Conecte-se conosco

Geral

PSD lança oficialmente Sérgio Petecão como candidato ao governo do Acre

Publicado

em

O Partido Social Democrático (PSD) lançou oficialmente neste sábado (23) o senador Sérgio Petecão como candidato ao governo do estado. A convenção estadual ocorreu no final da tarde no ginásio do Sesc-Bosque, em Rio Branco.

A coligação, que tem como lema: “Com a Força do Povo”, lançou também o advogado Tota Filho como vice na chapa e Vanda Milani para concorrer ao senado. Atualmente, Sérgio Petecão está no quarto ano do seu mandato de senador, que termina em 2027. Ele se afastou e a suplente, Maria das Vitórias Soares de Medeiros está em exercício. Já Vanda é deputada federal atualmente.

A oficialização das candidaturas ocorreu no terceiro dia do prazo estipulado pelo Tribunal Regional Eleitoral, que termina no dia 5 de agosto. Após isso, todos os partidos precisam encaminhar os documentos ao tribunal. Os primeiros a fazerem as convenções, foram o PSOL e o Agir.

Petecão diz que tem montado o plano do governo em cima de reuniões feitas em várias cidades do estado. Segundo ele, a intenção é ouvir as demandas reais de cada município e montar um plano de governo realista e que tenha indicações populares. Entre os pilares de sua campanha, ele pretende priorizar:

  • Segurança;
  • Regularização fundiária
  • Saúde

“Temos um problema sério na segurança, porque a violência deixou de ser uma problemática só da capital e hoje está nos ramais, nos municípios. Em todo canto que a gente chega o povo está assustado, com medo. Já na produção, vamos apostar na regularização fundiária, porque as pessoas não têm documentos das terras para acessar crédito. Na saúde, para se ter uma ideia tem um hospital em Plácido de Castro e outro na Vila Campinas e as pessoas estão indo fazer cirurgia na Vila Extrema em Rondônia, então, são coisas absurdas. Confesso que tenho anos de mandato e essa iniciativa, de ouvir as pessoas, foi um aprendizado maravilhoso”, destaca.

Se for eleito, Petecão garante que vai tentar cumprir o que determinou em conjunto com a população e também priorizar o pequeno produtor do estado. “Nosso foco é para quem tem menos, como agricultura familiar, não que os grandes não tenham vez, mas queremos fortalecer os menores”, finalizou.

A aliança é formada pelo PSD, Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Avante.

Sérgio de Oliveira Cunha, conhecido como Sérgio Petecão, tem 62 anos e nasceu em Rio Branco. Desde a década de 90 ele atua na política acreana, tendo seu primeiro mandato como deputado estadual em 1995. Além de político, ele é empresário e técnico em contabilidade.

Petecão se mantém em cargos políticos há 27 anos ininterruptamente, já que foi deputado estadual por três mandatos consecutivos. Em seguida, foi eleito para ocupar um cargo na Câmara Federal, quando, no meio do mandato, concorreu e ganhou para senador, onde permaneceu oito anos e em seguida foi reeleito.

Mandatos de Petecão

Mandatos Início Fim
Deputado estadual – AC 1995 1998
Deputado estadual – AC 1999 2002
Deputado estadual – AC 2003 2006
Deputado federal – AC 2007
Senador – AC 2011 2019
Senador-AC 2019 2027

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Educação do Acre publica homologação retificada de resultado final para docentes do Bolsa Mais Professores

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) publicou na manhã desta sexta-feira, 13, no Diário Oficial do Estado (DOE), a homologação retificada do resultado final do Processo Seletivo Simplificado destinado à seleção de docentes para atuação no Programa Bolsa Mais Professores, no Acre.

Professores da rede estadual participam das ações do Programa Bolsa Mais Professores, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE) voltada ao fortalecimento do ensino público. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O certame tem como objetivo selecionar profissionais da educação para integrar o programa, que busca fortalecer o ensino na rede estadual por meio da concessão de bolsas a professores. A homologação retificada consolida o resultado final após o cumprimento das etapas previstas no edital, garantindo a regularidade e a transparência do processo seletivo.

O Programa Bolsa Mais Professores integra as ações do governo estadual voltadas à valorização do magistério e ao fortalecimento das políticas públicas educacionais no estado. O programa prevê o pagamento de bolsa mensal no valor de R$ 2.100 para os professores selecionados, conforme estabelecido em edital.

Docentes selecionados pelo processo seletivo atuarão em diferentes municípios, contribuindo para a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento da educação pública estadual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Mais de 180 candidatos integram a retificação do resultado final do processo seletivo simplificado. A relação oficial apresenta classificados para atuação em diferentes municípios acreanos, entre eles Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Brasileia, Sena Madureira, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Plácido de Castro e Santa Rosa do Purus. As pontuações seguem os critérios definidos no processo seletivo.

The post Educação do Acre publica homologação retificada de resultado final para docentes do Bolsa Mais Professores appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre restitui mais de 80 celulares a vítimas de roubos e furtos durante a 4ª edição da Operação Mobile

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre realizou, nesta sexta-feira, 13, a entrega de mais de 80 aparelhos celulares a vítimas de roubo e furto em todo o estado. A ação integra a quarta edição da Operação Mobile e foi coordenada pelo Departamento de Polícia da Capital e do Interior. Ao longo dos últimos dias, equipes entraram em contato com os proprietários dos aparelhos localizados por meio de investigações e diligências iniciadas desde o começo da operação.

A restituição só foi possível graças à formalização dos casos pelas vítimas, que registraram boletins de ocorrência, e ao rastreamento da origem dos equipamentos, feito com base em notas fiscais e outros documentos. A polícia reforça que registrar o boletim de ocorrência é fundamental, além de garantir o direito da vítima, é o que permite a identificação, a localização e a devolução dos bens.

O delegado Roberth Alencar, responsável pela Operação Mobile no Acre, destacou a importância da cooperação entre vítimas, polícia e comerciantes. “Esse resultado é fruto de um trabalho intenso de investigação e também de conscientização. Quando a vítima registra o boletim de ocorrência e apresenta os documentos do aparelho, a polícia tem os meios legais e técnicos para agir. Estamos avançando na repressão ao comércio ilegal de celulares e orientamos que a população compre sempre de lojas autorizadas e exija a nota fiscal”, afirmou.

Para o delegado-geral da PCAC, José Henrique Maciel, a ação tem impacto direto na vida das pessoas e no enfraquecimento do mercado ilegal. “A Operação Mobile mostra a força da integração entre as polícias civis do país. No Acre, estamos alinhados com esse esforço nacional para recuperar bens das vítimas e enfraquecer a cadeia criminosa que se alimenta do roubo de celulares. Restituir mais de 80 aparelhos em uma única etapa é uma vitória da sociedade acreana e da Polícia Civil”, enalteceu.

Entre os beneficiados está o lojista Alomar Moreira, que havia perdido um aparelho de alto valor durante um assalto no centro de Rio Branco. Ele contou que ficou surpreso ao ser contatado pela polícia. “Confesso que não acreditava que ia recuperar meu celular, mas mesmo assim fiz o boletim, entreguei tudo certinho e confiei no trabalho da polícia. Fiquei muito feliz quando me ligaram dizendo que meu aparelho foi localizado. Foi uma grata surpresa e uma prova de que a gente deve sempre procurar nossos direitos”, relatou.

Outra vítima, que preferiu não se identificar, também celebrou a devolução do aparelho nesta sexta-feira. “Eu já tinha perdido as esperanças. Fiz o boletim mais por desencargo de consciência e segui a vida. Quando recebi a ligação dizendo que meu celular tinha sido encontrado, nem acreditei. Hoje saio daqui com a certeza de que vale a pena registrar e confiar no trabalho da polícia”, disse, emocionada.

A Operação Mobile é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil, e faz parte do esforço nacional para combater o roubo e furto de celulares por meio do Protocolo Nacional de Recuperação de Celulares.

A Polícia Civil reforça que a população deve sempre registrar a ocorrência, guardar a nota fiscal e evitar a compra de aparelhos sem procedência, medidas essenciais para reduzir o mercado ilegal e aumentar as chances de recuperação dos bens.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Polícia Civil do Acre (@policiacivil_ac)

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil localiza e prende suspeito de homicídio que estava foragido em Porto Walter

Publicado

em

Em uma ação conjunta, as Polícias Civil e Militar do Acre prenderam, na tarde da última quinta-feira,12, o autor do homicídio que vitimou Raimundo Nonato Vieira da Silva, ocorrido na última terça-feira,10. O suspeito foi localizado no município de Porto Walter após diligências integradas das forças de segurança.

Polícia Civil cumpre mandado e prende acusado de homicídio em Porto Walter. Foto: cedida

De acordo com o delegado Marcílio Laurentino, como não houve situação de flagrante pelo homicídio, foi dado cumprimento a um mandado de prisão já existente em desfavor do investigado pelo crime de estupro. A representação pela prisão havia sido feita em janeiro de 2025, após o suspeito praticar dois estupros de vulneráveis contra uma adolescente de 13 anos e outra de 11 anos no Ramal dos Pinheiros, zona rural de Rodrigues Alves.

Em interrogatório, o preso informou que matou a vítima após uma discussão, alegando ter recebido um tapa no rosto e ter sido ameaçado com uma faca. Segundo o relato, quando à vítima teria soltado a arma branca, ele a pegou e desferiu um único golpe na altura do peito, fugindo em seguida pela mata até chegar a Porto Walter, onde acabou localizado e preso.

O detido será apresentado em audiência de custódia, e caberá ao Judiciário decidir sobre a manutenção de sua prisão. As investigações seguem para a completa elucidação dos fatos e a responsabilização criminal do envolvido.

Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL

Comentários

Continue lendo