Cotidiano
Programa Nossa Energia realiza ação em Porto Acre

É a primeira vez este ano que o Caminhão Nossa Energia visita o município
Os atendimentos ocorrem até terça-feira, 15 de agosto.
Promovendo orientações para redução do consumo de energia e troca de equipamentos velhos por outros novos e eficientes são algumas das ações realizadas pelo Projeto Nossa Energia. O Caminhão Nossa Energia chega a Porto Acre nesta segunda-feira, 14, e estaciona na escola Novo Horizonte. Os atendimentos ocorrem até terça-feira, 15 de agosto.
No local será possível realizar a substituição de lâmpadas, cadastro para troca de geladeira, negociação de débitos, obter orientações sobre consumo consciente e dicas de segurança. O especialista em Eficiência Energética da Energisa Acre, Antonio Carlos Alves, comentou que é a primeira vez este ano que o projeto visita o munícipio.
“Estamos com boas expectativas para as ações. Convidamos a população a visitarem nosso Caminhão e aprender mais sobre a energia elétrica. Além de ser mais uma iniciativa da Energisa para proporcionar mais economia e conforto para a população. A troca das geladeiras e das lâmpadas convencionais pela tecnologia led (que são modernas e econômicas), proporciona redução do consumo de energia para as famílias contempladas”, comentou.
Um verdadeiro sucesso por onde passou. Assim, mostram os números do trabalho realizado pelo projeto Nossa Energia, da Energisa, no primeiro semestre de 2023. Ao todo, foram substituídas quase 4 mil lâmpadas e 199 geladeiras nas ações sociais realizadas pelo Acre.

As lâmpadas de LED proporcionam uma economia de 80% em relação às fluorescentes, e duram três vezes mais. Em relação às incandescentes, duram até 25 vezes mais. E, ainda, não emitem radiação ultravioleta ou poluentes ao meio ambiente, não causam cansaço visual e ainda podem ser recicladas.
Essa troca é possível para quem é beneficiado com o Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, um projeto social que possibilita descontos de até 65% na conta de luz das famílias de baixa renda. Residir em bairros ou comunidades de vulnerabilidade socioeconômica, estar conectada à rede de energia, estar adimplentes com a conta de energia e possuir equipamentos (geladeiras e lâmpadas) antigos para serem substituídos.
“O cliente precisa apresentar um documento pessoal (CPF ou RG), o Número de Identificação Social (NIS) e comprovante de residência (uma conta recente de energia). Cada família poderá receber até seis lâmpadas novas”, explicou Antônio Carlos Alves.
Além disso, o caminhão Nossa Energia percorreu municípios acreanos levando informação de maneira lúdica e interativa sobre os riscos e perigos com a eletricidade e o uso adequado de energia, e visitou escolas públicas e particulares, instituições e ações itinerantes.
O projeto é parte do Programa de Eficiência Energética da Energisa Acre, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Comentários
Cotidiano
Banco é condenado após ‘rapar’ todo o salário de homem por dívidas

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) manteve a condenação de um banco que reteve o salário integral de um trabalhador no momento em que o dinheiro caiu na conta. Para a Primeira Câmara de Direito Privado da corte, houve falha na prestação do serviço bancário.
O valor retido foi utilizado pelo banco para quitar parcelas de contratos, sem que houvesse comprovação de autorização específica do cliente para o desconto direto na conta.
Para a corte, mesmo existindo a dívida, a instituição não pode se apropriar do salário do consumidor de forma automática. No entendimento dos magistrados, a instituição bancária deve buscar meios legais adequados para a cobrança, sem comprometer recursos destinados para despesas básicas do cliente.
O banco terá que devolver o valor “rapado” da conta.
Segundo o colegiado, não ficou comprovada autorização específica para que o banco realizasse débitos diretamente sobre o saldo da conta em que a cliente recebe seus vencimentos.
Para a Câmara, a retenção total do salário ultrapassa mero aborrecimento e configura dano moral, pois afeta diretamente a dignidade da pessoa e o chamado mínimo existencial.
O banco terá que pagar uma indenização para o consumidor, além de arcar sozinho com as custas e honorários dos advogados.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Philippe Coutinho anuncia saída do Vasco e cita saúde mental após críticas da torcida
Meia afirma estar “muito cansado”, nega desrespeito ao clube e recebe apoio de Neymar e outros jogadores

Comentários
Cotidiano
Mulher é esfaqueada pelo ex-companheiro e sobrevive a tentativa de feminicídio em Sena Madureira
Vítima foi atingida no braço e no abdômen, perdeu muito sangue e está internada em estado grave; suspeito está foragido
Uma mulher foi vítima de uma tentativa de feminicídio na manhã desta quarta-feira (18), no bairro Invasão, no município de Sena Madureira, no interior do Acre.
O principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, conhecido apenas pelo apelido de “Zé do Morro”.
Segundo relatos de moradores, a agressão aconteceu de forma repentina. A mulher foi atingida com golpes de faca no braço e na região do abdômen, sofrendo intensa perda de sangue. Mesmo gravemente ferida, ela conseguiu receber ajuda de populares e foi socorrida ao Hospital João Câncio Fernandes, onde deu entrada em estado considerado grave.
Imagens e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a vítima caída no local do ataque, com marcas de sangue, evidenciando a violência da ação.
A Polícia Militar realizou buscas na região, mas o suspeito não foi localizado até o momento e é considerado foragido.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que apura as circunstâncias do crime e trabalha para efetuar a prisão do acusado. A vítima permanece internada sob cuidados médicos, e o estado de saúde inspira atenção.
Veja o vídeo:


Você precisa fazer login para comentar.