Extra
Projeto Esperançar realiza oficinas na Reserva Extrativista Chico Mendes
Por Jane Vasconcelos
A equipe do projeto Esperançar realizou, no período de 25 a 30 de maio, três oficinas de Levantamento de Referências Culturais nas comunidades São João do Guarani, Dois Irmãos e Porongaba, localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, na região que abrange os municípios de Xapuri e Epitaciolândia.
O Esperançar é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade federal do Acre UFAC), através do Parque Zoobotânico.
Esse projeto tem como objetivo fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) na Resex, de forma integrada à economia da sociobiodiversidade e com valorização da identidade extrativista. Para tanto, o levantamento de referências culturais irá compor o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC/IPHAN). Como consequência do projeto teremos o fortalecimento da cogestão do território, a redução da pressão pelo desmatamento e a redução dos efeitos das mudanças climáticas.
Entre as principais metas e ações do projeto estão, além do levantamento de referências culturais com a realização de seis oficinas comunitárias, a consolidação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com capacitação de jovens e desenvolvimento participativo de mapas de cartografia social, formação de jovens em TBC, incluindo vivência prática em território com turismo comunitário desenvolvido, e a elaboração do Plano de Negócios do Turismo de Base Comunitária para auxiliar o planejamento estratégico do turismo como negócio.
Segundo a líder comunitária Leide Aquino, da comunidade Dois Irmãos, a reserva é um território tão grande, tão diverso e ao mesmo tempo tão próximo e os extrativistas acreditam que um projeto como esse só fortalece a luta e a unidade do povo que resiste para manter seu território.
“Estamos muito gratificados por essa iniciativa, acreditamos que vai nos ajudar cada vez mais a envolver nossa comunidade, em fazer esse resgate da unidade como um todo”.
Raimundo da Silva Pereira, 61 anos, extrativista, ancião e líder comunitário, defendeu a importância de continuar morando na região onde está desde que nasceu, criou seus filhos e ver os netos crescerem numa vida saudável. “A oficina foi muito importante pois traz novos aprendizados e é muito animador a possibilidade de atrair visitantes para conhecer nosso modo de vida, conhecer nosso artesanato e incentivo a um turismo que preserve o meio ambiente”.
Severino Brito, do Seringal Porvir, Comunidade Boa Água, relembra uma vida inteira dedicada à atividade extrativista, bem como os empates para permanecer na terra.
“Essa iniciativa de valorizar nossa cultura, despertar na gente essa possibilidade de atrair visitantes, criar alternativas de renda através de um projeto em conformidade com as leis ambientais é muito importante e todos os nossos núcleos de base estarão envolvidos”.
A coordenadora do projeto Esperançar pelo MMA, Fádia Rebouças, enfatizou que o projeto está relacionado principalmente com o fortalecimento das identidades culturais e do senso coletivo e comunitário, com rebatimento no aumento da renda com o Turismo de Base Comunitária, tendo atenção especial às mulheres e aos jovens da Resex.
“As atividades do programa têm como objetivo e expectativas que consigamos atuar de modo a fortalecer as identidades tradicionais da Resex Chico Mendes”, lembrou a coordenadora, acrescentando que nessa primeira etapa foram realizadas três oficinas e nos próximos passos está previsto outro ciclo de três oficinas para escutar outras comunidades em outros seringais e municípios.
Comentários
Extra
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – AVISO DE PRORROGAÇÃO E PRORROGAÇÃO
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas / Sebrae
AVISO DE PRORROGAÇÃO
Pregão Eletrônico nº 17/2025
1. OBJETO
Contratação de serviço de vigilância patrimonial armada cumulado com monitoramento eletrônico com câmeras em circuito fechado com acesso remoto via IP em sistema de comodato para o SEBRAE/AC conforme especificações constantes neste edital e seus anexos.
2. RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS.
Local da realização: www.redeempresas.com.br;
Término do prazo para envio de propostas: 03 de setembro de 2025 às 10h45min;
Início da sessão de disputa de preço: 03 de setembro de 2025 às 11:00h.
Será sempre considerado o horário de Brasília.
3. ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS.
Questionamentos poderão ser encaminhados ao SEBRAE/AC, somente por escrito pelo e-mail: cpl@ac.sebrae.com.br, aos cuidados da Comissão de Licitação, até 02 (dois) dias úteis antes da data de abertura da sessão pública.
Rio Branco-AC, 26 de agosto de 2025.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE SUSPENSÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE SUSPENSÃO
PREGÃO ELETRÔNICO N° 018/2025 – COMPRAS.GOV 90118/2025
A Prefeitura Municipal de Brasiléia através da Comissão de Contratação informa os interessados sobre a SUSPENSÃO do Pregão Eletrônico supracitado para retificação do termo de referência, considerando pedido de esclarecimento.
Objeto: Aquisição de Material Esportivo para atender as demandas da Gerência de Esporte, da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes no âmbito dos projetos sociais, escolinhas esportivas, campeonatos municipais (urbanos e rurais), eventos esportivos e ações de incentivo à prática esportiva no município de Brasiléia/AC.
O Edital Retificado e seus anexos serão divulgados após a devida retificação:
https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/, https://www.gov.br/compras/pt-br e https://www.brasileia.ac.gov.br/.
Brasiléia/AC, 26 de agosto de 2025.
Thaísa Batista Monteiro Pontes
Pregoeira
Comentários
Extra
Sem climatização e com falhas na infraestrutura, hospital de Brasiléia volta a viver o fantasma do abandono
Com uma sensação térmica que parece beirar os 38 graus, servidores do Hospital Raimundo Chaar, em Brasileia, reclamam da falta de funcionamento dos condicionadores de ar. O setor de atendimento, ambulatório, sala de sutura, sala de pequenos procedimentos, maternidade e as salas de observação não possuem climatização. Plantonistas, grávidas e outros pacientes são obrigados a ficar no calor.
Com a falta de funcionamento do ar-condicionado central, o pronto-socorro é mantido com uma ventilação precária, dependendo de um equipamento que não consegue dar conta de todo o ambiente. A situação se agrava ao se olhar para o teto, que apresenta infiltrações, fissuras e rachaduras, dando a impressão de que a estrutura pode estar comprometida.
O forro de gesso da semi-intensiva também apresenta falhas que causam receio de acidentes na equipe que trabalha no local. O mesmo ambiente possui um espaço improvisado para o repouso de médicos, enquanto a sala de higienização também se transforma em uma copa.
A Diretoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) realizou duas visitas técnicas ao hospital, uma em 27 de abril e outra em 16 de agosto, tendo enviado relatórios ao Ministério Público Estadual, Conselho Regional de Medicina e Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). Os documentos apontam ainda a sobrecarga de trabalho.
Ainda se constatou a falta de medicamentos, a ausência de prontuário eletrônico, além da carência de itens básicos, como colchões, lençóis e cadeiras quebradas, bem como falhas como a ausência de plantonistas na ultrassonografia, no raio-x e na tomografia durante o período noturno.
“Pelas omissões recorrentes, vale a pena questionar a possibilidade de responsabilização dos gestores que têm conhecimento das falhas, mas não realizam as mudanças necessárias”, finalizou a diretora Cibele Brígido.
Você precisa fazer login para comentar.