fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Proposta do governo do Acre aos professores “é vergonhosa” e greve está a caminho, diz Sinteac

Publicado

em

“A proposta é vergonhosa por não reconhecer a luta dos servidores administrativos, que estão há sete anos sobrevivendo com um piso de R$ 672,00”, disse Rosana

“A proposta do governo é vergonhosa”, Rosana Nascimento

“A proposta do governo é vergonhosa”, Rosana Nascimento

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteac) entende que a proposta encaminhada pelo governo do Acre neste feriadão de Carnaval não deve evitar uma possível greve geral. A categoria está convocada para conhecer os percentuais de reajuste propostos pela equipe econômica do governador Tião Viana (PT), em assembleia geral extraordinária confirmada para às 16 horas desta sexta-feira (12), no Hall da Assembléia Legislativa, Centro de Rio Branco.

Se a proposta for rejeitada, o ano letivo não será iniciado na segunda-feira (15), segundo previsões da SEE.

A Secretaria de Educação sugere um reajuste de 11,48% divididos em três parcelas iguais, sendo a primeira em janeiro de 2017, a segunda em agosto de 2017 e a última em março de 2018. Professores e funcionários de escola pediam um aumento real de 25%.

A professora Rosana Nascimento, presidente do Sinteac, adiantou que “a proposta é vergonhosa por não reconhecer a luta dos servidores administrativos, que estão há sete anos sobrevivendo com um piso de R$ 672,00, portanto, abaixo do salário mínimo”.

Os núcleos do Sinteac no interior farão assembleias paralelas, também na sexta, no mesmo horário. O sindicato orienta que se façam listas de presença e elaborem atas com as deliberações.

O comando de greve dará uma versão oficial sobre o assunto nesta quinta-feira (11), às vésperas da assembleia dos trabalhadores.

“Esperamos avançar nessas 24 horas. Seja qual for a postura do governo, levaremos para a avaliação dos trabalhadores. Se for deliberada a greve na Educação, que assim seja. os trabalhadores flexibilizaram o máximo que podiam”, afirmou Rosana Nascimento.

Com informações da assessoria do Sinteac

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal (Cinreso), Emerson Leão busca apoio da Funasa para acabar com lixões no Acre

Publicado

em

Secretário Emerson Leão se reúne com diretores em Brasília e vislumbra recursos para solução definitiva do problema

O apoio da Fundação Nacional de Saúde é considerado importante para a solução do problema, segundo ele, que teve o apoio do Governo do Acre em sua caminhada, representado pelo secretário da Representação na capital Federal.

Brasília, 25 de abril de 2025 – O secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Acre (Cinreso), Emerson Leão, encerrou nesta sexta-feira (25) uma série de articulações em Brasília com um avanço significativo: a Funasa sinalizou possibilidade de recursos para erradicação dos lixões no estado.

Em reunião com José Antônio da Motta, diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública da fundação, Leão apresentou a urgência do tema, recebendo como resposta a informação sobre um edital previsto para julho que poderá destinar verbas ao Acre. O encontro contou com o reforço da Representação do Governo do Estado, através do secretário Fábio Rueda e do chefe de gabinete William Raad.

“Estamos trazendo perspectivas concretas para os 22 municípios acreanos”, comemorou Leão, destacando que a solução para os lixões envolverá ações de engenharia sanitária e saúde pública. A reunião também teve a participação de técnicos da Funasa, incluindo a coordenadora-geral de engenharia Grazielle Marra, e do chefe de Relações Federativas da Repac, Reziery Lopes.

O pedido de apoio a Funasa foi feito nesta sexta-feira, 25, em Brasília, diretamente ao diretor do Departamento de Engenharia e Saúde Pública daquela fundação. Emerson Leão está levando para o Acre boas notícias para os 22 prefeitos. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia encerra semana dedicada a luta contra malária com ações educativas

Publicado

em

Nesta sexta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Malária com um Pit Stop educativo.

O evento marcou o encerramento de uma semana inteira dedicada à conscientização sobre prevenção, sintomas e tratamento da doença.

A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, reforçou a importância das medidas preventivas contra a doença.

Durante a semana, diversas ações foram realizadas pela secretaria de saúde como palestras em unidades de saúde e na Escola Kairala José Kairala (KJK). Participação no programa de rádio A Hora de Brasiléia e gravação de vídeo institucional falando sobre a malária.

Para o secretário de saúde Francelio Barbosa as ações realizadas pela secretaria são essenciais. “Esta mobilização é fundamental através da educação e prevenção, estamos levando informação e destacando a importância de acontecer o combate a malária”. Destacou Francelio.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeito Jerry participa do lançamento da Operação Verão 2025

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira, 25, o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, participou do lançamento oficial da Operação Verão 2025, realizado pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), em Rio Branco.

A Operação Verão 2025 marca uma grande mobilização de equipamentos e equipes em todo o estado, com foco na melhoria da infraestrutura viária, especialmente nas comunidades rurais. Assis Brasil está entre os 11 municípios que serão contemplados com o envio de massa asfáltica para reforço da malha urbana.

“Parabenizo o governador Gladson Cameli e a diretora do Deracre, Sula Ximenes, por essa ação grandiosa que vai garantir o direito de ir e vir de muitas pessoas, especialmente na zona rural. Estamos firmando parcerias importantes para que Assis Brasil continue avançando. Seguimos com trabalho, compromisso e união”, afirmou o prefeito.

Com a chegada do verão amazônico, as obras devem ganhar ritmo acelerado, e a Prefeitura de Assis Brasil, em conjunto com o Governo do Estado, garantirá que as ações cheguem até quem mais precisa: o povo da zona rural e os moradores dos bairros da cidade.

Comentários

Continue lendo