Cotidiano
Projeto Book Solidário da Polícia Militar contempla gestantes em ação social
A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC)

A ação contemplou sete gestantes em situação de vulnerabilidade. Foto: Davi Barbosa/PMAC
No sorriso de cada mulher, uma história. No olhar, a esperança de um futuro que já começa a ser escrito no ventre. Foi assim, cercadas de carinho, empatia e alguns adereços, que sete mulheres grávidas viveram, na manhã desta quarta-feira, 4, em Rio Branco, um momento que ficará eternizado não apenas em fotos, mas na memória e no coração de cada uma.
A ação, intitulada Book Solidário, foi promovida pela Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) da Polícia Militar do Acre (PMAC), com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e de empresas parceiras, e executada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da instituição. A iniciativa, simples e repleta de significado, proporcionou ensaios fotográficos gratuitos para gestantes que não teriam condições de arcar com a remuneração do serviço.
Memórias eternizadas
As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização, autoestima e inclusão. De forma totalmente solidária, o fotógrafo cedeu gratuitamente as roupas e os adereços utilizados nos ensaios, o que deixou o momento ainda mais especial.
O cenário escolhido foi o Restaurante Manto Verde, que abraçou a causa e ofereceu um almoço especial para as futuras mães e toda a equipe. Além das fotos, as gestantes receberam presentes e ganharam maquiagem e pintura, oferecidas pelos próprios militares, em um gesto que transformou o encontro em um dia de acolhimento, beleza e afeto.
“Hoje eu entendi, mais uma vez, que nosso trabalho na comunicação vai muito além de informar. Registrar esses momentos é oferecer dignidade, é criar memórias que talvez elas não pudessem ter. Foi, sem dúvida, uma das experiências mais gratificantes que podemos viver, como profissionais e como seres humanos”, destacou Barbosa.
Sonho realizado
Entre as mulheres beneficiadas, a gratidão era um sentimento que transbordava. Lorraine Oliveira relatou o quanto a experiência significou para ela. “Participar do Book Solidário foi algo incrível. É uma experiência nova, que me trouxe uma felicidade imensa, porque é a realização de um sonho que, sinceramente, eu não teria condições de fazer por conta própria. Só tenho gratidão à tenente Patrícia [Costa], que me convidou, e a toda a equipe da Polícia Militar por esse cuidado, por essa oportunidade que vou guardar pra sempre no meu coração”, disse.
Janaína Paula também expressou sua felicidade: “Quando soube do projeto, logo me emocionei. É um gesto lindo, porque muitas vezes a gente sonha com um book de gestante, mas nem sempre consegue. E hoje eu estou aqui, vivendo esse momento tão especial, graças à Polícia Militar, à tenente Patrícia e a todos que fizeram isso acontecer. Só tenho a agradecer por essa oportunidade tão maravilhosa”.
Empatia e cuidado
A tenente Patrícia Costa, da CPCDH, ressaltou que o projeto vai além de fotos. “É sobre cuidado, afeto e inclusão. A maternidade é um momento único, mas muitas mulheres não têm condições de viver certas experiências, como um ensaio fotográfico. Pensamos nesse projeto como uma forma de levar dignidade, autoestima e afeto para essas mães. É a Polícia Militar também sendo presente na vida das pessoas de forma humanizada, construindo pontes, fortalecendo vínculos e cuidando da nossa comunidade”, afirmou.

As imagens, capturadas pelo fotógrafo da Ascom da PMAC, sargento Davi Barbosa, não foram apenas registros de um momento, mas também instrumentos de valorização
O Book Solidário é uma das ações que refletem o compromisso da Polícia Militar do Acre em estar cada vez mais próxima da comunidade, atuando não só na proteção, mas também no fortalecimento de laços sociais e no cuidado com as pessoas.
Comentários
Cotidiano
Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026
O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.
Embarca no dia 26
O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.
“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.
Estadual e Copa do Brasil
Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.
“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.
Comentários
Cotidiano
Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.
“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.
23 atletas
Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.
“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.
No dia 12
O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.
Comentários
Cotidiano
Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo
O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.
“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.
Marcos Vinícius
O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.
“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.
Contra o Vasco
O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.



















Você precisa fazer login para comentar.