fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

PSD Mulher-DF e GPS|Foundation unem-se pelo enfrentamento da violência de gênero

Publicado

em

PSD Mulher-DF e GPS|Foundation unem-se pelo enfrentamento da violência de gênero
Redação GPS

PSD Mulher-DF e GPS|Foundation unem-se pelo enfrentamento da violência de gênero

A base feminina do Partido Social Democrático do Distrito Federal (PSD-DF) realizou, neste sábado (29), no Taguatinga Shopping, a segunda edição do “Diálogos PSD Mulher” . Comandando pela presidente do PSD Mulher no DF, Deborah Carvalhido , o encontro abordou diversos temas essenciais para o público feminino.

A mesa de debates contou com a presença da secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira ; da presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do DF e presidente da Câmara de Mulheres Empreendedoras, Empresárias e Gestoras de Negócios da Fecomércio, Beatriz Guimarães ; da delegada da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Ângela Maria dos Santos ; e da psicanalista, empresária e conselheira da GPS|Foundation, Silvia Badra .

Mulheres de várias cidades do DF participaram do encontro no Taguatinga Shopping
Mulheres de várias cidades do DF participaram do encontro no Taguatinga Shopping. Foto: Marcos Holanda

Segundo Deborah Carvalhido , a segunda edição do “Diálogos PSD Mulher”, projeto de capacitação política que visa ampliar o conhecimento e o repertório das filiadas do partido em temas que impactam a vida das meninas e mulheres no Distrito Federal, tem como objetivo proporcionar um olhar feminino na elaboração de políticas públicas. “É um projeto itinerante, então quero agradecer todos os envolvidos e envolvidas que trouxeram este programa ao Taguatinga Shopping. O presidente Paulo Octávio é ousado e inovador e a gente celebra essa oportunidade” , afirmou.

“Vamos seguir debatendo o enfrentamento da violência doméstica e a violência feminina. É um tema um pouco desconfortável, a gente sabe. Mas a insistência é porque todos os índices têm demonstrado o aumento da violência. A gente precisa ter um papel fundamental nessa luta, com conhecimento e fortalecimento, para oferecer nossas ideias e contribuir na elaboração de soluções, considerando sempre o olhar preventivo e inclusivo”, comentou.

Para a delegada Ângela Maria dos Santos , a violência doméstica é fruto de uma “sociedade construída por homens que pensam para homens” . Ela ressaltou ainda que a Lei Maria da Penha lista cinco formas de violência. “A psicológica é pouco falada, mas corrói as mulheres, mina devagar. Por isso, ela é tão grave, porque abre a porta para outras. A moral e a física vêm em seguida. A Decrin foi criada para ter esse olhar para as pessoas que estão sofrendo várias formas de violência, como de raça, idade, de deficiência” , destacou.

Beatriz Guimarães e Silva Badra, durante o encontro
Beatriz Guimarães e Silva Badra, durante o encontro do PSD Mulher-DF no Taguatinga Shopping. Foto: Marcos Holanda

Especialista no tema, Silvia Badra enfatizou a importância da saúde mental e do diálogo contínuo para prevenir a perpetuação de violências decorrentes de estruturas patriarcais. “Este é um espaço precioso de troca de experiências e é primoroso historicamente estar aqui nesse momento” , afirmou. A psicanalista fez questão de derrubar mitos que cercam a violência psicológica.

“Sofrimento psíquico não quer dizer que você é louca. A gente sabe que, para a violência física há reparo, mas para a violência psicológica não há remédio. Por isso, é preciso se perguntar: se eu fizesse o mesmo, qual seria a resposta desse homem?” , destacou, lembrando que, por uma questão histórica, o racismo e o preconceito são mais intensos com a mulher. “A mulher se cala porque foi ‘moderada’ no medo. Seu resgate não é em uma perspectiva revanchista, não é para tomar o poder. É para dividir o poder, para fazer com que a troca exista?” , completou

Para a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira , existe a necessidade de se estabelecerem políticas públicas que garantam a abertura de espaços políticos para mulheres. Ela destacou ainda a importância da união entre os setores público, privado e o terceiro setor para fomentar um diálogo transparente.

“A pauta da mulher tem que ser a união entre todas as secretarias, pois não há como falar de violência contra a mulher se a gente não conversar com os homens, para termos uma nova sociedade. Campanhas voltadas para esse diálogo com os homens precisam reafirmar que homem que agride mulher é covarde” , afirmou .

Ela também mencionou o fato de o DF ser a primeira unidade da federação a ter um programa de apoio aos órfãos do feminicídio e que realizou a implementação do Observatório contra a Violência à Mulher no DF , iniciativas que visam proporcionar maior suporte e proteção às vítimas, após o aumento dos índices deste tipo de crime.

“Fazemos um enfrentamento da violência, mas também trabalhamos na prevenção” , afirmou, lembrando ainda que a Capital tem mulheres em altos cargos, inclusive na Polícia e nos Bombeiros. “A mulher, sabendo que terá apoio, denuncia. Procurem também as redes da Secretaria da Mulher, pois oferecemos muitas formas de capacitação” , concluiu.

Empresária de destaque no DF, Beatriz Guimarães apontou o empreendedorismo como um meio poderoso para combater a violência de gênero, além de promover inovação e gestão eficiente nos negócios, independente de classe social.

“O Sebrae tem um programa de empreendedorismo feminino. A mulher formalizada pode ter acesso a crédito, por isso é importante abrir MEI e conta bancária, para ter acesso a crédito . Com isso ela pode empreender, por exemplo, nas áreas de beleza e alimentação. Mas é sempre preciso criar um diferencial. Fazer um bolo de forma inovadora, criar receitas diferentes, entregar em formatos novos”, exemplificou.

Ela também desmistificou crenças limitantes, que dizem que a mulher não sabe mexer com dinheiro. “Isso não é verdade. Mas é importante levantar os custos da sua produção para não perder dinheiro. A mulher, quando empreende , traz mais qualidade de vida para todos ao seu redor, família e comunidade” , ensinou. Beatriz Guimarães indicou ainda o Projeto Prospera do GDF, voltado para mulheres que inclusive estão negativadas.

“Precisamos ocupar espaços de poder. O homem é solidário à nossa dor, mas ele não a sente ”, concluiu.

O presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, elogiou o alto nível do encontro
O presidente do PSD-DF, Paulo Octávio, elogiou o alto nível do encontro. Foto: Marcos Holanda

Ao fim do encontro, o presidente do PSD-DF , Paulo Octávio, elogiou a iniciativa da ala feminina de trazer o debate às cidades do DF. “Tivemos a participação de mulheres de Taguatinga de Ceilândia, por levar o encontro ao Taguatinga Shopping. Foi um sucesso, com palestras interessantes. A motivação e a emoção das mulheres em participar da vida pública brasileira é fundamental , disse, elogiando a inciativa de Deborah Carvalhido, presidente do PSD Mulher- DF.

“Ela está fazendo um trabalho extraordinário, conclamando as mulheres de todas as cidades para participarem do nosso movimento político de integração e participação. É essa a filosofia do PSD. Vamos continuar a fazer encontros em outras cidades, motivando a participação cada vez mais efetiva da mulher na vida política do Brasil ”, finalizou.

The post PSD Mulher-DF e GPS|Foundation unem-se pelo enfrentamento da violência de gênero first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Ralph Lauren anuncia desfile nos Hamptons

Publicado

em

Por

Ralph Lauren anuncia desfile nos Hamptons
Beatriz Lima Leal

Ralph Lauren anuncia desfile nos Hamptons

Ralph Lauren anunciou nesta segunda-feira (1º) que estará de volta à New York Fashion Week na próxima temporada. A marca abrirá a semana de moda de primavera-verão 2025 ready-to-wear com um desfile nos Hamptons no dia 5 de setembro.

Os Hamptons são mais do que um lugar. É um mundo natural de céu azul sem fim, oceano, campos verdes e cercas brancas, rusticidade e elegância com uma qualidade de luz que atraiu artistas aqui décadas atrás. É minha casa, meu refúgio e sempre uma inspiração ,” Lauren disse sobre a escolha do destino.

Nos últimos anos, Ralph Lauren tem escolhido colocar sua passarela em lugares de valor sentimental para ele, para a marca e para o seu lifestyle . O desfile de primavera-verão 2024 ready-to-wear foi em um loft de artista em um celeiro no Brooklyn Navy Yard, construído inspirado em seu celeiro em Double RL Ranch, onde seu filho David se casou. O desfile de outono-inverno 2024 ready-to-wear da marca foi no escritório de Ralph Lauren em Nova York.

Os Hamptons fazem parte do lifestyle e da iconografia da Ralph Lauren por cinco décadas, onde a marca tem envolvimento com a comunidade, além de três lojas em East Hampton, uma em Southhampton, e três propriedades pessoais do estilista à beira-mar em Montauk.

The post Ralph Lauren anuncia desfile nos Hamptons first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Jo Malone lança coleção em parceria com ursinho Paddington

Publicado

em

Por

Jo Malone lança coleção em parceria com ursinho Paddington
Redação GPS

Jo Malone lança coleção em parceria com ursinho Paddington

A marca de perfumes Jo Malone London lança novidades em colaboração com o personagem britânico Paddington. O amado ursinho inspirou uma coleção de edição limitada da casa britânica que está disponível a partir desta segunda-feira (1).

O principal lançamento da coleção é uma colônia que celebra o lanche favorito de Paddington — os sanduíches de geleia que ele esconde sob seu famoso chapéu vermelho. Uma versão refinada da conserva britânica, Orange Marmalade combina madeiras quentes com raspas de laranja para criar uma fragrância dourada.

Um dos favoritos da infância e agora nosso mais recente colaborador, Paddington evoca memórias queridas de divertidas viagens de verão de trem, explorando o interior e o litoral britânicos – sempre com um piquenique a tiracolo. E quando se trata de nossa Colônia Orange Marmalade, realmente não havia outra escolha de parceiro com quem preferiríamos compartilhar nosso perfume ou sanduíche de geleia, por falar nisso “, afirmou o presidente global da marca, Jo Dancey.

Foto: Divulgação

Há ainda quatro opções de presentes, incluindo uma que vai em um design especial de baú inspirado na mala do personagem, com os favoritos da Jo Malone London nas categorias colônia, casa, banho e corpo. Um Deleite Maravilhoso, Conjunto de Miniaturas Maravilhosas, Trio Perfumado Maravilhoso e Marvellous Luxuries Collection são os nomes dos lançamentos.

Paddington

O escritor britânico Michael Bond encantou leitores de todo o mundo com suas histórias sobre o Paddington, o famoso urso por seu amor por geleia, há 65 anos, que são publicadas HarperCollins Children’s Books. As histórias já foram adaptadas para a televisão e para o cinema foram duas vezes. Um terceiro filme está sendo produzido e tem previsão de estreia neste ano.

O alcance global de Paddington já ajudou a Unicef a arrecadar fundos para crianças carentes por meio de produtos da marca desde 2020.

The post Jo Malone lança coleção em parceria com ursinho Paddington first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo

Brasil

Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes

Publicado

em

Por

Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes
Agência Brasil

Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes

O Brasil encerrou o primeiro semestre de 2024 registrando 6.159.160 casos prováveis de dengue e 4.250 mortes pela doença. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde , há ainda 2.730 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no país é, agora, de 3.033 casos para cada 100 mil habitantes e a taxa de letalidade é de 0,07.

Dados divulgados nesta segunda-feira (1º), em Brasília, mostram que a maior parte dos casos prováveis de dengue em 2024 foi anotada entre mulheres (54,8%), contra 45,2% entre homens.

Faixa etária

Ao todo, 49,6% das ocorrências foram identificadas em pessoas brancas, 42,5% entre pardos, 6,2% entre pretos e 0,3% entre indígenas. A faixa etária de 20 a 29 anos concentra a maior parte das vítimas, seguida pela de 30 a 39 anos e pela de 40 a 49 anos.

Entre as unidades federativas, o Distrito Federal registra o maior coeficiente de incidência de dengue (9.626 casos por 100 mil habitantes). Em seguida, estão Minas Gerais (8.035), Paraná (5.478), Santa Catarina (4.607) e São Paulo (4.301). Em números absolutos, São Paulo lidera com 1,9 milhão de ocorrências. Em seguida, aparecem Minas Gerais (1,6 milhão), Paraná (626,8 mil), Santa Catarina (350,6 mil) e Goiás (301,5 mil).

The post Dengue: Brasil tem, em 6 meses, 6,1 milhões de casos e 4,2 mil mortes first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

Comentários

Continue lendo