fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Região Norte espera por tempo encoberto nesta terça-feira (3)

Publicado

em

A temperatura mínima é de 16°C, e a máxima, de 40°C

No Norte do país, a previsão para esta terça-feira (3) é de céu nublado a encoberto com chuva em Roraima e no centro e sul do Amazonas e pancadas de chuva no norte do Amapá. No Acre e no Pará, nublado a parcialmente nublado com chuvas, em Rondônia haverá trovoadas isoladas, e no Tocantins, parcialmente nublado com névoa seca.

A temperatura mínima é de 16°C, e a máxima, de 40°C. Já a umidade relativa do ar fica entre 15% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET

Comentários

Continue lendo

Brasil

Homem é investigado por aplicar golpes amorosos e furtar bens de três mulheres em Roraima

Publicado

em

Suspeito usava discurso religioso e promessas de casamento para se apropriar de carros, motos e celulares; polícia apreendeu seu telefone para perícia

Um homem de 28 anos está sendo investigado pela Polícia Civil de Roraima por aplicar golpes sentimentais em três mulheres, incluindo uma mãe e sua filha. Identificado como R.A.S., o suspeito foi alvo de mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (16) e pode ter enganado outras vítimas.

Segundo a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), ele se aproximava das mulheres por aplicativos de relacionamento, usando promessas de casamento e discursos religiosos para ganhar confiança. Após estabelecer o vínculo, pedia empréstimos de veículos, celulares e dinheiro – que nunca eram devolvidos. Entre os bens subtraídos estão dois iPhone 14, três motocicletas, dois carros e valores em espécie.

A investigação começou há duas semanas após denúncia no Plantão Central Especializado (PCE). O suspeito mantinha relacionamentos simultâneos com duas ex-namoradas (30 e 33 anos) e a mãe de uma delas (48 anos). Seu celular foi apreendido e passará por perícia para rastrear possíveis novas vítimas.

“Ele forjava vínculos afetivos apenas para se apropriar de bens”, destacou a delegada responsável. O caso é investigado por estelionato sentimental, e novas vítimas podem surgir.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Califórnia contesta em tribunal política protecionista de Trump

Publicado

em

Foto: Chip Somodevilla/Getty Images

A Califórnia, estado norte-americano liderado pelos democratas, contestou nessa quarta-feira em tribunal as tarifas de Donald Trump, sustentando que o presidente dos Estados Unidos não pode impor sem a aprovação do Congresso.

“Trump não tem o poder unilateral de alterar radicalmente a paisagem econômica do país. Não é assim que a nossa democracia funciona”, afirmou o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, em entrevista.

“O Congresso não autorizou essas tarifas, muito menos impôs e depois as aumentou, suspendeu e voltou a determiná-las imediatamente por capricho”.

Desde que regressou ao poder, o bilionário republicano mergulhou o mundo numa guerra comercial, invertendo décadas de comércio livre, em nome da proteção dos interesses norte-americanos.

A China está sujeita a tarifas norte-americanas de 145% e certas importações do Canadá e do México são taxadas a 25%.

No início de abril, Donald Trump também introduziu tarifas de 10% sobre produtos de dezenas de países de todo o mundo e prometeu novas taxas, ainda mais punitivas, antes de suspendê-las.

Berço do setor tecnológico, o estado mais populoso do país é também o principal motor industrial dos Estados Unidos e líder na fabricação de produtos agrícolas, dependendo, em grande medida, das relações comerciais com o México, Canadá e a China.

“Nenhum outro estado será mais afetado pelas consequências dessa incerteza”, denunciou o governador da Califórnia, Gavin Newsom, referindo-se aos EUA.

“Isso é uma imprudência. Está a destruir a economia dos Estados Unidos”, acrescentou o democrata de 57 anos, que é regularmente apontado pela imprensa norte-americana como tendo ambições presidenciais para 2028.

Newsom acusou Donald Trump de ter “traído as pessoas que o apoiaram”, acrescentando que a guerra comercial afeta particularmente os agricultores, que votaram em larga escala no empresário republicano.

O governador denunciou também a queda dos mercados provocada pela política protecionista de Trump, que está corroendo as “poupanças de reforma” dos americanos.

No início de abril, o governador já tinha anunciado que a Califórnia ia procurar acordos com o resto do mundo para ficar isenta de futuras retaliações aduaneiras contra os Estados Unidos.

De acordo com a ação judicial lançada nessa quarta-feira, a lei de 1977 que Trump invoca para impor tarifas por decreto presidencial não lhe confere esse poder, que a Constituição dos EUA atribui ao Congresso.

“Onde está o Congresso? Façam o seu trabalho!”, atacou Newsom, referindo-se à maioria republicana no Senado e na Câmara dos Representantes.

Esta é a décima quinta ação judicial interposta pela Califórnia contra a administração Trump desde que o bilionário republicano regressou ao poder.

O estado democrata insurge-se, entre outras coisas, contra a contestação do direito à terra e contra o poder concedido a Elon Musk para cortar o orçamento do governo federal.

Durante o seu primeiro mandato, a Califórnia liderou a resistência a Donald Trump, apresentando mais de 120 ações judiciais contra o governo.

A Casa Branca criticou o novo procedimento judicial de Los Angeles. “Em vez de se concentrar no crime desenfreado, nos sem-abrigo e no custo de vida inacessível na Califórnia, Gavin Newsom gasta o seu tempo tentando bloquear os esforços históricos do presidente Trump para finalmente remediar a emergência nacional que são os déficits comerciais persistentes do país”, disse um porta-voz, citado pelos meios de comunicação californianos.

 

Comentários

Continue lendo

Brasil

Centro de Endemias de Xapuri é reinaugurado com estrutura revitalizada e melhores condições de trabalho para os agentes

Publicado

em

Para o chefe do Executivo municipal, a entrega do centro reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços públicos

A Prefeitura de Xapuri realizou, nesta segunda-feira, 14, a reinauguração do Centro de Endemias do município. Com a estrutura completamente revitalizada, o espaço passa a oferecer melhores condições de trabalho aos Agentes de Combate a Endemias (ECEs), contribuindo para a ampliação e qualificação das ações de vigilância em saúde no município.

A entrega da nova unidade contou com a presença do prefeito Maxsuel Maia, do vice-prefeito Vânio Miranda, do secretário municipal de Saúde, Daniel Lima, do presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Paraná, do promotor de justiça Renan Batista, do comandante da Polícia Militar em Xapuri, tenente Roberto Farias, e do coordenador do Centro de Endemias, Jailson Ferreira.

A nova estrutura contempla salas climatizadas, aquisição de mobiliário e equipamentos novos, além da entrega do fardamento completo aos agentes – um investimento que representa um marco na valorização desses profissionais, cuja atuação é essencial no combate a doenças como dengue, zika e chikungunya.

Para o chefe do Executivo municipal, a entrega do centro reforça o compromisso da gestão com a qualidade dos serviços públicos: “Mais um dia de entrega, mais um dia de realizações. Estamos felizes em entregar um espaço moderno, com equipamentos e mobiliário novos, além do fardamento completo dos agentes. Seguimos com novas ações, inclusive na área da saúde, como a entrega da nova farmácia central nas próximas semanas, sempre com dedicação à população de Xapuri”, afirmou o prefeito Maxsuel Maia.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Lima, ressaltou que a revitalização do centro representa a superação de dificuldades enfrentadas pela equipe. “É um momento muito importante para a nossa gestão. Acompanhamos de perto as dificuldades dos agentes, que não dispunham do mínimo necessário para desenvolver suas atividades. Com o apoio da gestão, foi possível entregar um espaço digno, desde o mobiliário até os equipamentos. Agradecemos aos agentes pela paciência e pela confiança”, destacou.

A agente de endemias Vânia Nogueira também compartilhou sua emoção com a conquista: “Trabalhar como agente de endemias me fez crescer como ser humano. Estamos diariamente nas casas das pessoas, levando informação e cuidado. Receber esse prédio foi muito gratificante. Se já tínhamos compromisso, agora temos ainda mais vontade de levar o melhor à população”, afirmou.

A reinauguração do Centro de Endemias representa um avanço significativo para a saúde pública em Xapuri, reafirmando a importância de valorizar os profissionais da linha de frente e garantir estruturas adequadas para o bom funcionamento dos serviços.

Comentários

Continue lendo