Acre
Reconstrução de ponte de 23 metros no ramal Joaquim Souza é concluída pelo governo do Acre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em parceria com a Prefeitura de Feijó, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a comunidade local, finalizou a reconstrução de uma ponte de madeira sobre o igarapé Recreio, no ramal Joaquim Souza, em Feijó.
“Estamos muito satisfeitos com a conclusão da ponte sobre o igarapé Recreio, no ramal Joaquim Souza. Essa obra é resultado de um esforço conjunto entre o Deracre, a prefeitura de Feijó, o Ibama e a comunidade local. Nosso objetivo é sempre melhorar a infraestrutura do estado para proporcionar segurança e acessibilidade às famílias e produtores rurais. Com essa ponte, garantimos não apenas a trafegabilidade, mas também a continuidade do acesso aos serviços essenciais como saúde, educação e assistência social. Agradeço a todos os envolvidos e reafirmo nosso compromisso de seguir trabalhando para o desenvolvimento e bem-estar de todos os acreanos”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Segundo Jorge Luís Silva, representante do Deracre em Feijó, a nova estrutura, com 23 metros de extensão, foi projetada para garantir maior durabilidade e segurança durante todo o ano. “A ponte estava necessitando urgentemente de uma reforma. Por determinação da presidente Sula Ximenes, mobilizamos uma equipe de parceiros para realizar a obra. Graças a Deus, conseguimos reconstruir a ponte, que agora oferece toda a segurança para a comunidade do ramal Joaquim Souza”, afirmou Silva.
O trabalho conjunto envolveu o Deracre e sua equipe local, com apoio da Prefeitura de Feijó, que contribuiu com materiais, e do Ibama, que forneceu madeira de apreensão para a obra. Além do ramal Joaquim Souza, a nova ponte beneficia também os ramais Selhão, Divisa e Vai Quem Quer.
Com a conclusão da obra, o Estado busca facilitar o acesso das famílias da zona rural aos serviços de assistência, saúde e educação, além de melhorar as condições para o escoamento da produção dos produtores rurais. A infraestrutura proporcionada pela nova ponte é essencial para a trafegabilidade na região, especialmente em períodos de inverno e verão.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Deracre avança com obras no ramal Joaquim Souza, garantindo ligação entre Acre e Amazonas
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), vistoriou nesta quarta-feira, 18, os trabalhos de limpeza e reabertura do ramal Joaquim Souza, em Feijó, até a margem do rio Jurupari, no Amazonas.
No lado acreano, a abertura da estrada vicinal que interliga Feijó ao município de Envira (AM) está sendo executada pelo Deracre. O trecho da estrada tem 56 km, beneficiando várias famílias da região com acesso e trafegabilidade.
“Os serviços na estrada seguem a todo vapor, conforme determinação do governador Gladson Cameli, e esse trabalho deve garantir a ligação entre os municípios”, afirmou Sula Ximenes.
Até o momento, 44 km de serviços no ramal já foram concluídos. O avanço nas obras é fundamental para assegurar a ligação entre os municípios, facilitando o transporte e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
No Juruá, governo orienta população sobre cuidados com a saúde durante queimadas e estiagem
Com a chegada do período de estiagem e o aumento das queimadas na região do Juruá, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde. A baixa umidade do ar e a grande quantidade de fumaça causada pelos incêndios florestais aumentam o risco de doenças respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.
De acordo com a Sesacre, é fundamental que a população tome medidas preventivas para evitar complicações de saúde durante essa época do ano. Entre as principais recomendações estão o consumo de água em abundância para manter o corpo hidratado, o uso de máscaras para proteger as vias respiratórias da fumaça, e evitar a exposição prolongada ao ar livre, especialmente nos horários de maior concentração de fumaça.
A coordenadora regional de Saúde no Juruá, Diani Carvalho, alerta para os perigos associados à inalação de partículas tóxicas presentes na fumaça das queimadas. “A fumaça irrita as vias respiratórias e pode agravar condições como asma, bronquite e rinite alérgica. Além disso, o ar seco facilita a propagação de vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções”, destacou.
A secretaria orienta ainda que, em caso de sintomas como tosse persistente, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos, nariz e garganta, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. E reforça que as unidades estão preparadas para atender à demanda e prestar o suporte necessário aos pacientes.
As orientações visam, principalmente, reduzir o impacto das queimadas na saúde pública e garantir que a população esteja informada e protegida durante o período de seca.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
Com oficinas e palestras, Detran inicia Semana Nacional de Trânsito
A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre foi realizada nesta quarta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco. Com atividades até o próximo dia 25 de setembro, as equipes de Educação e Fiscalização do órgão vão realizar diversas atividades, de maneira integrada, na capital e nas cidades do interior.
Realizada em todo o país, a SNT é uma mobilização conjunta e reúne todos os órgãos de trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança nas vias.
“As pessoas que participarem de nossas atividades vão atuar como verdadeiras multiplicadoras dessas informações, tão importantes a quem vive o dia a dia do trânsito. O trabalho de conscientização será reforçado na capital e interior do estado”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.
Na abertura do evento foi realizada uma apresentação de um esquete teatral e a palestra “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, ministrada pela mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e escritora, Roberta Torres.
“Hoje a violência no trânsito é um problema de Saúde Pública muito sério e que precisa de atenção. Trouxemos aqui uma proposta que faz as pessoas, condutores e pedestres, refletirem sobre nossas atitudes e o quanto elas têm impactado nessa violência e nesse custo tão grande para o nosso país”, destacou a palestrante.
Ações na SNT 2024
Até o próximo dia 25, palestras em empresas e escolas, além de mobilização nas ruas e pontos de grande concentração, serão realizadas pelos servidores do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.
Todas as regionais do estado receberão as equipes de Educação e Fiscalização do Detran que, durante as intervenções, levarão as mensagens de conscientização deste ano.
A semana é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desenvolvida de maneira simultânea em todos os estados do Brasil.
Você precisa fazer login para comentar.