Conecte-se conosco

Flash

Programa Escola em Casa gera experiências positivas entre professores

Publicado

em

Já pelo rádio, cujas gravações devem retornar em breve, as ondas das rádios Difusora e Aldeia dão vida ao conhecimento que chega aos alunos nos rincões mais distantes do Estado.

Sem as aulas presenciais, videoaulas foram alternativas para o ensino remoto. Foto: Stalin Melo/ Arquivo SEE

A Tribuna

O compromisso do governo do Estado com a educação tem sido fundamental nestes tempos de pandemia. E é exatamente esse compromisso com a qualidade do ensino e com o aprendizado dos alunos que fez a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) criar, no ano passado, o Programa Escola em Casa.

Trata-se mesmo de uma modalidade de ensino que tem gerado muitas experiências positivas entre os próprios professores. Mas não foi fácil. Ficar diante de uma câmera de TV ou mesmo do microfone de uma rádio requereu dos profissionais muita coragem e vontade de não deixar os alunos sem os conteúdos.

Com a suspensão das aulas presenciais, as escolas criaram alguns mecanismos de contato com os alunos, mas foi exatamente o Programa Escola em Casa, idealizado pela equipe da Diretoria de Ensino da SEE, que possibilitou a continuidade do ano letivo, cujas aulas remotas do quarto bimestre transcorrem neste momento.

A vontade de ensinar é grande e, mesmo durante o recesso, os professores continuam gravando as aulas de revisão para auxiliar os alunos no retorno, ainda não presencial. Todo o processo é coordenado pelo Departamento de Mídias Digitais, que montou um estúdio especialmente para os professores.

As aulas na TV podem ser assistidas pela Amazonsat, que em Rio Branco pode ser sintonizada pelo canal 31.1. Pela televisão, as aulas podem ser assistidas ainda em 17 municípios acreanos. Já pelo rádio, cujas gravações devem retornar em breve, as ondas das rádios Difusora e Aldeia dão vida ao conhecimento que chega aos alunos nos rincões mais distantes do Estado.

E embora seja um método novo de ensino, os professores acreditam que se trata de uma modalidade que veio para ficar. Em maio, quando se iniciar o ano letivo de 2021, a tendência é que o ensino híbrido (presencial e remoto, ao mesmo tempo) faça parte da realidade dos alunos.

Alcance do projeto

Entre os professores que destacam a experiência positiva com as gravações do Programa Escola em Casa, está Cleilton Pessoa do Amaral. Ele leciona a disciplina de Geografia na Escola Carlos Casavecchia, em Rio Branco. “Havia a possibilidade de se ter o ano perdido para a educação”, lembra.

De acordo com Cleiton, o lado mais importante do programa foi o alcance, que, segundo ele, chegou aos locais mais isolados do Estado. “Quando faço visitas a alguns municípios, vejo pessoas que assistem às minhas aulas e me veem como um professor de que elas gostam”, relata.

Ele reconhece a importância das diversas plataformas digitais utilizadas pelas escolas, mas salienta que o Programa Escola em Casa entrou com um formato suplementar “para que o professor possa usar esse material ou para que o aluno pudesse diretamente assistir às aulas”, diz.

Ele faz parte do grupo que acredita que o programa veio para ficar. Reconhece que há necessidade de algumas melhorias. “A gente começou agora, muitos professores nem queriam participar, mas acredito que a pandemia só antecipou uma tendência mundial, a de que uma parte da educação vai ser virtual”, declara.

Programa inovador

Já para a professora Renata Silva de Sousa, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Adalberto Sena, na capital, o Programa Escola em Casa tem sido “extremamente inovador” e trouxe uma “ressignificação” para a educação. “Com a impossibilidade de estarmos presentes, levamos mediante o meio televisivo as informações das ciências que certamente esses meninos gostariam; por isso é um projeto importante, que trouxe para nós, professores, a resiliência para acreditar que com a televisão a gente pode chegar aonde a presença física não pode neste momento”, analisa.

Professora Renata: programa trouxe ressignificação ao ensino. Foto: Mardilson Gomes

Na sua avaliação, a compreensão e o comprometimento das famílias também ajudaram para que o ano letivo de 2020 não ficasse perdido. “A televisão é uma ferramenta que quase todos têm condições de ter em casa; e a vontade de não esmorecer, com apoio da família, ajudou muito a salvar o ano letivo”, acredita.

Renata também considera que o modelo de ensino remoto, por meio da TV e do rádio, veio para ficar. “No ano passado foi tudo muito pioneiro, desafiador, mas é um modelo que veio colaborar com a gente e, com muito otimismo, acredito que vai voltar e com as dificuldades saneadas”, frisa.

Adesão dos alunos

Outro professor de Língua Portuguesa, cuja experiência tem sido salutar dentro do Programa Escola em Casa é Daniel Lopes. Ele leciona a disciplina na Escola Frei Heitor Maria Turrini, localizada no bairro Cidade do Povo, também em Rio Branco. “A gente percebe que os alunos criaram um dinamismo e começaram a participar com facilidade das aulas, há uma adesão maior”, observa.

Professor Daniel: programa foi “uma grande sacada”. Foto: Mardilson Gomes

“Mesmo que de forma indireta a gente percebe o retorno, a grande adesão dos alunos, eles gostam, comentam uns com os outros, parabenizam as aulas e alguns nem são nossos alunos. Por isso, foi ‘uma grande sacada’ ter surgido esse programa”, diz.

Daniel entende ainda que pandemia trouxe alguns ensinamentos, e que o Programa Escola em Casa “veio para ficar”. “Ele serve como um recurso para facilitar, para o professor realizar essa troca de conhecimento e não tenho dúvida de que facilita a vida do aluno também”, destaca.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Torneio de Futebol de São Sebastião 2026 reúne atletas e comunidade em grande celebração esportiva

Publicado

em


O Torneio de Futebol de São Sebastião 2026 foi realizado no último dia 17 de janeiro, no Estádio Antônio Araújo Lopes, em Epitaciolândia, e marcou mais uma importante celebração do esporte e da integração comunitária. A competição teve início às 9h, reunindo atletas, torcedores e famílias em um dia de muita emoção e confraternização.

O torneio contou com a participação de 15 equipes masculinas e 2 equipes femininas, valorizando e incentivando a prática esportiva em diferentes categorias.

Na categoria feminina, a grande campeã foi a equipe Grupo da Amizade, enquanto o Du Bola ficou com o título de vice-campeã, em partidas marcadas por garra e espírito esportivo.

Já na categoria masculina, a final foi disputada entre as equipes Auto Peças Cunha e Juventude. Em um jogo bastante equilibrado, a equipe Auto Peças Cunha venceu por 1 a 0, conquistando o título de campeã, com a Juventude ficando como vice-campeã da competição.

O evento foi uma realização da Paróquia São Sebastião em parceria com a SEMSP, contando com o importante apoio da Prefeitura de Epitaciolândia e da Rádio Aldeia FM 90.3, fundamentais para o sucesso do torneio.

A organização também destacou o trabalho da equipe de arbitragem, da equipe de saúde, da equipe da SEMSP, além da coordenação dos professores Passos e o secretário Esportes Marcelo Galvão e Equipe, que garantiram segurança, organização e bom andamento das partidas.


A comissão organizadora agradeceu de forma especial o apoio da Prefeitura de Epitaciolândia e do prefeito Sérgio Lopes, reafirmando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do esporte, do lazer e das ações que promovem integração social e qualidade de vida para a população.

Comentários

Continue lendo

Flash

Colisão com caixa de entulhos deixa motorista ferido e carro destruído em Rio Branco

Publicado

em

Um acidente de trânsito registrado na noite deste sábado (17) deixou um motorista ferido e causou danos significativos a um veículo na Avenida Ceará, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

A colisão envolveu um Fiat Strada branco, de placa BBX-9H05, conduzido por Wendrel Gustavo, de 29 anos, e uma caixa de entulhos de ferro instalada às margens da via. Segundo informações de testemunhas, o motorista seguia no sentido bairro–centro quando colidiu inicialmente com o retrovisor de outro veículo e, em seguida, perdeu o controle da direção, atingindo violentamente a estrutura metálica.

Com o impacto, a parte frontal do automóvel ficou completamente destruída e os entulhos se espalharam pela pista. Apesar da gravidade da colisão, Wendrel sofreu apenas escoriações leves.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte básico ao local, mas o motorista recusou atendimento hospitalar.

Policiais Militares do Batalhão de Trânsito isolaram a área para os trabalhos de perícia. De acordo com a PM, Wendrel apresentava sinais visíveis de embriaguez alcoólica e se recusou a realizar o teste do etilômetro. Diante da situação, ele foi detido e encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Flash

Acidente entre carro e moto deixa adolescente em estado delicado em Epitaciolândia

Publicado

em

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado, dia 17, na rua Duque de Caxias, em Epitaciolândia, trecho que separa o 4º Batalhão Especial de Fronteira do bairro Liberdade. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta e deixou um jovem de 17 anos em estado delicado.

Segundo informações preliminares, o carro, um Fiat Uno, seguia no sentido centro quando colidiu frontalmente com a motocicleta, que trafegava no sentido contrário. O motorista do veículo foi identificado apenas como Bruno e, de acordo com relatos iniciais, ele seria cunhado da vítima.

As autoridades apuram a possibilidade de que os envolvidos estivessem realizando manobras perigosas, como zigue-zague na via, o que pode ter provocado a perda de controle e o impacto frontal.

O motociclista foi socorrido por uma equipe do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros do Alto Acre e encaminhado ao Hospital Raimundo Chaar. A unidade confirmou que o jovem sofreu traumatismo cranioencefálico, apresentava desorientação e pode ser transferido para a capital a qualquer momento.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades competentes para esclarecimento das circunstâncias do acidente.

Mais informações sobre o acidente a qualquer momento.

 

Comentários

Continue lendo