Cotidiano
Projeto orienta alunos diagnosticados com autismo na Universidade Federal do Acre
Grupo se reúne a cada 15 dias em roda de conversa. Objetivo do projeto é garantir que estudantes autistas não desistam do curso.

Estudante com autismo recebe ajuda de monitora para alguns trabalhados da universidade — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Guilherme Barbosa, G1 AC — Rio Branco
Para orientar alunos diagnosticados com autismo, o Núcleo de Apoio à Inclusão da Universidade Federal do Acre (Ufac) desenvolve o projeto “Acolhendo os Autistas: um caminho para a inclusão”, desde setembro deste ano. O objetivo é garantir que esses estudantes não desistam de cursar a graduação.
A cada 15 dias, o grupo de estudantes e psicólogos se encontra em uma sala da universidade para uma roda de conversas que dura cerca de duas horas. Atualmente, o projeto atende 11 acadêmicos.
Yasmin Sousa de Oliveira é estudante do 8º período de história. Desde de muito cedo, a jovem notava que tinha dificuldades para fazer algumas atividades simples do dia a dia, como, por exemplo, amarrar o sapato. Mas, foi somente aos 16 anos que ela teve o diagnóstico de autismo.
“O diagnóstico tira um peso enorme das nossas costas, porque a gente passa a vida inteira se perguntando o que está errado, porque todo mundo consegue e a gente não”, diz a estudante.
Ela conta que os desafios são muitos, na universidade, por exemplo, dependendo do trabalho, ela precisa de ajuda. E, o braço direito dela é a monitora e estudante de psicologia kássia Geovana Costa.
“Meu trabalho é um suporte acadêmico, onde eu assisto as aulas com ela, faço resumos, a gente discute textos, faz fichamentos, produção de trabalhos acadêmicos. Você cria uma relação com a pessoa, você cria essa dinâmica e a gente acaba percebendo que tanto ter a presença do monitor para fazer o intermédio nos espaços sociais, quanto a conversa com o professor é fundamental”, conta Kássia.

Projeto orienta alunos diagnosticados com autismo na Universidade Federal do Acre — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
O autismo é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social. A idealizadora do projeto, Rauana Batalha, fala que a ideia é garantir a permanência dos estudantes em sala de aula.
“O número de alunos cotistas que entraram na universidade aumentou desde 2016 para cá, então, também aumentou a demanda deles de apoio pedagógico, de atendimento psicológico e baseado nesses pedidos deles, eu resolvi criar o grupo para acolhimento e orientação”, afirma Rauana.
A psicológica Sara Vale tem diagnóstico de autismo e diz que o trabalho do grupo também tem função de orientar de que forma os acadêmicos podem lidar com a condição de autismo.
“Esse lugar não traz só informação, ele traz uma sensação de pertencimento, porque a maioria não participa de grupos sociais e acaba se isolando. Eu passo informações de como o autismo causa alguns prejuízos em habilidades sociais e também passo algumas técnicas, que a gente chama de manejo comportamental, de como eles vão agir em certas situações”, fala a psicóloga.
Apesar de novo, o projeto tem gerado resultados surpreendentes. “O projeto meio que me trouxe um conforto, porque aqui eu posso ser realmente quem eu sou, as profissionais que nos ajudam dão total conforto, acolhimento e nos prezam para que nós venhamos avançar e não regredir mais”, diz a estudante Ketheleen Mercedes.
Comentários
Cotidiano
Diretoria do Galvez fecha planejamento da Copa do Brasil Sub-17

Foto ASCOM/Galvez: Eriano Santos terá mais 10 dias de trabalho antes da estreia
A diretoria do Galvez fechou o planejamento visando à disputa da Copa do Brasil Sub-17. O elenco embarca para Macapá, no Amapá, no próximo dia 22 e no dia 24 enfrenta o Oratório no estádio Zerão, a partir das 13 horas(hora Acre).
“Embarcamos na madrugada e iremos chegar no início da tarde. A logística nos favoreceu e os atletas terão um bom período de descanso para a partida”, declarou o presidente do Galvez, Igor Oliveira.
Jogo treino
O time do Galvez enfrentou o Vasco, profissional, nesta quarta, 11, no Tonicão e foi goleado por 7 a 0.
“O resultado não é importante. Precisamos seguir melhorando a equipe para podermos lutar pela classificação em Macapá”, declarou o técnico Eriano Santos.
Definição da Lista
Eriano Santos define nesta quinta, 12, a relação dos atletas para o jogo da 1ª fase do torneio nacional.
“Estamos construindo uma nova equipe. Vamos ter muitos garotos jogando a competição pela primeira vez”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Cristiam Matheus é mais um reforço do Rio Branco para o Estadual

Foto arquivo pessoal: O zagueiro Cristiam Matheus atua também como volante
O zagueiro Cristiam Matheus, ex-Cambé do Paraná, foi apresentado nesta quarta, 11, no José de Melo, e é mais um reforço do Rio Branco para a sequência do Campeonato Estadual Sicredi de 2026.
“Estava trabalhando e chego bem fisicamente. Terei duas semanas para treinar com o restante do elenco até a próxima partida e quero ajudar o Rio Branco”, declarou Cristiam Matheus.
Quer reforços
O técnico Ulisses Torres deve se reunir com os dirigentes do Estrelão e pedir reforços para o momento decisivo do Estadual.
“Precisamos ter mais opções. O jogo contra a Adesg fica de exemplo. Um meia de criação é fundamental para a reta final”, afirmou Ulisses Torres.
Intertemporada
O elenco do Rio Branco inicia nesta quinta, 12, no José de Melo, uma intertemporada. A equipe volta a campo somente no dia 23 e o principal objetivo é melhorar o condicionamento físico do grupo para a reta final do Campeonato Estadual.
“Precisamos melhorar a força dos atletas. Esse vai ser um período de preparação importante”, declarou o professor Selcimar Maciel.
Comentários
Cotidiano
Santa Cruz joga contra o São Francisco e precisa vencer

Foto Jhon Silva: O volante Yan deve ser um dos titulares do Santa Cruz
O Santa Cruz joga contra o São Francisco nesta quinta, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, em duelo válido pela 5ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Santa Cruz precisa vencer para entrar no G4 do torneio.
Santa Cruz
O técnico Sandro Resende vai manter a estrutura tática da última partida, mas não divulgou os titulares.
Segundo o meia Marquinhos, o Santa Cruz precisa pensar somente na vitória.
“Temos três jogos para conquistar uma vaga na semifinal e a primeira decisão será contra o São Francisco”, disse Marquinhos.
São Francisco
Na última colocação no Estadual com 3 pontos, o São Francisco vai para o jogo contra o Santa Cruz para se manter vivo na competição.
O técnico Daniel Pereira deixou para confirmar os titulares somente na Arena da Floresta. Contudo, não terá o zagueiro Brenner e o volante João Gomes, ambos suspensos.
Trio de arbitragem
Jackson Rodrigues apita Santa Cruz e São Francisco. Douglas Santos e Evandro Andrade serão os auxiliares.

Você precisa fazer login para comentar.