Extra
Projeto Esperançar realiza oficinas na Reserva Extrativista Chico Mendes
Por Jane Vasconcelos
A equipe do projeto Esperançar realizou, no período de 25 a 30 de maio, três oficinas de Levantamento de Referências Culturais nas comunidades São João do Guarani, Dois Irmãos e Porongaba, localizadas na Reserva Extrativista Chico Mendes, na região que abrange os municípios de Xapuri e Epitaciolândia.
O Esperançar é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ministério da Cultura, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Universidade federal do Acre UFAC), através do Parque Zoobotânico.
Esse projeto tem como objetivo fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC) na Resex, de forma integrada à economia da sociobiodiversidade e com valorização da identidade extrativista. Para tanto, o levantamento de referências culturais irá compor o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC/IPHAN). Como consequência do projeto teremos o fortalecimento da cogestão do território, a redução da pressão pelo desmatamento e a redução dos efeitos das mudanças climáticas.
Entre as principais metas e ações do projeto estão, além do levantamento de referências culturais com a realização de seis oficinas comunitárias, a consolidação de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) com capacitação de jovens e desenvolvimento participativo de mapas de cartografia social, formação de jovens em TBC, incluindo vivência prática em território com turismo comunitário desenvolvido, e a elaboração do Plano de Negócios do Turismo de Base Comunitária para auxiliar o planejamento estratégico do turismo como negócio.
Segundo a líder comunitária Leide Aquino, da comunidade Dois Irmãos, a reserva é um território tão grande, tão diverso e ao mesmo tempo tão próximo e os extrativistas acreditam que um projeto como esse só fortalece a luta e a unidade do povo que resiste para manter seu território.
“Estamos muito gratificados por essa iniciativa, acreditamos que vai nos ajudar cada vez mais a envolver nossa comunidade, em fazer esse resgate da unidade como um todo”.
Raimundo da Silva Pereira, 61 anos, extrativista, ancião e líder comunitário, defendeu a importância de continuar morando na região onde está desde que nasceu, criou seus filhos e ver os netos crescerem numa vida saudável. “A oficina foi muito importante pois traz novos aprendizados e é muito animador a possibilidade de atrair visitantes para conhecer nosso modo de vida, conhecer nosso artesanato e incentivo a um turismo que preserve o meio ambiente”.
Severino Brito, do Seringal Porvir, Comunidade Boa Água, relembra uma vida inteira dedicada à atividade extrativista, bem como os empates para permanecer na terra.
“Essa iniciativa de valorizar nossa cultura, despertar na gente essa possibilidade de atrair visitantes, criar alternativas de renda através de um projeto em conformidade com as leis ambientais é muito importante e todos os nossos núcleos de base estarão envolvidos”.
A coordenadora do projeto Esperançar pelo MMA, Fádia Rebouças, enfatizou que o projeto está relacionado principalmente com o fortalecimento das identidades culturais e do senso coletivo e comunitário, com rebatimento no aumento da renda com o Turismo de Base Comunitária, tendo atenção especial às mulheres e aos jovens da Resex.
“As atividades do programa têm como objetivo e expectativas que consigamos atuar de modo a fortalecer as identidades tradicionais da Resex Chico Mendes”, lembrou a coordenadora, acrescentando que nessa primeira etapa foram realizadas três oficinas e nos próximos passos está previsto outro ciclo de três oficinas para escutar outras comunidades em outros seringais e municípios.
Comentários
Extra
Polícia Civil cumpre mandado e prende traficante reincidente condenado a 13 anos em Xapuri
Ação coordenada pela Delegacia de Xapuri visa coibir o tráfico de drogas no município; outras prisões devem ocorrer nos próximos dias
A Polícia Civil de Xapuri cumpriu, na manhã desta quarta-feira (11), um mandado de prisão preventiva contra R.G., condenado a 13 anos de reclusão em regime fechado por tráfico de drogas. A ordem judicial foi expedida pelo juiz de Direito Dr. Luis Gustavo Pinto, que considerou a reincidência do réu como agravante para a negativa do direito de recorrer em liberdade.
A operação foi coordenada pelo delegado Luccas Viana, com apoio do inspetor Eurico Feitosa e equipe, R.G., já foi preso anteriormente por tráfico, voltou a ser investigado e condenado por envolvimento com o comércio de entorpecentes em Xapuri, município conhecido como “Princesinha do Acre”.

A ordem judicial foi expedida pelo juiz de Direito Dr. Luis Gustavo Pinto, que considerou a reincidência do réu como agravante.
Após o cumprimento do mandado, o condenado foi submetido a exame de corpo de delito e apresentado em audiência de custódia. O Ministério Público, representado pelo promotor Dr. Renan Batista, manifestou-se pela manutenção da prisão preventiva, o que foi acatado pela Justiça. R.G. será transferido, ainda nesta quarta-feira, para o presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, onde começará a cumprir sua pena.
Segundo a Polícia Civil, as investigações continuam e, nos próximos dias, novas prisões deverão ser efetuadas em Xapuri. “O trabalho é contínuo e tem como objetivo garantir a ordem pública e combater o tráfico de drogas no município”, afirmou o delegado Luccas Viana.
Comentários
Extra
Prefeito Carlinhos do Pelado celebra chegada de veículos destinados por emenda da ex-deputada Vanda Milani
Por Fernando Oliveira – Assessoria
Em reconhecimento e agradecimentos a ex- deputada federal Vanda Milani a prefeitura de Brasiléia realizou na noite desta quarta-feira (11), grande solenidade para celebrar a entrega de veículos viabilizados por meio de emenda da então parlamentar que foi homenageada.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Carlinhos do Pelado, do vice-prefeito Amaral do Gelo, vereadores, secretários municipais, servidores e a população em geral.
Durante a solenidade, foram oficialmente entregues dois carros modelo Yaris, seis caminhonetes e uma van odontológica, que irão reforçar os atendimentos das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
“Estamos vivendo um momento muito especial para Brasiléia. Esses veículos chegaram em boa hora e representam mais qualidade e agilidade nos serviços públicos até a nossa população. Agradecemos imensamente à ex-deputada Vanda Milani por esse olhar carinhoso com nosso povo”, afirmou o prefeito Carlinhos do Pelado.
Ele também destacou o trabalho da ex-prefeita Fernanda Hassem na elaboração dos projetos: “Esses investimentos começaram a ser articulados ainda na gestão anterior, e agora estamos colhendo os frutos dessa parceria”, lembrou.
Os recursos, que ultrapassam R$ 15 milhões apenas para a área da saúde, foram articulados durante o mandato de Vanda Milani e já começaram a transformar a realidade do município. Além dos veículos, as emendas também possibilitaram a compra de equipamentos como aparelhos de ultrassom e computadores.
O secretário municipal de Saúde, Francélio, destacou a importância dos novos reforços para a pasta.
“Além da van odontológica os equipamentos e os veículos vão nos permitir chegar a locais mais distantes, levando atendimento de qualidade à população que mais precisa e saindo do aluguel ”, enfatizou.
A ex-deputada Vanda Milani, homenageada durante o evento, emocionou-se ao relembrar sua trajetória no município. “Brasiléia tem um lugar especial no meu coração. Aqui iniciei minha carreira como promotora de justiça, e hoje volto com alegria para ver que nosso trabalho em Brasileia está ajudando a transformar vidas. Minha maior honra é ver que os recursos estão chegando onde devem chegar: no atendimento à saúde de quem mais precisa”, enfatizou.
Ao todo, o município será contemplado com mais de R$ 40 milhões em emendas da ex-parlamentar, que incluem ainda obras estruturantes como a revitalização da Orla do Rio Acre, na Rua Marechal Rondon (conhecida como Rua da Goiaba), e a pavimentação de 13 km do Ramal do KM 19.
O presidente da Câmara Municipal, Marquinhos Tibúrcio, e os vereadores Careca Gadelha e Almir Andrade também participaram do evento, reforçando o o compromisso da Câmara de Vereadores com o município.
A solenidade terminou em clima alegria e gratidão marcando mais um passo importante ao fortalecimento dos serviços públicos em Brasiléia.
Comentários
Extra
Moradores da Resex Chico Mendes ameaçam novo bloqueio da BR-317 a partir desta sexta-feira (13)

Local havia sido liberado na manhã desta terça-feira, dia 10 – Foto: Alexandre Lima/Arquivo
Manifestação pode ocorrer no entroncamento de Xapuri em protesto contra operação de retirada de gado por órgãos federais
Um novo bloqueio na BR-317, no entroncamento de acesso à cidade de Xapuri, poderá ocorrer a partir da manhã desta sexta-feira (13). A mobilização está sendo convocada por moradores da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, por meio de mensagens e cards que circulam em grupos de WhatsApp e outras redes digitais.
Segundo os conteúdos compartilhados, que não possuem assinatura oficial, a manifestação seria uma resposta a uma operação em andamento realizada pelo ICMBio e pelo Ibama, com apoio de forças policiais federais, voltada à apreensão de gado e desocupação de áreas consideradas irregulares dentro da reserva.
De acordo com o texto divulgado, os manifestantes pretendem iniciar o bloqueio a partir das 8h da manhã desta sexta, mantendo a rodovia interditada por tempo indeterminado. Entre as principais exigências estão:
- A suspensão imediata das ações do ICMBio consideradas arbitrárias;
- Concessão de prazo mínimo de 20 a 30 dias para retirada dos animais;
- Garantia do direito de sobrevivência das famílias que dependem da pecuária;
- Fim da criminalização do produtor rural.
O site oaltoacre.com tentou contato com órgãos públicos para confirmar a veracidade e oficialização do protesto, mas apenas um respondeu informando que não tinha conhecimento sobre a mobilização.
Até o momento, as autoridades federais envolvidas na operação não se pronunciaram oficialmente sobre o possível bloqueio. A situação segue em alerta, e motoristas que utilizam a BR-317 devem acompanhar atualizações sobre a estrada nos próximos dias.
Você precisa fazer login para comentar.