fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Recém-nascidos têm cordão umbilical amarrados com luvas cirúrgicas por falta de ‘clamp’ em hospital de Sena

Publicado

em

Outras pessoas comentaram a postagem da jovem e também confirmaram a falta do item hospitalar, e temem infecções aos recém-nascidos por falta do precedimento correto.

Com informações do Yaco News

O diretor do hospital João Câncio Fernandes, Jairo Cassiano,  confirmou que a unidade de saúde hospitalar de alta complexidade realmente não dispõe do item, mas que todas a medidas já foram tomadas para adquirir o produto através da secretaria de Saúde do Estado.

Uma jovem usou sua página do Facebook para denunciar que no hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira, estão usando luvas usadas em recém-nascidos ao invés de usarem grampos descartáveis e esterilizados chamados de “clamp”.

Segundo a jovem, um amigo levou sua esposa para o procedimento de parto e após o nascimento do bebê a enfermeira teria coloca pedaços de luva ao invés dos clamps.

“Um amigo levou sua mulher pra dá a luz no nosso hospital de Sena Madureira, e pelo o que eu tô sabendo ao invés da enfermeira colocar aquele ‘prendedor’ no umbigo do bebê colocou um pedaço da luva já utilizada, isso poderia ocorrer uma infecção certo? relata a denunciante.

Outras pessoas comentaram a postagem da jovem e também confirmaram a falta do item hospitalar, e temem infecções aos recém-nascidos por falta do precedimento correto.

“No meu também foi esse pedaço de luva. Mas graças a Deus está tudo bem”, diz Andressa.

“Colocaram no umbigo da minha sobrinha essa liguinha de luva. Segundo eles, não estava tendo esse clamps, mais as luvas não são usadas.” afirma outra mãe, Sandriélle Morais.

____________

Uma funcionária do hospital confirma o uso das liguinhas ou luvas, mas frisa que a culpa não é dos funcionários e as luvas são esterilizadas.

____________

“Legítima reivindicação, porém a população tem que solicitar dos governantes porque a equipe de enfermagem está fazendo seu melhor para minimizar uma situação que não depende da gente. Não estamos utilizando linguinhas ou luvas porque queremos, não temos alternativa. É nisso que dá, a enfermagem sempre improvisado e sendo mal interpretado”, desabafa Dóris Cidrão.

Versão do hospital

O diretor do hospital João Câncio Fernandes, Jairo Cassiano, falou com a imprensa para tratar da denúncia de que não teria um item muito usa em recém-nascidos, o clamps, um grampo descartável que é usado para vedar o cordão umbilical assim que é cortado na hora do nascimento do bebê.

Dentre outro assuntos, Cassiano confirmou que a unidade de saúde hospitalar de alta complexidade realmente não dispõe do item, mas que todas a medidas já foram tomadas para adquirir o produto através da secretaria de Saúde do Estado.

Comentários

Continue lendo

Geral

Motociclista e pedestre ficam feridos em acidente na Estrada de Porto Acre

Publicado

em

Colisão ocorreu em trecho escuro e de pista estreita; vítimas foram socorridas e encaminhadas ao pronto-socorro

O motociclista Marcelo Gonçalves da Silva, de 42 anos, e o pedestre Lirvini Antony Gonçalves de Oliveira, de 20 anos, ficaram feridos após uma colisão na noite desta quinta-feira (30), na altura do km 30 da Rodovia AC-10, nas proximidades da Vila do Incra, em Porto Acre.

De acordo com relatos de moradores, Marcelo pilotava uma motocicleta Honda Fan 125 vermelha no sentido Porto Acre/Vila do Incra quando, ao fazer uma curva, atingiu Lirvini, que caminhava pelo acostamento a caminho de casa. A falta de iluminação e a pista estreita podem ter sido fatores que contribuíram para o acidente.

Com o impacto, o motociclista sofreu escoriações no rosto e nos braços, além de um traumatismo cranioencefálico (TCE) moderado e perda momentânea de consciência. Já Lirvini teve escoriações no joelho esquerdo e um edema com suspeita de fratura no tornozelo.

Motoristas que passavam pelo local prestaram socorro e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico foi enviada para os primeiros atendimentos e encaminhou as vítimas ao pronto-socorro de Rio Branco, onde ambas foram internadas em estado estável.

A Polícia de Trânsito esteve no local para isolar a área e realizar a perícia. A motocicleta foi removida da rodovia após os procedimentos necessários.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende homem em flagrante por tráfico de drogas em Tarauacá

Publicado

em

Suspeito tentou se desfazer de entorpecentes ao avistar a guarnição, mas foi detido com 67 trouxinhas de cocaína

A Polícia Militar do Acre (PMAC) prendeu em flagrante, na noite desta quinta-feira (30), Pablo da Silva Oliveira, de 24 anos, por tráfico de drogas na Baixada do Habitasa, em Rio Branco. O suspeito havia chegado recentemente do município de Tarauacá e já possuía passagens pela polícia por tráfico e participação em organização criminosa.

Durante patrulhamento na Rua Bolívia, uma guarnição do 1° Batalhão avistou Pablo jogando um saco plástico por cima de uma cerca. Devido ao histórico de tráfico de drogas na região, os policiais imediatamente localizaram o material descartado e abordaram o suspeito.

Na revista, foram encontradas 37 trouxinhas de cocaína e um celular. Após uma busca mais detalhada no local, os policiais encontraram um pote contendo mais 30 invólucros da mesma substância, além de um invólucro de maconha e uma balança de precisão.

Diante das evidências, Pablo foi preso e conduzido à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde ficará à disposição da Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é agredido pelo irmão após discussão durante bebedeira em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atingida com um celular na cabeça e golpeada com cabo de enxada

Jackson Costa de Souza, de 20 anos, foi agredido pelo próprio irmão após uma discussão na noite desta quinta-feira (30), em uma residência no bairro 6 de Agosto, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo relatos de familiares, Jackson estava ingerindo bebida alcoólica quando decidiu ir até a casa do irmão. No local, uma discussão entre os dois começou e, em meio ao desentendimento, o irmão da vítima arremessou um celular contra sua cabeça, causando um corte profundo.

A briga evoluiu para uma luta corporal e, para se defender, o agressor pegou um cabo de enxada e golpeou Jackson, que sofreu ferimentos e reclamava de dores no quadril e nas costas.

Após a agressão, o jovem correu para a casa da mãe e pediu ajuda. Um motorista de aplicativo foi acionado e o levou ao pronto-socorro de Rio Branco, onde recebeu atendimento médico. Seu estado de saúde era estável.

A Polícia Militar e a Polícia Civil não foram acionadas, e o caso não será investigado.

Comentários

Continue lendo