fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Com sons e sabores, palco alternativo valoriza e fortalece cultura acreana na Expoacre Juruá

Publicado

em

Sons e sabores tipicamente acreanos atraem quem passa pelo palco Culturarte na Expoacre Juruá, que segue até domingo, 4, na Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante as cinco noites do evento, o palco será a vitrine de 54 artistas da região, que vão poder mostrar seu trabalho para quem, simultaneamente, degusta de uma área com pratos tipicamente acreanos.

O diretor de Eventos da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Sérgio Siqueira, explicou que cultura e turismo devem andar juntos. Pontuou também que o evento valoriza os artistas locais, dando o espaço de destaque a eles e oportunizando que os talentos da terra cheguem ao maior número de pessoas.

Aristas locais se apresentam em palco alternativo. Foto: José Caminha/Secom

“Expoacre Juruá é um evento agropecuário, mas também é cultura. Para ser ter uma ideia, todo ano a gente tem as apresentações culturais nacionais e locais, que engrandecem o evento porque as pessoas vêm, fazem a visitação do estande, mas podem curtir, degustar essa praça de alimentação maravilhosa. Se não tivéssemos as atrações culturais aqui, talvez não movimentasse tanto. Hoje estamos ouvindo um som maravilhoso de pessoas que fazem a cultura no Acre e também levam tudo isso para fora do estado”, explica.

Público aprovou

Tanto no palco principal, como no palco alternativo, há apresentações culturais regionais, inclusive, fazendo a abertura de artistas nacionais.

O cantor Valdir Júnior foi o primeiro a se apresentar nesta sexta-feira, 2, no palco alternativo. Filho de uma família de músicos, ele canta na noite há muitos anos e vê como uma grande oportunidade poder se apresentar em um evento como a Expoacre Juruá.

“Falo que é de suma importância pra gente poder mostrar nosso trabalho. Eu falava para os meus amigos que estavam me acompanhando também, que tocaram comigo, que aqui é a nossa vitrine para gente poder mostrar para pessoal da região e até de fora também”, avaliou.

Além da comida, as pessoas podem curtir uma música. Foto: José Caminha/Secom Foto: José Caminha/Secom

Matheus da Costa está visitando a Expoacre Juruá pela primeira vez e disse que aprovou o espaço. “Acho que foi uma ideia boa, porque o foco maior sempre é no palco principal, mas nesse alternativo é muito bom porque a gente pode ouvir antes os cantores principais. Além de ser um espaço bem família, uma boa opção para quem veio mais cedo comer com a família”, disse.

Ambiente mais calmo é um atrativo para as famílias que visitam a feira. Foto: José Caminha/Secom

E foi isso que Gracimar da Costa fez. Ao lado da filha e do marido, ela disse que adorou o espaço que proporciona a degustação de comidas deliciosas somadas à apreciação de boa música.

“Está tudo muito bem organizado e esse som ambiente é muito bom. Foi uma ideia ótima porque acho que todo mundo tem que ter a sua oportunidade e eles também têm que mostrar o trabalho deles”, pontuou.

Valdir Mendes é pai do cantor Valdir Júnior e, além de prestigiar o filho, aproveitou para curtir o espaço. “Hoje é a primeira noite que venho, é um ambiente legal e lindo e, eu creio que tá todo mundo gostando. O governo está de parabéns.”

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Deracre avança com obras no ramal Joaquim Souza, garantindo ligação entre Acre e Amazonas

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), vistoriou nesta quarta-feira, 18, os trabalhos de limpeza e reabertura do ramal Joaquim Souza, em Feijó, até a margem do rio Jurupari, no Amazonas.

Agentes técnicos da autarquia atuam na estrada vicinal Joaquim Souza, em Feijó, até a margem do rio Jurupari. Foto: Luy Andriel/Deracre

No lado acreano, a abertura da estrada vicinal que interliga Feijó ao município de Envira (AM) está sendo executada pelo Deracre. O trecho da estrada tem 56 km, beneficiando várias famílias da região com acesso e trafegabilidade.

“Os serviços na estrada seguem a todo vapor, conforme determinação do governador Gladson Cameli, e esse trabalho deve garantir a ligação entre os municípios”, afirmou Sula Ximenes.

Até o momento, 44 km de serviços no ramal já foram concluídos. O avanço nas obras é fundamental para assegurar a ligação entre os municípios, facilitando o transporte e impulsionando o desenvolvimento econômico da região.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

No Juruá, governo orienta população sobre cuidados com a saúde durante queimadas e estiagem

Publicado

em

Com a chegada do período de estiagem e o aumento das queimadas na região do Juruá, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) vem reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde. A baixa umidade do ar e a grande quantidade de fumaça causada pelos incêndios florestais aumentam o risco de doenças respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

De acordo com a Sesacre, é fundamental que a população tome medidas preventivas para evitar complicações de saúde durante essa época do ano. Entre as principais recomendações estão o consumo de água em abundância para manter o corpo hidratado, o uso de máscaras para proteger as vias respiratórias da fumaça, e evitar a exposição prolongada ao ar livre, especialmente nos horários de maior concentração de fumaça.

Coordenação regional de saúde do Juruá alerta população em período de estiagem e queimadas extremas. Foto: João Pedro/Seop

A coordenadora regional de Saúde no Juruá, Diani Carvalho, alerta para os perigos associados à inalação de partículas tóxicas presentes na fumaça das queimadas. “A fumaça irrita as vias respiratórias e pode agravar condições como asma, bronquite e rinite alérgica. Além disso, o ar seco facilita a propagação de vírus e bactérias, aumentando o risco de infecções”, destacou.

A secretaria orienta ainda que, em caso de sintomas como tosse persistente, dificuldade para respirar ou irritação nos olhos, nariz e garganta, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. E reforça que as unidades estão preparadas para atender à demanda e prestar o suporte necessário aos pacientes.

Fumaça tem causado problemas de saúde na população. Foto: Diego Silva/Secom

As orientações visam, principalmente, reduzir o impacto das queimadas na saúde pública e garantir que a população esteja informada e protegida durante o período de seca.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Com oficinas e palestras, Detran inicia Semana Nacional de Trânsito

Publicado

em

A abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito (SNT) no Acre foi realizada nesta quarta-feira, 18, no auditório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), em Rio Branco. Com atividades até o próximo dia 25 de setembro, as equipes de Educação e Fiscalização do órgão vão realizar diversas atividades, de maneira integrada, na capital e nas cidades do interior.

Esquete encenado pelos orientadores de trânsito foi apresentado aos participantes do evento. Foto: Renato Beiruth/Detran

Realizada em todo o país, a SNT é uma mobilização conjunta e reúne todos os órgãos de trânsito, na tentativa de sensibilizar condutores e pedestres para uma nova cultura de segurança nas vias.

“As pessoas que participarem de nossas atividades vão atuar como verdadeiras multiplicadoras dessas informações, tão importantes a quem vive o dia a dia do trânsito. O trabalho de conscientização será reforçado na capital e interior do estado”, afirmou a presidente do Detran/AC, Taynara Martins.

Presidente do Detran reforçou o compromisso do governo e parceiro para reduzir o número de vidas perdidas no trânsito. Foto: Renato Beiruth/Detran

Na abertura do evento foi realizada uma apresentação de um esquete teatral e a palestra “A percepção de risco no trânsito: prevenção é o caminho”, ministrada pela mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência e escritora, Roberta Torres.

“Hoje a violência no trânsito é um problema de Saúde Pública muito sério e que precisa de atenção. Trouxemos aqui uma proposta que faz as pessoas, condutores e pedestres, refletirem sobre nossas atitudes e o quanto elas têm impactado nessa violência e nesse custo tão grande para o nosso país”, destacou a palestrante.

Ações na SNT 2024

Até o próximo dia 25, palestras em empresas e escolas, além de mobilização nas ruas e pontos de grande concentração, serão realizadas pelos servidores do Detran e Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar.

Todas as regionais do estado receberão as equipes de Educação e Fiscalização do Detran que, durante as intervenções, levarão as mensagens de conscientização deste ano.

A semana é uma atividade prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), desenvolvida de maneira simultânea em todos os estados do Brasil.

Fonte: Governo AC

Comentários

Continue lendo