Acre
Quadrilha rende motorista e rouba carga de carne da Fricarnes avaliada em mais de R$ 70 mil
Uma quadrilha especializada em roubo de carga foi responsável por um assalto até então tido como inédito no Acre. Na noite do último sábado, 2, um motorista da Fricarnes foi rendido por bandidos próximo a Via Verde, em Rio Branco, quando se dirigia ao armazém da empresa. O grupo utilizou para ação criminosa uma carro e um outro caminhão frigorífico para auxiliar no roubo.
O motorista trafegava normalmente quando foi surpreendido por bandidos em um carro que o fecharam na estrada. Os homens estavam com balaclava no rosto e rapidamente renderam o motorista, que foi levado logo em seguida para a Estrada do Amapá. Lá, o bando conseguiu subtrair metade da carga de carne, cerca de 26 peças de boi, o equivalente a 50% da carga, avaliada em R$ 70 mil. Os bandidos só não levaram a carga inteira devido a polícia e o proprietário do Frigorífico terem sido acionados rapidamente.
Como o caminhão da Fricarnes tinha chip localizador, os bandidos acharam por bem deixar o veículo e o motorista amarrado na estrada. A ação demorou cerca de 50 minutos. Até o momento nenhum dos envolvidos foi preso, apesar que parte do grupo e até mesmo o caminhão que auxiliou no roubo, já foi identificado.
Esse tipo de ação criminosa é muito comum no sul e sudeste do país e pode tornar algo comum caso as autoridades não tomem providências práticas.
Comentários
Acre
Empresas participantes registraram crescimento de 48% no indicador de produtividade no ciclo 01/2025
Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) do Baixo Acre e do Juruá já podem se inscrever para participar do ciclo 2026 do Programa ALI Produtividade, uma iniciativa do Sebrae que tem como objetivo melhorar processos, aumentar a produtividade e impulsionar o faturamento dos pequenos negócios.
As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro de 2026 e são totalmente gratuitas. O programa é 100% subsidiado pelo Sebrae, ou seja, não há nenhum custo para as empresas participantes.
As empresas interessadas devem estar localizadas nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.
Como funciona o ALI Produtividade
As empresas selecionadas recebem acompanhamento por seis meses de um Agente Local de Inovação (ALI), que atua diretamente no negócio, ajudando a:
• Identificar gargalos e oportunidades;
• Melhorar processos internos;
• Reduzir custos e aumentar resultados;
• Implantar soluções inovadoras de forma prática.
De acordo com Katiele Maia, gestora do projeto no Baixo Acre, os resultados alcançados durante o ciclo 01/2025 comprovam a eficácia do Programa ALI Produtividade. “As empresas participantes registraram aumento médio de 23,8% no faturamento e crescimento de 48% no indicador de produtividade. Esses resultados são fruto de uma jornada acompanhada, que une inovação, melhoria de processos e aplicação prática de soluções para os desafios reais dos pequenos negócios”, declarou.
O ALI Produtividade faz parte do Programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Como se inscrever
Para participar, os interessados devem:
- Preencher o formulário de inscrição on-line: https://forms.office.com/r/
jkn6GwYXVk - Aguardar o contato da equipe do Sebrae para validação das informações.
Mais informações estão disponíveis pelo telefone (68) 3216-2226 ou pelo site https://cloud.divulga.
Comentários
Acre
Acre cria câmara técnica para enfrentar impacto da migração nos serviços sociais
Estado recebeu 850 pedidos de refúgio em 2025, mas apenas 20% dos imigrantes obtiveram status de refugiado

A vice-governadora do Acre e coordenadora da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/AC), Mailza Assis, assinou resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (15) que institui a criação de uma câmara técnica voltada ao enfrentamento da situação migratória no estado. Em 2025, o Acre concentrou 850 pedidos de refúgio, número que evidencia a pressão do fluxo migratório sobre os serviços públicos locais.
De acordo com o texto, a medida pactua a implantação da câmara técnica com a finalidade de realizar estudos e elaborar documentos sobre custos e viabilidade de cofinanciamento estadual para ações de assistência social relacionadas à migração. O objetivo é subsidiar tecnicamente as decisões do poder público, diante do impacto crescente da população migrante nos serviços socioassistenciais.
A resolução estabelece que caberá à nova instância definir critérios, prazos, formas de financiamento e parâmetros de repasse. As propostas deverão ser encaminhadas à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) para análise de viabilidade e, posteriormente, pactuadas no âmbito da CIB/AC, que reúne representantes do Estado e dos municípios.
A Comissão Intergestores Bipartite é o principal espaço de articulação entre governo estadual e prefeituras para a coordenação das políticas públicas de assistência social. Com a criação da câmara técnica, o colegiado passa a contar com um instrumento específico para discutir o cofinanciamento estadual de ações voltadas à população migrante, tema considerado estratégico para a gestão pública acreana. A resolução entrou em vigor na data de sua publicação.
Comentários
Acre
Cheia do rio Tarauacá já afeta 12 mil pessoas e atinge mais de 5,2 mil residências
Nível do rio chegou a 10,30 metros nesta quinta-feira (15); Defesa Civil mantém Operação Inundação 2026 em andamento

A Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Tarauacá divulgou, nesta quinta-feira (15), novo relatório da Operação Inundação 2026, com atualização dos atendimentos prestados à população afetada pela cheia do rio Tarauacá. Na medição das 6h, o nível do manancial atingiu 10,30 metros, ficando 40 centímetros acima da cota de transbordamento.
De acordo com o balanço oficial, mais de 5.200 residências já foram afetadas pela inundação, impactando cerca de 12 mil pessoas em diferentes regiões da cidade. Ao todo, quatro bairros foram diretamente atingidos pela elevação do nível do rio, que nos últimos dias ultrapassou a cota de transbordamento e provocou alagamentos em áreas urbanas e ribeirinhas.
O relatório aponta ainda que 72 pessoas estão desalojadas, ou seja, precisaram deixar temporariamente suas casas e buscar abrigo em residências de familiares ou amigos. Outras quatro pessoas estão desabrigadas e foram encaminhadas para o único abrigo público em funcionamento, instalado na Escola José Augusto de Araújo.
No campo da assistência humanitária, a Defesa Civil informou a distribuição de 600 marmitas às famílias atingidas, além da entrega de 160 galões de água potável, o equivalente a 3.200 litros. Também foram realizados 180 atendimentos médicos, além da distribuição de medicamentos, como parte das ações para reduzir riscos à saúde em áreas alagadas.
A operação mobiliza um efetivo integrado formado por 10 militares do Corpo de Bombeiros, 10 policiais militares e cerca de 50 servidores da Prefeitura de Tarauacá, que atuam no resgate de famílias, distribuição de donativos, monitoramento das áreas atingidas e levantamento de danos.
Segundo a Defesa Civil Municipal, os atendimentos seguem em andamento enquanto o nível do rio permanecer acima da normalidade. O órgão reforça que a população deve seguir as orientações das equipes de emergência e acompanhar os comunicados oficiais, já que a situação ainda exige vigilância constante.




Você precisa fazer login para comentar.