Conecte-se conosco

Cotidiano

Pronto-socorro do AC tem mais de 20 profissionais afastados por Covid-19 ou com sintomas da doença

Publicado

em

Dos casos, seis testaram positivo para a doença até este sábado (18). Entre os profissionais, estão técnicos de enfermagem, enfermeiros e motorista.

Pronto-socorro do AC tem mais de 20 profissionais afastados por Covid-19 ou com sintomas da doença — Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por Iryá Rodrigues, G1 AC — Rio Branco

A administração do pronto-socorro de Rio Branco informou que 21 profissionais da unidade foram afastados dos cargos por estarem com Covid-19 ou com suspeita de terem contraído a doença. O número inclui técnicos de enfermagem, enfermeiros e motorista.

As informações foram repassadas pela gerente de Assistência do pronto-socorro, Mônica Nascimento. Segundo ela, dos profissionais, sete são do setor de clínica médica, que foi reservado para atendimento exclusivo de pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19.

Os outro oito afastados são funcionários do centro cirúrgico da unidade. Até este sábado (18), ela disse que seis profissionais da unidade testaram positivo para a doença. Somente os que apresentaram sintomas passaram por exames, os assintomáticos, foram colocados em quarentena após contato com casos confirmados.

“A gente suspeita que a contaminação do primeiro caso não foi no hospital, porque até agora todos os pacientes que subiram para lá foram indetectáveis. E no centro cirúrgico também teve a confirmação de uma profissional e teve que afastar todo mundo por medidas preventivas. À medida que vai fazendo o exame e vai passando a quarentena, eles vão retornando à unidade”, disse a gerente.

No setor de clínica médica já chegaram a ser afastados 15 profissionais de uma vez após a primeira confirmação. Mas, oito profissionais retornaram aos postos de trabalho após quarentena. O setor tem cinco pacientes com sintomas da doença internados até este sábado (18).

Os profissionais estão sendo monitorados pela Vigilância de Saúde do município. “Eles que estão controlando, vendo a gravidade e a necessidade de vir ou não para o hospital. A gente também tem nosso núcleo do servidor, que está prestando esse apoio às pessoas que estão positivo para a doença”, afirmou.

A gerente ressalta que o afastamento acaba causando deficit de profissionais e a situação é preocupante.

“A gente está solicitando ajuda de outras unidades que tenham fluxo menor, por exemplo, municípios que possam ceder técnicos de enfermagem para trabalhar pelo menos nesse período, o Hospital das Clínicas que está com ambulatório fechado e sem fazer cirurgias eletivas e tem bastante técnico. Então, é o momento de se ajudar”, concluiu.

Covid-19 no Acre

O Acre chegou aos 163 casos de Covid-19 neste domingo (19), segundo o boletim da Secretaria de Saúde do estado (Sesacre). Foram 21 novos casos registrados em apenas em 24 horas. No sábado (18), eram 142 casos. O número de mortes permanece o mesmo, 6.

O vírus já circula em sete das 22 cidades do estado. O Acre tem 1.483 notificações, sendo que 1.084 foram descartadas, e 236 seguem em análise. O número de mortes pela doença permanece em 6, sendo que o resultado dos exames de óbito de mais 3 pessoas ainda deve confirmar o motivo da morte. O número de pessoas curadas segue em 58. No total, 17 pacientes estão hospitalizados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo