fbpx
Conecte-se conosco

Brasil

Protesto “do amor” da esquerda na Assembleia de SP termina em confronto e judicialização contra privatização da Sabesp

Publicado

em

Momento em que manifestantes da esquerda entraram em confronto com policiais, na galeria da Alesp | Foto: Reprodução/Twitter/X

Na noite da última quarta-feira, 6 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou o projeto de lei que encaminha a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Contudo, a votação não ocorreu sem incidentes, conforme relatos e vídeos que circulam nas redes sociais e na imprensa.

No plenário da Alesp, a proposta de desestatização da Sabesp obteve uma vitória expressiva, com 62 votos favoráveis e apenas 1 contra. Entretanto, na galeria da Assembleia, destinada ao público que acompanha as sessões legislativas, manifestantes da esquerda marcaram presença de forma tumultuada. Vídeos registraram ofensas dirigidas a deputados e ao governador paulista, Tarcísio de Freitas, além de atos violentos que resultaram em confronto com a polícia.

 

Imagens revelam que a situação ficou tensa, com policiais feridos e cinco pessoas detidas. O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) ironizou os acontecimentos, destacando, através do Twitter, a ironia da “democracia vibrante” defendida pela esquerda.

 

 

Além disso, circula nas redes sociais um vídeo em que um policial exibe um frasco de tinta simulando sangue, sugerindo que manifestantes da esquerda poderiam ter usado maquiagem para alegar agressões físicas por parte da polícia. Essa alegação levantou questionamentos sobre a veracidade dos relatos de agressões durante o protesto.

 

 

 

 

 

 

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) questionou se os manifestantes envolvidos no protesto serão condenados, comparando a situação com casos de prisões ocorridas em protestos anteriores. O jornalista e ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins compartilhou um vídeo mostrando um representante da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (Umes) tentando quebrar o vidro de acesso ao plenário com um extintor.

 

Apesar da derrota na votação na Alesp, a esquerda recorreu ao Poder Judiciário. Três membros do Partido dos Trabalhadores (PT) ingressaram com uma ação pública buscando barrar os trâmites da privatização da Sabesp. O embate agora se desloca para os tribunais, enquanto persistem as controvérsias em torno do protesto e seus desdobramentos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Criança morre após ser atendida em UPA no interior do Pará

Publicado

em

Uma menina de apenas um ano e oito meses, identificada como Sofia Gabriela, morreu na noite desta quinta-feira (3) após ser atendida na Unidade de Pronto Atendimento.

(UPA) do Icuí, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A criança havia dado entrada na unidade de saúde com sintomas de diarreia e vômito. A morte foi confirmada pela família por volta das 20h30. Houve confusão na porta da unidade de saúde.

A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram acionadas.De acordo com relatos da família, a pequena Sofia começou a passar mal ainda pela manhã. Por volta das 9h, os pais a levaram até a UPA do Icuí, onde ela recebeu medicação e foi liberada para retornar para casa. No entanto, segundo o pai da menina, o mecânico Matheus do Remédios dos Santos, de 22 anos, o estado de saúde da criança piorou logo após o retorno.

Diante do agravamento do quadro, a família retornou com a criança à UPA. Lá, ela foi medicada novamente e levada para a sala vermelha, área destinada a pacientes em estado grave, mas, segundo os familiares, sem o acompanhamento de nenhum responsável.

Sofia Gabriela era asmática, mas considerada uma criança saudável e ativa pela família. Os parentes afirmam não entender o que, de fato, aconteceu dentro da unidade de saúde.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Idoso de 72 anos é preso por estupro de duas filhas após 13 anos foragido

Publicado

em

Crimes ocorreram em Minas Gerais quando vítimas tinham 13 e 15 anos; operação conjunta entre MG e TO prendeu suspeito no Tocantins

Um homem de 72 anos foi preso nesta quinta-feira (3) em Araguaína (TO), acusado de estupro de vulnerável contra suas duas filhas, então com 13 e 15 anos. Os crimes ocorreram em Gurinhatã (MG) em 2010, e o suspeito estava foragido desde então.

A captura foi realizada por meio de compartilhamento de informações entre as Polícias Civis de Minas Gerais e Tocantins, no âmbito da Operação Protetor. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara da Infância e da Juventude de Ituiutaba (MG).

Detalhes do caso

  • O nome do acusado não foi divulgado para preservar a identidade das vítimas
  • Ele foi localizado no norte do Tocantins e levado para a Unidade Penal de Araguaína
  • Agora, aguarda transferência para Minas Gerais para responder à Justiça

O caso choca pela violência prolongada e pelo tempo de fuga do acusado, que finalmente foi alcançado pelas forças de segurança.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Roraima: Justiça quer intensificar fiscalização de combustível de aviação

Publicado

em

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal concedeu decisão liminar obrigando a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a apresentar, no prazo de 30 dias, cronograma detalhado de fiscalização de revendedores e pontos de abastecimento de combustíveis de aviação em Roraima.

Conforme a decisão, proferida pelo juízo da 1ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária de Roraima, a autarquia deve suspender as autorizações de funcionamento de todas as pessoas jurídicas que estejam operando em desconformidade com a legislação vigente ou fornecendo apoio logístico à atividade ilegal de mineração no estado.

De acordo com ação, a ANP negligenciou a fiscalização do Mapa de Movimentação de Combustível de Aviação (MMCA), deixou de promover rastreabilidade nas vendas de gasolina de aviação (AVGAS) e manteve registros de postos que sequer existiam fisicamente. Mesmo após autuações, empresas reincidentes continuaram operando sem impedimentos, em alguns casos rompendo lacres de interdição e adquirindo grandes volumes de combustível. A revendedora Pioneiro Combustíveis Ltda., por exemplo, foi citada como uma das empresas que continuaram em atividade mesmo após sanções administrativas.

Além da liminar já deferida, o MPF requer, no mérito da ação, a condenação da ANP à adoção de medidas estruturantes, incluindo: implementação de mecanismos de rastreabilidade de combustíveis de aviação; criação de sistema informatizado e transparente de controle de vendas; imposição de sanções proporcionais às infrações apuradas; atuação preventiva e não apenas reativa na repressão às irregularidades; e o pagamento de R$ 100 mil por dano moral coletivo, valor a ser revertido ao Fundo Nacional de Reparação dos Direitos Difusos.

Comentários

Continue lendo