Cotidiano
Pronto-socorro do AC tem mais de 20 profissionais afastados por Covid-19 ou com sintomas da doença
Dos casos, seis testaram positivo para a doença até este sábado (18). Entre os profissionais, estão técnicos de enfermagem, enfermeiros e motorista.
Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco
A administração do pronto-socorro de Rio Branco informou que 21 profissionais da unidade foram afastados dos cargos por estarem com Covid-19 ou com suspeita de terem contraído a doença. O número inclui técnicos de enfermagem, enfermeiros e motorista.
As informações foram repassadas pela gerente de Assistência do pronto-socorro, Mônica Nascimento. Segundo ela, dos profissionais, sete são do setor de clínica médica, que foi reservado para atendimento exclusivo de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19.
Os outro oito afastados são funcionários do centro cirúrgico da unidade. Até este sábado (18), ela disse que seis profissionais da unidade testaram positivo para a doença. Somente os que apresentaram sintomas passaram por exames, os assintomáticos, foram colocados em quarentena após contato com casos confirmados.
“A gente suspeita que a contaminação do primeiro caso não foi no hospital, porque até agora todos os pacientes que subiram para lá foram indetectáveis. E no centro cirúrgico também teve a confirmação de uma profissional e teve que afastar todo mundo por medidas preventivas. À medida que vai fazendo o exame e vai passando a quarentena, eles vão retornando à unidade”, disse a gerente.
No setor de clínica médica já chegaram a ser afastados 15 profissionais de uma vez após a primeira confirmação. Mas, oito profissionais retornaram aos postos de trabalho após quarentena. O setor tem cinco pacientes com sintomas da doença internados até este sábado (18).
Os profissionais estão sendo monitorados pela Vigilância de Saúde do município. “Eles que estão controlando, vendo a gravidade e a necessidade de vir ou não para o hospital. A gente também tem nosso núcleo do servidor, que está prestando esse apoio às pessoas que estão positivo para a doença”, afirmou.
A gerente ressalta que o afastamento acaba causando deficit de profissionais e a situação é preocupante.
“A gente está solicitando ajuda de outras unidades que tenham fluxo menor, por exemplo, municípios que possam ceder técnicos de enfermagem para trabalhar pelo menos nesse período, o Hospital das Clínicas que está com ambulatório fechado e sem fazer cirurgias eletivas e tem bastante técnico. Então, é o momento de se ajudar”, concluiu.
Covid-19 no Acre
O Acre chegou aos 163 casos de Covid-19 neste domingo (19), segundo o boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). Foram 21 novos casos registrados em apenas em 24 horas. No sábado (18), eram 142 casos. O número de mortes permanece o mesmo, 6.
O vírus já circula em sete das 22 cidades do estado. O Acre tem 1.483 notificações, sendo que 1.084 foram descartadas, e 236 seguem em análise. O número de mortes pela doença permanece em 6, sendo que o resultado dos exames de óbito de mais 3 pessoas ainda deve confirmar o motivo da morte. O número de pessoas curadas segue em 58. No total, 17 pacientes estão hospitalizados.
Comentários
Cotidiano
Vídeo: Motociclista fica ferido após colisão com caminhonete em Sena Madureira
Manoel Delmiro sofreu fratura no braço e precisou ser transferido para Rio Branco
O motociclista Manoel Delmiro da Silva, de 36 anos, ficou ferido após colidir sua moto com uma caminhonete na noite desta quinta-feira (30), no cruzamento da Avenida Guanabara com a Rua Nicácio Teixeira, no bairro da Pista, em Sena Madureira, interior do Acre.
De acordo com testemunhas, Manoel trafegava pela via quando colidiu com o veículo. As circunstâncias do acidente ainda estão sendo apuradas pelo Policiamento de Trânsito.
O motorista da caminhonete parou para prestar socorro e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A vítima sofreu uma fratura fechada no braço esquerdo e foi levada ao Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.
Devido à gravidade da lesão, Manoel foi transferido para o pronto-socorro de Rio Branco, onde deverá passar por cirurgia.
Comentários
Cotidiano
Motociclista sofre acidente ao bater em buraco e é levado ao hospital em Rio Branco
Homem teve ferimentos na cabeça e recusou acionamento da polícia de trânsito
Samuel, de 32 anos, ficou ferido na tarde deste sábado (1º) após perder o controle da motocicleta e cair no km 2 do Ramal do Quixadá, em Rio Branco.
Segundo testemunhas, ele trafegava em uma moto CB-300 roxa quando colidiu contra um buraco no asfalto. Com o impacto, foi arremessado ao solo, sofrendo um corte na testa, um ferimento contuso na cabeça e escoriações pelo corpo. A equipe médica constatou um traumatismo cranioencefálico (TCE) leve.
Motoristas que passavam pelo local ajudaram Samuel e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte avançado prestou os primeiros socorros, e ele foi levado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado estável.
Durante o atendimento, Samuel pediu para que o policiamento de trânsito não fosse chamado. Sua motocicleta foi retirada do local por populares e levada para sua residência.
Comentários
Cotidiano
Homem é brutalmente agredido e jogado em área de mata em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano e está internada em estado grave
Francildo Moreno da Silva, de 36 anos, foi violentamente agredido na tarde deste sábado (1º) no bairro Manoel Julião, em Rio Branco, nas proximidades do antigo Pague Pouco, na Rua Maracanã.
Segundo relatos de testemunhas, Francildo caminhava pela rua quando foi abordado por dois criminosos armados com ripas de madeira. Ele foi brutalmente espancado na cabeça até ficar desacordado e, em seguida, arrastado e jogado em uma área de mata.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para socorrer a vítima. Devido à gravidade dos ferimentos, incluindo um afundamento de crânio e um traumatismo cranioencefálico (TCE) grave, foi necessário o reforço de uma equipe de suporte avançado.
Após ser estabilizado pelos socorristas, Francildo foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco, onde permanece internado em estado grave.
Apesar da gravidade da agressão, a Polícia Militar não foi acionada e, até o momento, não há registro de investigação pela Polícia Civil.
Você precisa fazer login para comentar.