PDT, PSB. A suplência do bloco ficaria com Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Já o bloco PT e Pros será representado pelo senador Humberto Costa (PT-PE), com Rogério Carvalho (PT-SE) como suplente.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo