Acre
Reforma adequada devolve hospital de Xapuri ao seu funcionamento após prédio ser inundado por enchente
Pela segunda vez, a estrutura da unidade de saúde foi transferida para as instalações do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade. O retorno se deu na última semana, depois de o espaço passar por algumas intervenções na estrutura física para oferecer condições de atendimento.
De acordo com o diretor da unidade, Celso Paraná, foi uma reforma suficiente para devolver o atendimento em um espaço mais adequado. “Nós estamos gratos à professora Guida [reitora da Ufac] por ter mais uma vez disponibilizado o espaço e hoje estamos de volta à casa antiga com melhores condições de atender à população”, disse.

Pela segunda vez, a estrutura da unidade de saúde foi transferida para as instalações do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade.Foto: Diego Gurgel/Secom
O município de Xapuri já fez a doação ao Estado de um terreno, na parte alta da cidade, para a construção de um novo hospital. A obra é considerada hoje uma das grandes necessidades do município que tem a população de pouco menos de 20 mil habitantes que aspira por uma unidade hospitalar distante da área que alaga e com estrutura maia condizente com a atual demanda.

De acordo com o diretor da unidade, Celso Paraná, foi uma reforma suficiente para devolver o atendimento em um espaço mais adequado. Foto: Diego Gurgel/Secom
Construído nos anos 60, o hospital de Xapuri é tombado como patrimônio histórico, mas está localizado em uma região alagadiça. Durante a enchente deste ano, a unidade quase foi atingida pela cheia do Rio Acre, levando a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) a realocar todos os atendimentos, pacientes, servidores e equipamentos temporariamente para uma unidade local da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a prefeitura.
Assim, o governo aproveitou a situação para realizar uma ampla reforma na unidade, incluindo a troca do forro, pintura, telhado, piso, além de medidas preventivas e corretivas após a alagação.

Governo reformou toda a estrutura, garantindo melhores atendimentos e conforto. Foto: Diego Gurgel/Secom
Com essa entrega, o governo do Acre continua a fortalecer todas as unidades de saúde do Estado, visando melhorar a qualidade do atendimento e o conforto dos servidores. No entanto, para o governador Gladson Cameli, isso é apenas um pequeno passo nos investimentos que Xapuri irá receber.
“Devemos pensar grande e trabalhar unidos. Hoje entregamos a recuperação desse hospital, que é minha responsabilidade pelo bem da população. No entanto, o Executivo não pode agir sem apoio, e estamos colaborando com a União, a prefeitura e outras instituições. Nos próximos dias, emitiremos 900 títulos definitivos de propriedades aqui na cidade, melhoraremos ramais, a Estrada da Variante, a Ponte da Sibéria e iniciaremos um investimento de R$ 14 milhões para a construção do novo hospital de Xapuri”, anunciou o governador.

Para o governador, esse é apenas o início de um grande momento para Xapuri. Foto: Diego Gurgel/Secom
A inauguração também contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Pedro Pascoal, que enfatizou a importância do apoio para garantir que os serviços de saúde na cidade não fossem interrompidos.
“Tivemos uma situação delicada, em que precisamos realocar equipes, pacientes e equipamentos sem saber ao certo se haveria uma inundação. Portanto, também agradeço à equipe da Defesa Civil, à Ufac e à prefeitura por sua parceria. No entanto, esse foi o ponto de partida para o projeto do novo hospital de Xapuri, cuja construção começará no próximo ano. Isso é apenas o começo; há muito mais por fazer”, destacou o secretário.

O secretário Pedro Pascoal fez um agradecimento às parcerias. Foto: Diego Gurgel/Secom
O evento foi marcado pelo simbolismo da entrega da renovação predial e pelo compromisso renovado de fornecer serviços de saúde de qualidade à população de Xapuri e arredores. Para o prefeito Bira Vasconcelos essa entrega é resultado da união de esforços.
“Essa parceria veio em um momento oportuno. Tomamos medidas preventivas e transferimos o hospital para evitar qualquer risco de perda e garantir que a população não ficasse sem serviços hospitalares. Aqui não há divisões políticas; temos parcerias para o desenvolvimento de Xapuri e vamos priorizar o que é melhor para anossa população”, enfatizou.

Durante o evento, o governador também anunciou o projeto do novo hospital para Xapuri. Foto: Diego Gurgel/Secom
O deputado estadual Manoel Moraes também esteve presente no evento.

Pela segunda vez, a estrutura da unidade de saúde foi transferida para as instalações do núcleo da Universidade Federal do Acre (Ufac) na cidade. Foto: cedida

Quase três meses após ser pela terceira vez removido do seu prédio em decorrência de enchentes do Rio Acre, e completamente inundado, o hospital, já está de volta à sua sede. Foto: cedida
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.