Cotidiano
PT e o triste berrante
O bolsonarismo provou não ser uma moda, uma onda. Chegou para ficar. Não se toca mais a boiada do mesmo jeito do menino da porteira
Por
Na década de 80 o MDB dominava o Brasil de ponta a ponta. No Acre, além do governador elegeu todos os prefeitos. Como tudo tem começo, meio e fim um belo dia o império ruiu. O mesmo aconteceu com o PT. Cerca de 14 anos governando o Brasil, por aqui 20 anos. Porém, como se sabe, perdeu em 2018. Administra três pequenas prefeituras, tem dois deputados estaduais, nenhum federal, muito menos senador. A política está inserida na realidade que flui como um rio. Tudo muda o tempo todo. Os que conseguem sobrevida, por exemplo, são os que assimilam as mudanças, renovam o discurso para construir algo novo. O PT tem que jogar fora suas velhas fórmulas de construção política. O bolsonarismo provou não ser uma moda, uma onda. Chegou para ficar. Não se toca mais a boiada do mesmo jeito do menino da porteira. Chegou o asfalto e as carretas. O PT precisa parar de cantar a música “Triste Berrante” porque os tempos são outros.
Já vai bem longe este tempo, eu sei
Tão longe que até penso que eu sonhei…
Mas sempre foi assim e sempre será
O novo vem e o velho tem que parar
O progresso cobriu a poeira da estrada
E esse tudo que é meu nada
Eu hoje tenho que acatar e chorar
Mas mesmo eu vendo gente, carros passando
Meus olhos estão enxergando uma boiada passar
Ali passava boi, passava boiada
Tinha uma palmeira na…
Números contraditórios…
O Jornal Nacional tem mostrado o Acre na faixa vermelha. Significa que o número de casos e de mortos pela C-19 aumentaram. Porém, dados locais afirmam que a realidade é outra. Oficialmente a pandemia está diminuindo sua força. A quantidade de pessoas contaminadas, de internadas e que estão necessitando de UTI está em curva descendente. Essa contradição entre o JN e as autoridades públicas locais necessita ser melhor explicada para a população.
Sebo nas canelas
A Marfisa Petecão (PSD) vai precisar passar sebo nas canelas para acompanhar o velho Boca nas investidas nos bairros. Bocalom, como se diz, parece doido comendo milho assado atrás de votos. Deram pilha ao velho Boca, agora tem que se segurar na rédea para não cair.
Polícia de “Estado”
A Polícia Civil se profissionalizou. É uma Polícia de Estado. Nenhum governador tem o poder de fazer ingerências políticas em investigações. Portanto, secretários, prefeitos e agentes públicos de uma maneira geral coloquem as barbas de molho.
Gladson deixa o PROGRESSISTAS
O governador Gladson Cameli vai mesmo deixar o PROGRESSISTA. Muito embora, não tenha decidido se vai para o PSDB sair do velho PP é uma questão de brio, de honra. Na avaliação de assessores mais próximos do governador, ele deve ficar sem partido a exemplo do presidente Jair Bolsonaro.
. O governador Gladson Cameli chega hoje!
. Vai começar a movimentar o processo político novamente.
. Bom dia! PT e o triste berrante
Comentários
Cotidiano
Campanha Solidária: Comunidade se Mobiliza para Ajudar Rosenilson a Caminhar Novamente
A iniciativa tem como objetivo arrecadar os recursos necessários para que Rosenilson possa seguir sua jornada com dignidade e esperança
Willamis Franca/Noticias da Tara
A história de superação de Rosenilson é marcada por dor, coragem e, agora, por um novo capítulo de esperança. Após enfrentar uma infecção grave que evoluiu para tromboses severas, ele precisou amputar as duas pernas e parte dos dedos das mãos. Mesmo diante de uma realidade tão dura, Rosenilson não se entrega. Com fé e força, ele encara a nova etapa de sua vida com o objetivo de voltar a ter autonomia e qualidade de vida.
Para isso, ele precisa iniciar o processo de protetização das pernas e mãos, um passo essencial para recuperar a mobilidade. No entanto, o tratamento tem um custo elevado, que inclui não apenas a confecção das próteses, mas também três viagens para outro estado, com despesas relacionadas a transporte, hospedagem e acompanhamento médico especializado.
Sensibilizados com a causa, amigos e familiares se uniram para lançar uma vaquinha online. A iniciativa tem como objetivo arrecadar os recursos necessários para que Rosenilson possa seguir sua jornada com dignidade e esperança. A plataforma utilizada é segura, e todos os valores arrecadados serão destinados exclusivamente ao tratamento.
Como contribuir:
• Doação: Qualquer valor é bem-vindo e pode fazer uma enorme diferença na vida de Rosenilson.
• Compartilhamento: Caso não possa doar, ajudar a divulgar a campanha já é um grande ato de solidariedade.
“Juntos, podemos devolver a ele a chance de novos passos. Um gesto de empatia hoje pode transformar o amanhã de alguém que jamais desistiu de viver”, diz um dos organizadores da vaquinha.
Para contribuir com a campanha, acesse: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/protetizacao-dos-pes-e-maos-de-rosenilson
Comentários
Cotidiano
Motorista envolvido em acidente na Via Verde com dois mortos ainda não prestou depoimento, diz polícia
Polícia Civil confirmou que até esta segunda-feira (21) Talysson Duarte ainda não se apresentou. Acidente tirou a vida de Macio Pinheiro da Silva e Carpegiane Freitas Lopes

Talysson Duarte é apontado como o condutor da caminhonete que invadiu a pista contrária atingindo três motocicletas no AC. Foto: Arquivo pessoal
O motorista da caminhonete que invadiu a pista contrária atingindo três motocicletas na última quinta-feira (17), identificado como Talysson Duarte, ainda não prestou depoimento à polícia. A Polícia Civil confirmou que até esta segunda-feira (21) o homem ainda não se apresentou.
A assessoria de imprensa da Polícia Civil não soube informar ainda se Talysson foi intimado a prestar depoimento.
A Polícia Rodoviária Federal do Acre (PRF-AC) informou que os procedimentos no local do acidente foram feitos e caso foi encaminhado à Polícia Civil.
“No que diz respeito a isso, a PRF fez a sua parte. Colheu todos os dados do condutor, fez o teste, está confeccionando o laudo de acidente, fez o boletim de ocorrência e apresentou esse último na delegacia de Policia Civil. A persecução criminal não está prejudicada. Oficialmente, a PRF não tem mais o que fazer”, afirmaram.
O acidente ocorreu na tarde da última quinta-feira (17) no km 132, na Via Verde, próximo a 3ª Ponte de Rio Branco. Macio Pinheiro da Silva, de 45 anos, morreu no local da batida. Nesse domingo (20) Carpegiane Freitas Lopes também não resistiu e morreu na UTI do pronto-socorro.
Os dois homens eram funcionários da Empresa de Vigilância VIP. A família pediu justiça durante o velório neste segunda.
Fábio Farias de Lima, também funcionário da VIP, segue internado após sofrer diversas fraturas. A quarta é Raiane Xavier, que já recebeu alta e está em casa se recuperando

Carpegiane de Freitas Lopes morreu nesse domingo (20). Foto: Arquivo pessoal
Motorista foi liberado
No dia do acidente, a PRF foi chamada, isolou a área e acionou a perícia e o Instituto Médico Legal (IML).
À Rede Amazônica Acre, a equipe policial que estava na ocorrência informou que retirou o motorista do local com medo de represálias, mas que ele seria apresentado na Delegacia de Flagrantes (Defla) para depoimento e demais procedimentos.
Ainda no local do acidente, a PRF disse que pegou os dados do motorista e o depoimento, porém, por conta da comoção e do baixo efetivo, ‘permitiu que Talysson deixasse o local’. Com isso, o motorista não foi apresentado na delegacia no dia do acidente, sendo liberado.
Após o acidente, a PRF alegou que o motorista suspeito de atingi-lo e outros dois motociclistas foi liberado por possível risco à sua integridade por conta da revolta no local.
Conforme a PRF, o motorista fez o teste do bafômetro, que deu negativo, apresentou a documentação necessária e foi liberado pela polícia por medo de represálias de conhecidos das vítimas. A corporação contestou ainda a alegação de que o suspeito foi protegido por supostamente ser integrante de forças de segurança.

Carro ficou parado às margens da rodovia. Foto: Lucas Thadeu/Rede Amazônica Acre
Comentários
Cotidiano
Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasíl
O período de inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2025 começa nesta segunda-feira (21). Os interessados têm até o dia 2 de maio para se inscrever por meio do Sistema Encceja.
O mesmo prazo vale para solicitações de atendimento especializado e para uso do nome social.
Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame é uma oportunidade gratuita e voluntária para jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade apropriada. As provas estão marcadas para o dia 3 de agosto.
Desde 2002, o Encceja é utilizado como instrumento para a certificação de competências adquiridas tanto no ambiente escolar quanto em experiências de vida e de trabalho. Os resultados são usados pelas secretarias de Educação e institutos federais como base para emissão dos certificados de conclusão do ensino fundamental e médio.
Além de contribuir para a retomada da trajetória educacional de milhares de brasileiros, o Encceja também orienta políticas públicas voltadas à educação de jovens e adultos (EJA). O exame permite ainda a elaboração de estudos e indicadores sobre o sistema educacional, sendo um importante instrumento de avaliação e referência nacional.
Você precisa fazer login para comentar.