fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Quatro pessoas são estupradas por dia, em média, no Amazonas

Publicado

em

Entre as vítimas, 1.355 eram mulheres, representando 87,29% do total. Os homens foram 173 vítimas, 11,15% do total de casos. Em outras 24 ocorrências não foram informados o gênero das vítimas, o que corresponde a 1,55% do total

Policiais civis buscam suspeito de estupro em Manaus: Amazonas é o segundo em casos no país. Foto: Erlon Rodrigues/PC-AM

Com Atual

Em 2024, o Amazonas registrou 1.552 casos de estupros, aumento de 42,9% em relação a 2023 quando foram registrados 1.086 casos. O estado ocupa a segunda posição no ranking das Unidades da Federação com maior aumento nesse tipo de crime, atrás apenas da Paraíba, que registrou aumento de 103,48% passando de 575 para 1.170 casos. A média de casos registrados no estado é de quatro estupros por dia.

Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre as vítimas, 1.355 eram mulheres, representando 87,29% do total. Os homens foram 173 vítimas, 11,15% do total de casos. Em outras 24 ocorrências não foram informados o gênero das vítimas, o que corresponde a 1,55% do total.

Em relação aos estados da Região Norte, o Amazonas também ocupa o segundo lugar atrás do Pará, que registrou 4.727 casos em 2024. No entanto, o Pará apresentou redução de 15,47% em comparação com 2023, quando o número foi de 5.592 casos.

No Brasil, foram registrados pelo menos 78.395 casos de estupro em 2024, resultando em uma média de nove ocorrências por hora. A grande maioria das vítimas, 67.820 era mulheres, enquanto 9.676 foram homens. O gênero de 899 vítimas não foi informado.

Entre os estados que registraram aumento de casos de estupro de 2023 para 2024 destaca-se a Paraíba (103,48%), o Amazonas (42,9%), o Amapá (35,95%) e o Tocantins (16,87%). O Ministério da Justiça informa que os indicadores sobre os municípios onde os casos ocorreram são enviados pelas secretarias de Segurança Pública dos estados e do Distrito Federal.

Feminicídios

Em relação aos feminicídios, o Amazonas registrou 30 ocorrências em 2024, um aumento de 30,43% em comparação com 2023, quando o número foi de 23 casos. As vítimas foram registradas em municípios como Manaus (16 casos), Anori (1), Carauari (1), Coari (2), Envira (1), Itacoatiara (1), Jutaí (1), Lábrea (1), Maués (1), Novo Aripuanã (1), Parintins (2) e Pauini (1).

No Brasil, pelo menos 1.400 pessoas foram vítimas de feminicídio em 2024. O aumento foi registrado em dez estados, com destaque para Roraima (50%), Piauí (443,86%) e Maranhão (38%).

Comentários

Continue lendo

Geral

Acre recebe mais de R$ 1 milhão para fomentar pesquisas na saúde por programa do SUS

Publicado

em

investimento visa fortalecer a pesquisa regional e melhorar a qualidade de vida da população, com foco em desafios específicos da saúde no estado

Comentários

Continue lendo

Geral

Estudante de medicina é encontrado morto em Rio Branco

Publicado

em

Foto: Rede Social

O estudante de medicina João Pedro Miranda, de 18 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (8), em Rio Branco. Ele era filho da médica ultrassonografista Gleiciane Miranda. A causa da morte não foi divulgada.

Além dos estudos na área da saúde, João atuava com a pulverização de produtos agrícolas, atividade que compartilhava frequentemente nas redes sociais. A notícia da morte precoce do jovem gerou comoção entre amigos, familiares e profissionais da área da saúde.

O velório ocorre na Capela da Morada da Paz, na capital acreana.

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu nota de pesar lamentando a perda: “O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem João Pedro Miranda, de 19 anos, filho da médica Dra. Gleiciany Araújo de Miranda, ocorrido nesta terça-feira, 8 de abril, em Rio Branco. João Pedro era estudante de medicina e sua partida precoce comove toda a comunidade médica e acadêmica do estado. Neste momento de imensa dor, o CRM-AC se solidariza com a Dra. Gleiciany, familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”

O Centro Universitário Uninorte também emitiu nota de pesar pelo falecimento do acadêmico. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, pedindo que Deus os console neste momento de dor”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Líder do governo defende Secretaria de Saúde e questiona críticas à empresa MedTrauma

Publicado

em

O líder do governo, deputado Manoel Moraes (PP), saiu em defesa da Secretaria de Saúde e rebateu críticas feitas ao contrato firmado com a empresa MedTrauma, responsável pela realização de cirurgias ortopédicas no estado. Segundo o parlamentar, a empresa tem sido amplamente fiscalizada pelos órgãos de controle e não pode ser alvo de julgamentos precipitados.

“A MedTrauma, acho que não existe no Brasil uma empresa mais fiscalizada do que ela. O Ministério Público, o Tribunal de Contas, todos acompanharam o contrato. Você não pode simplesmente cortar um contrato como alguns querem. Isso só acontece em regimes autoritários”, disse Moraes.

O parlamentar também questionou as denúncias veiculadas em rede nacional. “Ah, porque saiu no Fantástico… Me colocaram no Fantástico por cinco minutos e tudo que disseram sobre mim era mentira. Não é porque uma matéria foi exibida na televisão que ela reflete a verdade dos fatos”, afirmou.

Moraes ainda destacou os avanços no setor da saúde pública, ressaltando que as cirurgias estão sendo realizadas com qualidade. “Hoje as pessoas são operadas no tempo certo e com bons materiais. Uma pessoa fez a mesma cirurgia de coluna que eu fiz em São Paulo, só que aqui no Acre, de forma gratuita. O mesmo médico avaliou o material e disse que era excelente”, relatou.

Para o líder do governo, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, conduz a pasta com seriedade. “É uma pessoa honesta, que está obedecendo os ritos legais. A população reconhece isso, tanto que a saúde aparece bem nas pesquisas. As críticas precisam ser feitas com responsabilidade, sem distorcer os fatos”, concluiu.

Texto: Andressa Oliveira

Foto: Sérgio Vale

Comentários

Continue lendo