fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Proteção da mulher é questão que diz respeito a toda sociedade, diz Vanda Milani

Publicado

em

Vanda Milani, na Câmara /Foto: ascom

“A lei 123/19 é uma medida extraordinária para a proteção da mulher e contou com meu voto seguro para aprovação na Câmara”, disse a deputada Vanda Milani. O texto foi sancionado ontem(30) pelo presidente Bolsonaro e garante 5% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública para ações de enfrentamento da violência contra a mulher. Para a deputada, a iniciativa é resultado de um compromisso do Governo Federal com as mulheres. ”Mostra que a questão da segurança da mulher tem prioridade no Governo Bolsonaro”, enfatizou a deputada.

A medida, explicou Vanda Milani, visa sobretudo fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher e a elaboração de um plano estadual. No Acre, de acordo com os dados catalogados pelo Observatório do Ministério Público do Acre (MP/AC),houve um redução de 77,8% da violência contra a mulher de janeiro a junho de 2021 comparado ao mesmo período do ano anterior. Tudo graças a um trabalho em conjunto da Segurança Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Secretaria de Assistência Social e Direitos da Mulher. ”O combate à violência contra a mulher sempre foi bandeira do Governo Gladson Cameli”, assegurou a deputada.

Experiência

Como ex-delegada de polícia e ex-integrante do Ministério Público (promotora pública e procuradora de justiça), Vanda Milani ressaltou que a questão tem que ser tratada de forma multissetorial, envolvendo instituições públicas e entidades privadas que atuam no setor “até porque a violência contra a mulher tem abrangência ampla e diversificada, indo do assédio moral ao feminicídio”.

Milani destacou medidas importantes que serviram como verdadeiro divisor de águas, “como a Lei Maria da Penha, aprovação e implementação do crime de feminicídio e o estabelecimento de medidas protetivas”. Para Vanda Milani, a sanção da Lei 123/19,com os recursos que serão disponibilizados, ”vem fortalecer o enfrentamento da violência contra a mulher e marca um novo tempo nas políticas públicas de proteção feminina em todo o país”.

Comentários

Continue lendo

Geral

Tentativa de homicídio: Homem é baleado nas costas em Rio Branco

Publicado

em

Vítima de 33 anos corre para pedir ajuda e é socorrida em estado grave.

Lucas Moreira da Silva, 33 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta quarta-feira (3), na Rua do Passeio, no bairro Taquari, localizado na região do Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, Lucas estava andando de bicicleta quando foi abordado por criminosos armados. Eles dispararam várias vezes contra a vítima, acertando um único tiro em suas costas. Após o ataque, os criminosos fugiram do local.

Buscando sobreviver, Lucas correu até a casa de populares para pedir ajuda, informando que havia sido baleado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e rapidamente enviou uma ambulância de suporte básico avançado. Os socorristas estabilizaram o quadro clínico de Lucas, que foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado grave.

Inicialmente, suspeitava-se que o tiro havia atingido a cabeça de Lucas, mas o médico plantonista constatou que o projétil acertou suas costas. Segundo os socorristas, Lucas não estava sentindo as pernas, sugerindo uma possível lesão na coluna vertebral.

A Polícia Militar esteve no local do crime, coletando as características dos agressores e patrulhando a região em busca dos responsáveis, porém, até o momento, ninguém foi encontrado.

A polícia trabalha com a hipótese de que o crime tenha sido motivado por Lucas estar furtando fios na região. Agentes de Polícia Civil da Equipe de Pronto Emprego (EPE) colheram as primeiras informações e o caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

O podcast “Pensar Agro” entrevista o ex-ministro Paulo Alvim

Publicado

em

Por

O podcast “Pensar Agro”, apresentado por Isan Rezende, traz uma entrevista exclusiva com Paulo Alvim, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. Alvim inicia a conversa destacando o papel fundamental da tecnologia na era moderna.

Ressalta como as inovações tecnológicas têm transformado diversos setores e aborda a extinção de profissões do século XIX, que foram substituídas por novas frentes de trabalho mais alinhadas às necessidades contemporâneas. “A tecnologia não apenas substitui, mas também cria novas oportunidades e campos de atuação,” afirmou o ex-ministro.

A discussão também aborda o avanço no sistema educacional, com ênfase na adaptação e na preparação das novas gerações para lidar com um mundo cada vez mais tecnológico. Alvim enfatiza a importância de incorporar a tecnologia no currículo escolar para preparar os jovens para as profissões do futuro.

Alvim desmistifica vários mitos, explicando como a tecnologia pode ser benéfica se usada corretamente e como ela tem o potencial de melhorar a qualidade de vida e a eficiência em diversos setores, incluindo o agronegócio.

O episódio está disponível e para assistir, basta clicar aqui

Fonte: Pensar Agro

Comentários

Continue lendo

Geral

PL que amplia Área de Livre Comércio de Brasiléia para Epitaciolândia será votado na Câmara

Publicado

em

Município de Epitaciolândia será beneficiado em PL amplia Zona de Livre Comércio no Acre- Foto: Alexandre Lima

Por Wanglézio Braga, para oaltoacre.com

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados marcou para hoje (03) a votação do PL N° 507/2020 que permite ampliar a Área de Livre Comércio de Brasiléia (ALCB) com extensões para Epitaciolândia, ambos no Acre.

O dispositivo havia sido apresentado pela ex-deputada Mara Rocha (À época no PSDB) no dia 04 de março de 2020 e parou no tempo. Quatro anos depois, a matéria será apreciada na Comissão conforme informou a agenda da Câmara dos Deputados.

No PL, Mara solicitou alteração em dois artigos da Lei N° 8.857 que criou a ALCB. A lei aprovada em 1994, beneficiava com extensão às cidades de Rio Branco, Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul, de exportação e importação, sob regime fiscal especial, “estabelecidas com a finalidade de promover o desenvolvimento das regiões”.

No mês passado, a deputada Sonize Barbosa (PL-AP) soltou um parecer pela “rejeição” do PL. Outro ponto é que durante o prazo regimental não foram apresentadas emendas ao projeto na comissão. Diversos parlamentares acreanos também apresentaram projetos de leis no mesmo sentido.

“Divergimos, porém, sobre a melhor estratégia a ser adotada para tanto, especialmente diante do contexto econômico e fiscal atual. Isso porque o Brasil vem buscando progressivamente a redução de benefícios tributários, no caminho oposto ao pretendido”, diz no relator a deputada amapaense.

“(…) Assim, embora pareça positiva à primeira vista a proposição, entendemos que o desenvolvimento regional no Brasil precisa balizar-se pelo cenário inescapável de redução gradual de benefícios tributários, simplificando regras e optando por caminhos estruturantes alternativos, alinhados com o desenvolvimento sustentável. A expansão da ALC, nesse sentido, não nos parece a solução legislativa mais adequada para endereçar os problemas atualmente enfrentados pelo estado do Acre, apesar da nobre intenção dos autores”, concluiu a relatora.

Comentários

Continue lendo